ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Orientações: Atividade de
recuperação- Língua Portuguesa Professora: Maria
Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de
entrega: 16/12/2020 Como acessar e entregar: pelo classroom( link),
e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da
escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Atenção
Caros alunos, Essa semana não teremos
atividades novas, portanto, essa semana fica para que vocês coloquem as
atividades em dia, inclusive a ADR avaliação diagnóstica de retorno (para os
que ainda não enviaram têm até o dia 18/12). Deixo claro que cada atividade
melhora sua nota e isso é muito importante, pois constará no seu histórico
escolar. Peço que as atividades
sejam enviadas até o dia 16/12, impreterivelmente. Lembrando que todas as atividades estão no blog, classroom, no
grupo do whasapp e foram enviadas no particular. Quaisquer dúvidas estou à disposição. 1- Recuperação de Língua Portuguesa- Alunos de recuperação: 3ª série A Giovana Victoria
Valêncio Marçal 3ª 3ª B Jonathan Zubi 3ª C Graziele Fernanda Barbosa
da silva Lorena de Souza 3ªD Abner Rodrigo Nunes Garcia
da Silva Luiz leite de Souza Filho Vitor Hugo Leite de Brito 3ª E Gabriel Carvalho da Paixao Jennifer de Souza Abrao Kailaine Vitoria de
Oliveira Pires Luís Otávio Marciano do Carmo Rhuan Luiz Ciriaco Vitoria Rodrigues dos
Santos
Atividade de Recuperação
Capitães da Areia Jorge
Amado
[...] É aqui também que
mora o chefe dos Capitães da Areia: Pedro Bala. Desde cedo foi chamado assim,
desde seus cinco anos. Hoje tem 15 anos. Há dez que vagabundeia nas ruas da
Bahia. Nunca soube de sua mãe, seu pai morrera de um balaço. Ele ficou
sozinho e empregou anos em conhecer a cidade. Hoje sabe de todas as suas ruas
e de todos os seus becos. Não há venda, quitanda, botequim que ele não
conheça. Quando se incorporou aos
Capitães da Areia (o cais recém-construído atraiu para as suas areias todas
as crianças abandonadas da cidade) o chefe era Raimundo, o Caboclo, mulato
avermelhado e forte. Não durou muito na chefia o caboclo, Raimundo. Pedro
Bala era muito mais ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia tratar com os
outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe. Um dia brigaram. A
desgraça de Raimundo foi puxar uma navalha e cortar o rosto de Pedro, um
talho que ficou para o resto da vida. Os outros se meteram e como Pedro
estava desarmado deram razão a ele e ficaram esperando a revanche, que não
tardou. Uma noite, quando Raimundo
quis surrar Barandão, Pedro tomou as dores do negrinho e rolaram na luta mais
sensacional a que as areias do cais jamais assistiram. Raimundo era mais alto
e mais velho. Porém Pedro Bala, o cabelo loiro voando, a cicatriz vermelha no
rosto, era de uma agilidade espantosa e desde esse dia Raimundo deixou não só
a chefia dos Capitães da Areia, como o próprio areal. Engajou tempos depois
num navio. Todos reconheceram os direitos de Pedro Bala à chefia, e foi desta
época que a cidade começou a ouvir falar nos Capitães da Areia, crianças
abandonadas que viviam do furto. [...] AMADO, Jorge. Capitães da
areia. 50. ed. Rio de Janeiro: Record,1980. p. 226-7. Questão 01 No trecho do texto, considerando os fatores
sociais envolvidos, fica evidente a (A) condição de vida dos
meninos de rua de Salvador. (B) situação das ruas, dos
becos, da venda e da quitanda. (C) desgraça de Raimundo,
quando cortou o rosto de Pedro. (D) luta mais sensacional
que as areias do cais jamais assistiram. (E) espera da revanche que
não tardou, entre Raimundo e Pedro. Questão 02 O tema do trecho de
“Capitães da Areia” é o modo como (A) Raimundo quis surrar
Barandão. (B) Pedro conseguiu a
cicatriz vermelha no rosto. (C) Caboclo chefiava todos
os meninos do bando. (D) Bala conquistou a
chefia dos Capitães da Areia. E) Raimundo partiu do areal, tempos depois
num navio. Questão 03 Leia o período com
atenção: (...) Raimundo era mais
alto e mais velho. Porém Pedro Bala, o cabelo loiro voando, a cicatriz
vermelha no rosto, era de uma agilidade espantosa e desde esse dia Raimundo
deixou não só a chefia dos Capitães da Areia, como o próprio areal. (...) A
palavra em destaque é uma conjunção que estabelece uma ideia de: A) Adição (soma) B)Alternativa
C) Explicação D) Adversidade (oposição)
A partir da leitura dos
textos responda às questões: Texto:
Questão 4 O texto traz como
principal objetivo A) apresentar soluções
para os problemas ambientais. B) convocar todos os
cidadãos a lutar por um mundo sustentável. C) demonstrar os
mecanismos de preservação ambiental utilizados pelas instituições que cuidam
do meio ambiente. D) convidar os leitores à
reflexão sobre as implicações do uso de automóveis e a contribuição para
diminuir a poluição. E) convencer os leitores a
participar de uma campanha político-pedagógica que poderá mudar as estruturas
e as organizações urbanas. Texto Sem conhecer ainda as
nossas heroínas, já o leitor começa a lamentar a sorte da futura mulher de
Mendonça. É mais uma vítima, dirá o leitor, imolada ao capricho ou à
necessidade. Assim é. Carolina devia casar-se daí a alguns dias com Mendonça,
e era isso o que lamentava a amiga Lúcia. — Pobre Carolina! — Boa Lúcia! Carolina é uma moça de
vinte anos, alta, formosa, refeita. Era uma dessas belezas que seduzem os
olhos lascivos, e já por aqui ficam os leitores sabendo que Mendonça é um
desses, com a circunstância agravante de ter meios com que lisonjear os seus
caprichos. Bem vejo como me poderia
levar longe este último ponto da minha história; mas eu desisto de fazer
agora uma sátira contra o vil metal (por que metal?); e bem assim não me dou
ao trabalho de descrever a figura da amiga de Carolina. Direi somente que as duas
amigas conversavam no quarto de dormir da prometida noiva de Mendonça. Depois das lamentações
feitas por Lúcia à sorte de Carolina, houve um momento de silêncio. Carolina
empregou algumas lágrimas; Lúcia continuou: — E ele? — Quem? — Fernando. — Ah! Esse que me perdoe e
me esqueça; é tudo quanto posso fazer por ele. Não quis Deus que fôssemos
felizes; paciência! ASSIS, Machado de.
Carolina. Contos. São Paulo: Ática. 1993. p. 55-56. (Série Bom Livro)
Questão5 A partir da leitura do
fragmento e do conto “Carolina”, em sua totalidade, é correto o que se afirma
em: A) O narrador discorda da
possível análise que o leitor fará do perfil e da história de Carolina. B) A decepção de Lúcia em
relação à atitude de Carolina é justificada pelo sentimento que ela nutria
por Mendonça. C) O conto traz ao leitor,
como tema principal, a denúncia dos interesses materiais e a futilidade da
aparência, através das figuras de Carolina e Lúcia. D) O sujeito narrador, em
sua onisciência, apresenta para o leitor, de forma explícita, os verdadeiros
interesses de Mendonça em relação à Carolina. E) A personagem Carolina,
por não ter direito a escolher com que quer se casar, representa a subjugação
a que as mulheres se submetem numa sociedade patriarcal. Leia o fragmento do livro
“O cortiço, de Aluízio de Azevedo e responda às questões: — Paixões da Rita!
Exclamou o Bruno com uma risada. Uma por ano! Não contando as miúdas! — Não! Isso é que não!
Quando estou com um homem não olho pra outro! Leocádia, que era perdida
pela mulata, saltara-lhe ao pescoço ao primeiro encontro, e agora, defronte
dela, com as mãos nas cadeiras, os olhos úmidos de comoção, rindo, sem se
fartar de vê-la, fazia-lhe perguntas sobre perguntas: — Mas por que não te metes
tu logo por uma vez com o Firmo? Por que não te casas com ele? — Casar? Protestou a Rita.
Nessa não cai a filha de meu pai! Casar? Livra! Para quê? Para arranjar
cativeiro? Um marido é pior que o diabo; pensa logo que a gente é escrava!
Nada! Qual! Deus te livre! Não há como viver cada um senhor e dono do que é
seu! E sacudiu todo o corpo num
movimento de desdém que lhe era peculiar. — Olha só que peste!
Considerou Augusta, rindo, muito mole, na sua honestidade preguiçosa. Esta também achava
infinita graça na Rita Baiana e seria capaz de levar um dia inteiro a vê-la
dançar o chorado. AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. São Paulo: Scipione, 1985, p.
36. O fragmento, retirado da
obra “O Cortiço”, apresenta diálogos que vão caracterizando a personagem Rita
Baiana. Questão 6 Comparando o texto em
análise, contextualizado na obra, e o conto “Carolina” de Machado de Assis, é
correto afirmar: A) Carolina, ao contrário
de Rita Baiana, casa-se por amor, sobretudo, e também por dignidade. B) Rita Baiana, ao
contrário de Carolina, apresenta o perfil de uma mulher transgressora, que
assume sua liberdade de escolha. C) As duas personagens são
frutos de uma sociedade patriarcal, que reserva à mulher o espaço da opressão
e do silenciamento. D) As personagens, embora
sejam de classes sociais diferentes, apresentam o mesmo comportamento diante
do conceito de casamento. E) A personagem Carolina,
ao submeter-se a um casamento sem amor, é a única que evidencia, na obra, a
condição determinista do homem como produto do meio.
Questão7 No trecho “defronte dela,
com as mãos nas cadeiras, os olhos úmidos de comoção, rindo, sem se fartar de
vê-la, fazia-lhe perguntas sobre perguntas”. O termo em destaque refere-se a: A. Bruno B. Leocádia C. Rita D. Firmo E. Augusta
Questão8
A tira sugere uma denúncia A) de eleitores que não
têm consciência de seu papel cidadão e votam de forma irresponsável em quem
oferece benefícios pessoais. B) do esquecimento dos
eleitores que, após as eleições, não cumprem seu papel cidadão de cobrar as
promessas políticas. C) do discurso demagogo de
alguns políticos que só prometem o que não podem cumprir. D) das manobras políticas
de alguns candidatos que estão sempre distantes de seus eleitores. E) dos candidatos
políticos que se apropriam dos bens sociais para angariar votos. Texto Pingo de chuva O que penso, O que digo, O que sou... Pingo de chuva no mar. KOLODY, Helena. Pingo de
chuva. Viagem no espelho e vinte e um poemas inéditos. Curitiba: Criar
Edições. 2004. p. 43. Questão 9 Nesses versos, o eu
poético A) acredita, assumindo a
sua participação no contexto em que se insere, que sua existência traz
significativas mudanças sociais. B) vê sua ideologia, sua
existência, como elementos mínimos que compõem a vasta realidade em que está
inserido. C) constata a dificuldade
em se fazer presente no cotidiano, através de seus versos. D) considera suas ideias
desnecessárias às demandas do mundo em que vive. E) crê na sua força
discursiva para mudar as mazelas do mundo.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Orientações: Atividade de Língua
Portuguesa - Recuperação Professora: Maria
Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de
entrega: 16/12/2020 Como acessar e entregar: pelo classroom( link),
e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da
escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Whatsapp. Atenção
Orientações de acesso às atividades e
contato com a professora
1- As atividades estão
disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio materiais e
o acesso ao App é gratuito)
2- - Dúvidas sobre
as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no particular –
99857-4466-(na
segunda-feira atendo no período da tarde, após às 15h30, à noite depois das
21h, pois organizo e envio as atividades, terça-feira atendo o dia todo na
medida do possível e à noite depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o
dia todo, quinta-feira o dia todo na medida do possível e à noite depois das
21h, sexta- feira no horário da manhã, porém, todos que me procuram sabem que
flexibilizo esses horários em caso de necessidade.) 3- As atividades que
podem ser acessadas pelo blog, pelo classroom e pelo grupo do whatsapp. Você
pode optar por um desses meios para realizar as entregas, basta fazer uma
vez. 4- - Acompanhe as aulas
online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. O
Como todos sabem o ENEM, além de avaliar as competências adquiridas no Ensino Médio,
o exame abre portas para a Educação Técnica e Superior. Criado para avaliar o desempenho dos
estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma
importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e
particulares. Janeiro 2021 Dia 17- Aplicação do Enem impresso - 1º dia Dia 24- Aplicação do Enem impresso - 2º dia Atividades de Recuperação Caro aluno, estamos quase no final
do ano letivo, portanto, agora é a chance de fazer as entregas das atividades
em atraso para recuperar sua nota. Fazer a recuperação é
imprescindível, por isso estou enviando as atividades no particular pelo Whatsapp.
Outras alternativas são: Consultarem as atividades aqui no blog da
escola e no classroom. Datas das atividades de LÍNGUA
PORTUGUESA: 19/10 26/10 03/11 09/11 16/11- AAP 23/11 30/11 07/11-recuperação das atividades em
atraso.
Classroom (aceitar o
convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar com a profª
no whatsapp privado. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Orientações: Atividade de Língua
Portuguesa do 4º bimestre Professora: Maria
Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de
entrega: 07/12/2020 Como
entregar essa atividade: Enviar foto do gabarito pelo whatsapp, classroom ou
e-mail. Como acessar e entregar: pelo classroom( link),
e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da
escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Atenção Para auxiliá-los na realização das atividades e dar as
devolutivas vou enviar um link no grupo da sala. O acesso será pelo meet,
todas às quartas-feiras às 17h, caso tenham interesse me procurem no
particular.
Orientações de acesso às atividades e
contato com a professora
1- As atividades estão
disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio materiais e
o acesso ao App é gratuito)
2- - Dúvidas sobre
as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no particular –
99857-4466-(na
segunda-feira atendo no período da tarde, após às 15h30, à noite depois das
21h, pois organizo e envio as atividades, terça-feira atendo o dia todo na
medida do possível e à noite depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o
dia todo, quinta-feira o dia todo na medida do possível e à noite depois das
21h, sexta- feira no horário da manhã, porém, todos que me procuram sabem que
flexibilizo esses horários em caso de necessidade.) 3- As atividades que
podem ser acessadas pelo blog, pelo classroom e pelo grupo do whatsapp. Você
pode optar por um desses meios para realizar as entregas, basta fazer uma
vez. 4- - Acompanhe as aulas
online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. O
Como todos sabem o ENEM, além de avaliar as competências adquiridas no Ensino Médio,
o exame abre portas para a Educação Técnica e Superior. Criado para avaliar o desempenho dos
estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma
importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e
particulares. Janeiro 2021 Dia 17- Aplicação do Enem impresso - 1º dia Dia 24- Aplicação do Enem impresso - 2º dia Atividade
Leia o
texto e responda à questão 11. Fazer o brasileiro ler é o maior desafio no Dia Mundial do Livro Com uma média de
2,4 livros por habitante, país tem uma longa jornada para estimular a leitura
e o acesso aos livros Karla Dunder, do
R7 23/04/2019 - 04h
(Atualizado em 24/04/2019 - 11h36) O Dia
Mundial do Livro e do Direito do Autor é comemorado no dia 23 de abril. De
acordo com a pesquisa Retratos
da Leitura no Brasil, o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano e o
desafio continua a ser incentivar a leitura. Como? Para
Elisabete Veras, analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc e uma
das responsáveis pela Rede Sesc de Bibliotecas, é importante que haja uma
relação direta com o público. “O leitor precisa ter contato com o livro e
também é importante o contato com o universo da leitura de outras maneiras,
de forma coletiva, como exposições, contação de histórias, recitais. O
estímulo e o contato com a leitura podem vir de diferentes maneiras”. Para ler
é preciso ter acesso ao livro. Óbvio? Em um país como o Brasil, nem sempre é.
No caso do Sesc, os
livros chegam até os leitores em unidades móveis, 57 caminhões, que carregam
uma biblioteca na bagagem, nada menos que um acervo total de 200 mil livros.
“Percorremos os grandes centros, mas também alcançamos lugares distantes do
Brasil, muitas vezes, aquele é o único contato que aquelas pessoas têm com
livros”, conta. As
dimensões territoriais do Brasil são, por si, um desafio. E as condições
muitas vezes não são favoráveis, quando a população não tem as necessidades
básicas atendidas, fica difícil falar em livros. Daí, na concepção de
Elisabete, a necessidade de envolver o leitor de diferentes maneiras. É
importante abrir as portas das bibliotecas ou salas de leitura, mas se não
tiver um estímulo, não será o suficiente. Nem sempre o caminho da leitura é
fácil, é preciso que haja mediação, incentivo. Um ambiente agradável e outras
formas de apresentar o texto são atrativos para o leitor. Internet
versus Papel? A Internet tem sido
um facilitador para o acesso à informação e a leitura. “Mas o livro físico
ainda é o principal meio de acesso à leitura, muitas vezes o primeiro contato
com a obra é digital, mas o relacionamento com o texto literário se dá via
papel”. E para
quem pensa que leitura é coisa para os mais velhos, uma surpresa: os livros
mais emprestados pelas bibliotecas do Sesc são focados no público jovem e
infanto-juvenil: Diário de um Banana, a saga do bruxinho Harry Potter e A
Culpa é das Estrelas são os preferidos dos leitores. “Os
números de leitura ainda são baixos no Brasil, isso é fato, temos um longo
caminho a trilhar, é preciso integrar os leitores, promover interação com
outras linguagens para que esses índices possam melhorar”. Disponível
em:
<https://noticias.r7.com/educacao/fazer-o-brasileiro-ler-e-o-maior-desafio-no-dia-mundial-do-livro-24042019>.
Acesso em: 12 fev. 2020. (adaptado)
Questão 1 A tese de
que o país está longe de melhorar seus índices de leitura é defendida com o
argumento de que (A) a
população não tem as necessidades básicas atendidas. (B) a
leitura é uma coisa para os mais velhos. (C) a internet contribui
para o acesso à leitura. (D) o
jovem brasileiro lê 2,4 livros por ano. (E) o
desafio é incentivar a leitura.
Disponível
em:
<https://blog.estantevirtual.com.br/2011/05/26/livros-tambem-sao-tema-de-tirinhas/>.
Acesso em: 04 mar. 2020.
Questão 2 O uso de
aspas, no pensamento da última
personagem, indica (A) a
transcrição de um trecho de texto apresentado no livro. (B) a
citação de uma autoridade sobre o assunto da leitura. (C) a
leitura de uma manchete do jornal. (D) a opinião
do autor do texto. (E) a
conclusão do texto. Questão 3
Leia agora este
outro parágrafo de desenvolvimento, retirado de uma redação sobre o a
corrupção no Brasil): Agora, o político
chega em Brasília, aí vem um empresário e combina com ele de fazer um
esquema. Ele vai, arma tudo e já sabe que ninguém vai descobrir. Desvia
dinheiro da merenda das escolas públicas e compra uma mansão ou uma ilha.
Depois se alguém desconfia de alguma coisa ou a imprensa investiga, ele foge
para outro país com muito dinheiro. Esse parágrafo apresenta muitas falhas.
Todas as alternativas estão corretadas EXCETO: A)
Coloca de forma simplista a situação do país e
não usa argumentos sólidos e convincentes; B)
Faz uso da linguagem coloquial, tendo em vista
que essa não é a modalidade exigida nesse gênero textual; C)
Faz uso de uma linguagem clara e objetiva para
que todos entendam seus argumentos e com isso convence o leitor sobre sua
tese. D)
Usa expressões típicas da oralidade em um texto
dissertativo.
Classroom (aceitar o
convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar com a profª
no whatsapp privado. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Orientações: Atividade de Língua
Portuguesa do 4º bimestre Professora: Maria
Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de
entrega: 27/11/2020 Como
entregar essa atividade: Enviar foto do gabarito pelo whatsapp, classroom ou
e-mail. Como acessar e entregar: pelo classroom( link),
e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da
escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Atenção Para auxiliá-los na realização das atividades e dar as
devolutivas vou enviar um link no grupo da sala. O acesso será pelo meet,
todas às quartas-feiras às 17h, caso tenham interesse me procurem no
particular.
Orientações de acesso às atividades e
contato com a professora
1- As atividades estão
disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio materiais e
o acesso ao App é gratuito)
2- - Dúvidas sobre
as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no particular –
99857-4466-(na
segunda-feira atendo no período da tarde, após às 15h30, à noite depois das
21h, pois organizo e envio as atividades, terça-feira atendo o dia todo na
medida do possível e à noite depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o
dia todo, quinta-feira o dia todo na medida do possível e à noite depois das
21h, sexta- feira no horário da manhã, porém, todos que me procuram sabem que
flexibilizo esses horários em caso de necessidade.) 3- As atividades que
podem ser acessadas pelo blog, pelo classroom e pelo grupo do whatsapp. Você
pode optar por um desses meios para realizar as entregas, basta fazer uma
vez. 4- - Acompanhe as aulas
online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. O
Como todos sabem o ENEM, além de avaliar as competências adquiridas no Ensino Médio,
o exame abre portas para a Educação Técnica e Superior. Criado para avaliar o desempenho dos
estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma
importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e
particulares. Janeiro 2021 Dia 17- Aplicação do Enem impresso - 1º dia Dia 24- Aplicação do Enem impresso - 2º dia Atividade Capitães da
Areia Jorge Amado [...] É aqui também que mora o chefe dos
Capitães da Areia: Pedro Bala. Desde cedo foi chamado assim, desde seus cinco
anos. Hoje tem 15 anos. Há dez que vagabundeia nas ruas da Bahia. Nunca soube
de sua mãe, seu pai morrera de um balaço. Ele ficou sozinho e empregou anos
em conhecer a cidade. Hoje sabe de todas as suas ruas e de todos os seus
becos. Não há venda, quitanda, botequim que ele não conheça. Quando se
incorporou aos Capitães da Areia (o cais recém-construído atraiu para as suas
areias todas as crianças abandonadas da cidade) o chefe era Raimundo, o
Caboclo, mulato avermelhado e forte. Não durou muito na chefia o caboclo,
Raimundo. Pedro Bala era muito mais ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia
tratar com os outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe. Um dia
brigaram. A desgraça de Raimundo foi puxar uma navalha e cortar o rosto de
Pedro, um talho que ficou para o resto da vida. Os outros se meteram e como
Pedro estava desarmado deram razão a ele e ficaram esperando a revanche, que
não tardou. Uma noite, quando Raimundo quis surrar Barandão, Pedro tomou as
dores do negrinho e rolaram na luta mais sensacional a que as areias do cais
jamais assistiram. Raimundo era mais alto e mais velho. Porém Pedro Bala, o
cabelo loiro voando, a cicatriz vermelha no rosto, era de uma agilidade
espantosa e desde esse dia Raimundo deixou não só a chefia dos Capitães da
Areia, como o próprio areal. Engajou tempos depois num navio. Todos
reconheceram os direitos de Pedro Bala à chefia, e foi desta época que a
cidade começou a ouvir falar nos Capitães da Areia, crianças abandonadas que
viviam do furto. [...] AMADO, Jorge. Capitães da areia. 50. ed. Rio de
Janeiro: Record,1980. p. 226-7. Questão 01 No
trecho do texto, considerando os fatores sociais envolvidos, fica evidente a (A) condição de vida dos meninos de rua de
Salvador. (B) situação das ruas, dos becos, da venda e
da quitanda. (C) desgraça de
Raimundo, quando cortou o rosto de Pedro. (D) luta mais
sensacional que as areias do cais jamais assistiram. (E) espera da
revanche que não tardou, entre Raimundo e Pedro. Questão 02 O tema do trecho de “Capitães da Areia” é
o modo como (A) Raimundo quis surrar Barandão. (B) Pedro
conseguiu a cicatriz vermelha no rosto. (C) Caboclo chefiava todos os meninos do
bando. (D) Bala
conquistou a chefia dos Capitães da Areia. E) Raimundo
partiu do areal, tempos depois num navio. Questão 03 Leia o período com atenção: (...)
Raimundo era mais alto e mais velho. Porém Pedro Bala, o cabelo loiro voando,
a cicatriz vermelha no rosto, era de uma agilidade espantosa e desde esse dia
Raimundo deixou não só a chefia dos Capitães da Areia, como o próprio areal.
(...) A palavra em destaque é uma conjunção que
estabelece uma ideia de: A)
Adição (soma) B)
Alternativa C)
Explicação D)
Adversidade (oposição)
Classroom (aceitar o
convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar com a profª
no whatsapp privado.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Orientações: Atividade de Língua Portuguesa do 4º bimestre Professora: Maria Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de entrega: 16/11/2020 Como acessar e entregar: pelo classroom( link), e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Atenção Para auxiliá-los na realização das atividades e dar as devolutivas vou enviar um link no grupo da sala. O acesso será pelo meet, todas às quartas-feiras às 17h, caso tenham interesse me procurem no particular.
Orientações de acesso às atividades e contato com a professora
1- As atividades estão disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio materiais e o acesso ao App é gratuito) sendo possível enviar pelos próprios aplicativos- google forms;
2- - Dúvidas sobre as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no particular – 99857-4466-(na segunda-feira atendo no período da tarde, após às 15h30, à noite depois das 21h, pois organizo e envio as atividades, terça-feira atendo o dia todo na medida do possível e à noite depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o dia todo, quinta-feira o dia todo na medida do possível e à noite depois das 21h, sexta- feira no horário da manhã, porém, todos que me procuram sabem que flexibilizo esses horários em caso de necessidade.) 3- Os links que envio são das atividades que podem ser acessadas pelo blog, pelo classroom e pelo grupo do whatsapp. Você pode optar por um desses meios para realizar as entregas, basta fazer uma vez. 4- - Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. O Observação: plagiar as atividades, além de ser antiético não acrescentará em nada no seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, portanto, realizar as atividades em grupo, discutir e chegar a um consenso com seus colegas (acho significativo) não significa reproduzir na íntegra as mesmas respostas, inclusive os desvios ortográficos.
Como todos sabem o ENEM, além de avaliar as competências adquiridas no Ensino Médio, o exame abre portas para a Educação Técnica e Superior. Criado para avaliar o desempenho dos estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares. Janeiro 2021 Dia 17- Aplicação do Enem impresso - 1º dia Dia 24- Aplicação do Enem impresso - 2º dia Atividade A partir da leitura dos textos responda às questões de 1 a 6: Texto:
1. O texto traz como principal objetivo A) apresentar soluções para os problemas ambientais. B) convocar todos os cidadãos a lutar por um mundo sustentável. C) demonstrar os mecanismos de preservação ambiental utilizados pelas instituições que cuidam do meio ambiente. D) convidar os leitores à reflexão sobre as implicações do uso de automóveis e a contribuição para diminuir a poluição. E) convencer os leitores a participar de uma campanha político-pedagógica que poderá mudar as estruturas e as organizações urbanas. Sem conhecer ainda as nossas heroínas, já o leitor começa a lamentar a sorte da futura mulher de Mendonça. É mais uma vítima, dirá o leitor, imolada ao capricho ou à necessidade. Assim é. Carolina devia casar-se daí a alguns dias com Mendonça, e era isso o que lamentava a amiga Lúcia. — Pobre Carolina! — Boa Lúcia! Carolina é uma moça de vinte anos, alta, formosa, refeita. Era uma dessas belezas que seduzem os olhos lascivos, e já por aqui ficam os leitores sabendo que Mendonça é um desses, com a circunstância agravante de ter meios com que lisonjear os seus caprichos. Bem vejo como me poderia levar longe este último ponto da minha história; mas eu desisto de fazer agora uma sátira contra o vil metal (por que metal?); e bem assim não me dou ao trabalho de descrever a figura da amiga de Carolina. Direi somente que as duas amigas conversavam no quarto de dormir da prometida noiva de Mendonça. Depois das lamentações feitas por Lúcia à sorte de Carolina, houve um momento de silêncio. Carolina empregou algumas lágrimas; Lúcia continuou: — E ele? — Quem? — Fernando. — Ah! Esse que me perdoe e me esqueça; é tudo quanto posso fazer por ele. Não quis Deus que fôssemos felizes; paciência! ASSIS, Machado de. Carolina. Contos. São Paulo: Ática. 1993. p. 55-56. (Série Bom Livro) 2.A partir da leitura do fragmento e do conto “Carolina”, em sua totalidade, é correto o que se afirma em A) O narrador discorda da possível análise que o leitor fará do perfil e da história de Carolina. B) A decepção de Lúcia em relação à atitude de Carolina é justificada pelo sentimento que ela nutria por Mendonça. C) O conto traz ao leitor, como tema principal, a denúncia dos interesses materiais e a futilidade da aparência, através das figuras de Carolina e Lúcia. D) O sujeito narrador, em sua onisciência, apresenta para o leitor, de forma explícita, os verdadeiros interesses de Mendonça em relação à Carolina. E) A personagem Carolina, por não ter direito a escolher com que quer se casar, representa a subjugação a que as mulheres se submetem numa sociedade patriarcal. Leia o fragmento do livro “O cortiço, de Aluízio de Azevedo e responda às questões:
— Paixões da Rita! Exclamou o Bruno com uma risada. Uma por ano! Não contando as miúdas! — Não! Isso é que não! Quando estou com um homem não olho pra outro! Leocádia, que era perdida pela mulata, saltara-lhe ao pescoço ao primeiro encontro, e agora, defronte dela, com as mãos nas cadeiras, os olhos úmidos de comoção, rindo, sem se fartar de vê-la, fazia-lhe perguntas sobre perguntas: — Mas por que não te metes tu logo por uma vez com o Firmo? Por que não te casas com ele? — Casar? Protestou a Rita. Nessa não cai a filha de meu pai! Casar? Livra! Para quê? Para arranjar cativeiro? Um marido é pior que o diabo; pensa logo que a gente é escrava! Nada! Qual! Deus te livre! Não há como viver cada um senhor e dono do que é seu! E sacudiu todo o corpo num movimento de desdém que lhe era peculiar. — Olha só que peste! Considerou Augusta, rindo, muito mole, na sua honestidade preguiçosa. Esta também achava infinita graça na Rita Baiana e seria capaz de levar um dia inteiro a vê-la dançar o chorado. AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. São Paulo: Scipione, 1985, p. 36. O fragmento, retirado da obra “O Cortiço”, apresenta diálogos que vão caracterizando a personagem Rita Baiana. 3. Comparando o texto em análise, contextualizado na obra, e o conto “Carolina” de Machado de Assis, é correto afirmar: A) Carolina, ao contrário de Rita Baiana, casa-se por amor, sobretudo, e também por dignidade. B) Rita Baiana, ao contrário de Carolina, apresenta o perfil de uma mulher transgressora, que assume sua liberdade de escolha. C) As duas personagens são frutos de uma sociedade patriarcal, que reserva à mulher o espaço da opressão e do silenciamento. D) As personagens, embora sejam de classes sociais diferentes, apresentam o mesmo comportamento diante do conceito de casamento. E) A personagem Carolina, ao submeter-se a um casamento sem amor, é a única que evidencia, na obra, a condição determinista do homem como produto do meio.
4.No trecho “defronte dela, com as mãos nas cadeiras, os olhos úmidos de comoção, rindo, sem se fartar de vê-la, fazia-lhe perguntas sobre perguntas”. O termo em destaque refere-se a: A. Bruno; B. Leocádia C. Rita D. Firmo E. Augusta 5.A tira sugere uma denúncia A) de eleitores que não têm consciência de seu papel cidadão e votam de forma irresponsável em quem oferece benefícios pessoais. B) do esquecimento dos eleitores que, após as eleições, não cumprem seu papel cidadão de cobrar as promessas políticas. C) do discurso demagogo de alguns políticos que só prometem o que não podem cumprir. D) das manobras políticas de alguns candidatos que estão sempre distantes de seus eleitores. E) dos candidatos políticos que se apropriam dos bens sociais para angariar votos. Pingo de chuva O que penso, O que digo, O que sou... Pingo de chuva no mar. KOLODY, Helena. Pingo de chuva. Viagem no espelho e vinte e um poemas inéditos. Curitiba: Criar Edições. 2004. p. 43. 6.Nesses versos, o eu poético A) acredita, assumindo a sua participação no contexto em que se insere, que sua existência traz significativas mudanças sociais. B) vê sua ideologia, sua existência, como elementos mínimos que compõem a vasta realidade em que está inserido. C) constata a dificuldade em se fazer presente no cotidiano, através de seus versos. D) considera suas ideias desnecessárias às demandas do mundo em que vive. E) crê na sua força discursiva para mudar as mazelas do mundo.
Parabéns, você concluiu a 4ª atividade do 4ºbimestre, isso mostra que você tem foco, preocupa-se com seus estudos independente do ensino ser presencial ou a distância, valoriza e reconhece o trabalho de seus professores.
3ªA https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPPnyS3ZcyOyjGlKhCuUQ gL39ubOTPLEYZuwUL9Q_LWBb86Q/viewform?usp=sf_link
3B https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPPnyS3ZcyOyjGlKhCuUQgL39 ubOTPLEYZuwUL9Q_LWBb86Q/viewform?usp=sf_link
3C https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPPnyS3ZcyOyjGlKhCuUQgL 39ubOTPLEYZuwUL9Q_LWBb86Q/viewform?usp=sf_link 3D https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPPnyS3ZcyOyjGlKhCuUQgL39u bOTPLEYZuwUL9Q_LWBb86Q/viewform?usp=sf_link
3E https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPPnyS3ZcyOyjGlKhCuUQgL39ubO TPLEYZuwUL9Q_LWBb86Q/viewform?usp=sf_link
Classroom (aceitar o convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar com a profª no whatsapp privado. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Orientações: Atividade
de Língua Portuguesa do 4º bimestre Professora:
Maria Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de entrega: 06/11/2020 Como
acessar e entregar: pelo classroom(
link), e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da
escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Atenção Para auxiliá-los na realização das
atividades e dar as devolutivas vou enviar um link no grupo da sala. O acesso
será pelo meet, todas às quartas-feiras às 17h, caso tenham interesse me
procurem no particular.
Orientações
de acesso às atividades e contato com a professora
1- As atividades estão
disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio materiais e
o acesso ao App é gratuito) sendo possível enviar pelos próprios aplicativos-
google forms;
2- - Dúvidas sobre
as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no particular –
99857-4466-(na
segunda-feira atendo no período da tarde, após às 15h30, à noite depois das
21h, pois organizo e envio as atividades, terça-feira atendo o dia todo na
medida do possível e à noite depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o
dia todo, quinta-feira o dia todo na medida do possível e à noite depois das
21h, sexta- feira no horário da manhã, porém, todos que me procuram sabem que
flexibilizo esses horários em caso de necessidade.) 3- Os links que envio são
das atividades que podem ser acessadas pelo blog, pelo classroom e pelo grupo
do whatsapp. Você pode optar por um desses meios para realizar as entregas,
basta fazer uma vez. 4- - Acompanhe as aulas
online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. O
Observação: plagiar as atividades, além de ser antiético não
acrescentará em nada no seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, portanto,
realizar as atividades em grupo, discutir e chegar a um consenso com seus
colegas (acho significativo) não significa reproduzir na íntegra as mesmas
respostas, inclusive os desvios ortográficos.
Como todos sabem o ENEM, além de avaliar as competências adquiridas no Ensino Médio,
o exame abre portas para a Educação Técnica e Superior. Criado para avaliar o desempenho dos
estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma
importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e
particulares. Portanto, mesmo nesse momento tão complicado é importante
que vocês testem seus conhecimentos. Janeiro 2021 Dia 17- Aplicação
do Enem impresso - 1º dia Dia 24- Aplicação
do Enem impresso - 2º dia Atividade
Revisão: Já estudamos no início do ano
a estrutura de uma redação, com a proximidade das provas, concursos,
vestibulares e do ENEM faz-se necessário uma retomada. Além disso, escrever
bem abre as portas para o mercado de trabalho, visto que, não basta falar
bem, pois algumas empresas presam pela fala e escrita de seu colaborador.
Portanto, saber expressar-se é imprescindível. REDAÇÃO
ENEM: PASSO A PASSO PARA ESCREVER A SUA Para facilitar sua vida, vou te ajudar
a escrever e estruturar sua redação Enem passo a
passo. O objetivo da redação é você dissertar
sobre um problema brasileiro e
mostrar como resolver a questão proposta no tema. A estrutura da sua redação é muito
importante: 1.
Apresentar
o problema (introdução); 2.
Provar
que o problema existe (tese); 3.
Mostrar
que é uma situação problemática (argumentação); 4.
Resolver
o problema (proposta de intervenção). Já em relação a estrutura da redação,
ela deve ser dividida em 3 partes: INTRODUÇÃO A introdução vai abordar basicamente 2 tópicos: ·
Contextualização: aqui você vai apresentar o tema,
mostrar sobre o que vamos falar e qual o problema que vamos abordar. ·
Tese:
qual seu ponto de vista sobre a situação? O que motiva essa situação? Como
isso ocorre na sociedade? DESENVOLVIMENTO: Agora que já fez a introdução da
sua redação, vamos desenvolver o
texto! Nessa etapa você vai apresentar os
argumentos que vão sustentar a sua tese da introdução. Apresentando argumentos: fatos e dados não são argumentos. Na
verdade, os argumentos são as razões que comprovam que nossa tese é
verdadeira, eles são também pontos de vista. O parágrafo de desenvolvimento também
deve conter Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. A estrutura deve conter: ·
Tópico
Frasal: argumento a
ser defendido, posição a defender no parágrafo. ·
Comprovação
do Tópico Frasal: são
os dados estatísticos, referências históricas, exemplos, tudo que puder
comprovar o seu argumento. ·
Conclusão
do Parágrafo: aqui
você vai amarrar sua tese, que foi apresentada na introdução, comprovando que
o problema deve ser resolvido. É indicado que você escreva 2 parágrafos de desenvolvimento, para organizar seu
texto em até 30 linhas. Lembre-se de usar apenas 1 argumento por parágrafo. Agora que você já provou que existe um
problema e que ele afeta a sociedade brasileira, chegou a hora de mostrar
como ele será resolvido. CONCLUSÃO A conclusão deve apresentar uma proposta de
intervenção, desse modo, ela precisa propor formas de resolver o
problema que você abordou. Vale lembrar que é muito importante detalhar a proposta de intervenção para
ficar da forma mais clara possível. A estrutura da conclusão, baseada na proposta de intervenção, é a
seguinte: 1. Quem vai resolver? 2. O que será feito? (ações) 3. Como essas medidas vão ser postas em
prática? (meio) 4. Como isso tudo vai impactar na solução
do problema (amarrando as informações) É natural pensarmos em medidas de conscientização, educação ou
mudar o pensamento da sociedade, mas tome muito cuidado para não ficar apenas
nisso. O Enem quer saber qual é a sua solução
efetiva para o problema. Isso tudo pode ajudar no processo, mas
devemos adotar medidas práticas e concretas, coisas que você pode resolver
facilmente e que tragam bons resultados para resolver o problema.
Uso adequado dos conectivos A coesão
textual depende do uso adequado dos conectivos, elementos responsáveis pelo
encadeamento lógico das ideias de um texto. Chamamos de coesão as relações de sentido presentes na
superfície do texto. Nessas relações de sentido, os conectivos textuais
colaboram para a construção de um texto coeso, tendo como principal função
estabelecer uma relação semântica entre os elementos do discurso, fazendo com
que eles sejam dependentes ao formar uma espécie de elo que permite o
encadeamento lógico das ideias de um texto. Nesse contexto, o uso adequado dos conectivos
contribui para a estruturação da sequência de um texto, conferindo a ele
maior legibilidade. Contudo, a aplicação desses termos deve ser feita de
maneira correta, pois o uso inadequado dos conectivos pode provocar relações
de sentido diferentes daquelas que são esperadas. Os principais conectivos
utilizados são as conjunções,
palavras responsáveis por relacionar partes da oração ou orações de um
período. Mas não basta decorar uma lista interminável de conjunções, é
preciso saber quando e como usar cada uma delas, já que na língua o contexto
da comunicação, seja ela oral ou escrita, é o fator que determinará a
construção dos sentidos do texto. https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/uso-adequado-dos-conectivos
A
importância de se preparar para o mercado de trabalho Leia o texto a seguir e responda às
questões. O mercado de trabalho está em constante transformação. O desenvolvimento da tecnologia da informação avança no mundo das
profissões. Quem não se preparar poderá ficar marginalizado e, por isso, é
fundamental uma atualização constante em novas tecnologias. Estar atento a
essas mudanças é importante nesse universo profissional, porém apenas a formação técnica não é o suficiente para ser um
profissional competente e realizado. O modelo tradicional de trabalho certamente não desaparecerá, mas sofrerá alterações e necessitará
de um número cada vez menor de pessoas, visto
que muitas atividades do cotidiano poderão ser executadas por meio da
tecnologia. Além disso, cabe
considerar que há uma tendência de surgimento de outros modelos associados à
criação e à oferta de novos produtos, a novos serviços e a transformações
sociais. Existe uma grande preocupação das empresas e gestores sobre encontrar
bons candidatos. A formação profissional é, sem dúvida, importante para isso;
por outro lado, as características comportamentais são responsáveis pelo
diferencial que se busca atualmente em uma pessoa, uma vez que o conhecimento técnico pode ser desenvolvido e
quantificado, já os comportamentos são inerentes à personalidade de cada
indivíduo, o que torna o processo subjetivo. Os profissionais precisarão cada vez mais ter disponibilidade para
aprender e se desenvolver; possuir criatividade, empatia, colaboração e boa
comunicação; aprender a trabalhar em equipe e, acima de tudo, ter muita
atitude e resiliência para os novos desafios do mercado. Em suma, para atender ao
mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, encontrar-se como profissional, é
importante que o indivíduo tenha em mente a necessidade de garantir uma base
técnica e estar atualizado. Por outro lado, é fundamental que se preocupe em
se conhecer bem, saber de seus talentos e aptidões, além de entender como
eles se encaixam nesse contexto. (Texto elaborado especialmente para esta
atividade.) 1)
Qual a ideia central
expressa no primeiro parágrafo do texto?
2)
No segundo parágrafo, o
que o autor defende a respeito do que ocorrerá com o modelo tradicional de
trabalho e quais os argumentos utilizados para a defesa dessa ideia? 3)
De acordo com o texto, o
que pode fazer o diferencial no momento de uma entrevista de emprego? 4)
Pode-se dizer que o
último parágrafo do texto apresenta a mesma ideia que se encontra no
primeiro? Explique. 5)
Releia
o texto e inclua os elementos coesivos em negrito nas colunas adequadas, de
acordo com a função que desempenham.
Parabéns, você concluiu a 2ª atividade do 4ºbimestre, isso mostra que
você tem foco, preocupa-se com seus estudos independente do ensino ser
presencial ou a distância, valoriza e reconhece o trabalho de seus professores. Acesse e
passe o gabarito do ENEM pelo formulário da sua sala.
3ªA https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe04IKI8RSZ3phkJXaYTIdn 0SrjFuM2EQImM4G3buWruKc1Hg/viewform?usp=sf_link
3B https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfvWAgjw53gEBet7BMlSfYSI Qialki432aBRwzf9IiuHLRy1w/viewform?usp=sf_link
3C https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvJwDbykA1w4MhaUdNy EMmS4E3o7zx7la7APw-MW_SOk7y1Q/viewform?usp=sf_link
Classroom
(aceitar o convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar
com a profª no whatsapp privado. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Orientações: Atividade de Língua Portuguesa do 4º bimestre Professora: Maria Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de entrega: 30/10/2020 Como acessar e entregar: pelo classroom( link), e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Atenção Para auxiliá-los na realização das atividades e dar as devolutivas vou enviar um link no grupo da sala. O acesso será pelo meet, todas às quartas-feiras às 17h, caso tenham interesse me procurem no particular.
Orientações de acesso às atividades e contato com a professora
1- As atividades estão disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio materiais e o acesso ao App é gratuito) sendo possível enviar pelos próprios aplicativos- google forms;
2- - Dúvidas sobre as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no particular – 99857-4466-(na segunda-feira atendo no período da tarde, após às 15h30, à noite depois das 21h, pois organizo e envio as atividades, terça-feira atendo o dia todo na medida do possível e à noite depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o dia todo, quinta-feira o dia todo na medida do possível e à noite depois das 21h, sexta- feira no horário da manhã, porém, todos que me procuram sabem que flexibilizo esses horários em caso de necessidade.) 3- Os links que envio são das atividades que podem ser acessadas pelo blog, pelo classroom e pelo grupo do whatsapp. Você pode optar por um desses meios para realizar as entregas, basta fazer uma vez. 4- - Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. O Observação: plagiar as atividades, além de ser antiético não acrescentará em nada no seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, portanto, realizar as atividades em grupo, discutir e chegar a um consenso com seus colegas (acho significativo) não significa reproduzir na íntegra as mesmas respostas, inclusive os desvios ortográficos.
Como todos sabem o ENEM, além de avaliar as competências adquiridas no Ensino Médio, o exame abre portas para a Educação Técnica e Superior. Criado para avaliar o desempenho dos estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares. Portanto, mesmo nesse momento tão complicado é importante que vocês testem seus conhecimentos.
Janeiro 2021 Dia 17- Aplicação do Enem impresso - 1º dia Dia 24- Aplicação do Enem impresso - 2º dia Atividade
Revisão: Já estudamos no início do ano a estrutura de uma redação, com a proximidade das provas, concursos, vestibulares e do ENEM faz-se necessário uma retomada. Além disso, escrever bem abre as portas para o mercado de trabalho, visto que, não basta falar bem, pois algumas empresas presam pela fala e escrita de seu colaborador. Portanto, saber expressar-se é imprescindível. REDAÇÃO ENEM: PASSO A PASSO PARA ESCREVER A SUA Para facilitar sua vida, vou te ajudar a escrever e estruturar sua redação Enem passo a passo. O objetivo da redação é você dissertar sobre um problema brasileiro e mostrar como resolver a questão proposta no tema. A estrutura da sua redação é muito importante: 1. Apresentar o problema (introdução); 2. Provar que o problema existe (tese); 3. Mostrar que é uma situação problemática (argumentação); 4. Resolver o problema (proposta de intervenção). Já em relação a estrutura da redação, ela deve ser dividida em 3 partes: INTRODUÇÃO A introdução vai abordar basicamente 2 tópicos: · Contextualização: aqui você vai apresentar o tema, mostrar sobre o que vamos falar e qual o problema que vamos abordar. · Tese: qual seu ponto de vista sobre a situação? O que motiva essa situação? Como isso ocorre na sociedade? DESENVOLVIMENTO: Agora que já fez a introdução da sua redação, vamos desenvolver o texto! Nessa etapa você vai apresentar os argumentos que vão sustentar a sua tese da introdução. Apresentando argumentos: fatos e dados não são argumentos. Na verdade, os argumentos são as razões que comprovam que nossa tese é verdadeira, eles são também pontos de vista. O parágrafo de desenvolvimento também deve conter Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. A estrutura deve conter: · Tópico Frasal: argumento a ser defendido, posição a defender no parágrafo. · Comprovação do Tópico Frasal: são os dados estatísticos, referências históricas, exemplos, tudo que puder comprovar o seu argumento. · Conclusão do Parágrafo: aqui você vai amarrar sua tese, que foi apresentada na introdução, comprovando que o problema deve ser resolvido. É indicado que você escreva 2 parágrafos de desenvolvimento, para organizar seu texto em até 30 linhas. Lembre-se de usar apenas 1 argumento por parágrafo. Agora que você já provou que existe um problema e que ele afeta a sociedade brasileira, chegou a hora de mostrar como ele será resolvido. CONCLUSÃO A conclusão deve apresentar uma proposta de intervenção, desse modo, ela precisa propor formas de resolver o problema que você abordou. Vale lembrar que é muito importante detalhar a proposta de intervenção para ficar da forma mais clara possível. A estrutura da conclusão, baseada na proposta de intervenção, é a seguinte: 1. Quem vai resolver? 2. O que será feito? (ações) 3. Como essas medidas vão ser postas em prática? (meio) 4. Como isso tudo vai impactar na solução do problema (amarrando as informações) É natural pensarmos em medidas de conscientização, educação ou mudar o pensamento da sociedade, mas tome muito cuidado para não ficar apenas nisso. O Enem quer saber qual é a sua solução efetiva para o problema. Isso tudo pode ajudar no processo, mas devemos adotar medidas práticas e concretas, coisas que você pode resolver facilmente e que tragam bons resultados para resolver o problema.
Uso adequado dos conectivos A coesão textual depende do uso adequado dos conectivos, elementos responsáveis pelo encadeamento lógico das ideias de um texto. Chamamos de coesão as relações de sentido presentes na superfície do texto. Nessas relações de sentido, os conectivos textuais colaboram para a construção de um texto coeso, tendo como principal função estabelecer uma relação semântica entre os elementos do discurso, fazendo com que eles sejam dependentes ao formar uma espécie de elo que permite o encadeamento lógico das ideias de um texto. Nesse contexto, o uso adequado dos conectivos contribui para a estruturação da sequência de um texto, conferindo a ele maior legibilidade. Contudo, a aplicação desses termos deve ser feita de maneira correta, pois o uso inadequado dos conectivos pode provocar relações de sentido diferentes daquelas que são esperadas. Os principais conectivos utilizados são as conjunções, palavras responsáveis por relacionar partes da oração ou orações de um período. Mas não basta decorar uma lista interminável de conjunções, é preciso saber quando e como usar cada uma delas, já que na língua o contexto da comunicação, seja ela oral ou escrita, é o fator que determinará a construção dos sentidos do texto. https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/uso-adequado-dos-conectivos
A importância de se preparar para o mercado de trabalho Leia o texto a seguir e responda às questões. O mercado de trabalho está em constante transformação. O desenvolvimento da tecnologia da informação avança no mundo das profissões. Quem não se preparar poderá ficar marginalizado e, por isso, é fundamental uma atualização constante em novas tecnologias. Estar atento a essas mudanças é importante nesse universo profissional, porém apenas a formação técnica não é o suficiente para ser um profissional competente e realizado. O modelo tradicional de trabalho certamente não desaparecerá, mas sofrerá alterações e necessitará de um número cada vez menor de pessoas, visto que muitas atividades do cotidiano poderão ser executadas por meio da tecnologia. Além disso, cabe considerar que há uma tendência de surgimento de outros modelos associados à criação e à oferta de novos produtos, a novos serviços e a transformações sociais. Existe uma grande preocupação das empresas e gestores sobre encontrar bons candidatos. A formação profissional é, sem dúvida, importante para isso; por outro lado, as características comportamentais são responsáveis pelo diferencial que se busca atualmente em uma pessoa, uma vez que o conhecimento técnico pode ser desenvolvido e quantificado, já os comportamentos são inerentes à personalidade de cada indivíduo, o que torna o processo subjetivo. Os profissionais precisarão cada vez mais ter disponibilidade para aprender e se desenvolver; possuir criatividade, empatia, colaboração e boa comunicação; aprender a trabalhar em equipe e, acima de tudo, ter muita atitude e resiliência para os novos desafios do mercado. Em suma, para atender ao mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, encontrar-se como profissional, é importante que o indivíduo tenha em mente a necessidade de garantir uma base técnica e estar atualizado. Por outro lado, é fundamental que se preocupe em se conhecer bem, saber de seus talentos e aptidões, além de entender como eles se encaixam nesse contexto. (Texto elaborado especialmente para esta atividade.) 1) Qual a ideia central expressa no primeiro parágrafo do texto?
2) No segundo parágrafo, o que o autor defende a respeito do que ocorrerá com o modelo tradicional de trabalho e quais os argumentos utilizados para a defesa dessa ideia? 3) De acordo com o texto, o que pode fazer o diferencial no momento de uma entrevista de emprego? 4) Pode-se dizer que o último parágrafo do texto apresenta a mesma ideia que se encontra no primeiro? Explique. 5) Releia o texto e inclua os elementos coesivos em negrito nas colunas adequadas, de acordo com a função que desempenham.
Parabéns, você concluiu a 2ª atividade do 4ºbimestre, isso mostra que você tem foco, preocupa-se com seus estudos independente do ensino ser presencial ou a distância, valoriza e reconhece o trabalho de seus professores. Acesse e passe o gabarito do ENEM pelo formulário da sua sala.
Classroom (aceitar o convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar com a profª no whatsapp privado.
|
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 16/10 ATÉ 23/10
Orientações: 1ª Atividade de Língua Portuguesa –
4º BIMESTRE Professora:
Maria Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de entrega: 23/10/2020 Como
acessar e entregar: pelo classroom(
link), e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da
escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Atenção Para auxiliá-los na realização das
atividades e dar as devolutivas vou enviar um link no grupo da sala. O acesso
será pelo meet, todas às quartas-feiras às 19h, caso tenham interesse me
procurem no particular.
Orientações
de acesso às atividades e contato com a professora
1- As atividades
estão disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio
materiais e o acesso ao App é gratuito) sendo possível enviar pelos próprios
aplicativos- google forms;
2- -
Dúvidas sobre as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no
particular – 99857-4466-(na segunda-feira atendo no período da
tarde, após às 15h30, à noite depois das 21h, pois organizo e envio as
atividades, terça-feira atendo o dia todo na medida do possível e à noite
depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o dia todo, quinta-feira o dia
todo na medida do possível e à noite depois das 21h, sexta- feira no horário
da manhã, porém, todos que me procuram sabem que flexibilizo esses horários
em caso de necessidade.) 3- Os
links que envio são das atividades que podem ser acessadas pelo blog, pelo
classroom e pelo grupo do whatsapp. Você pode optar por um desses meios para
realizar as entregas, basta fazer uma vez. 4- -
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento. O Observação: plagiar as
atividades, além de ser antiético não acrescentará em nada no seu
desenvolvimento acadêmico e pessoal, portanto, realizar as atividades em
grupo, discutir e chegar a um consenso com seus colegas (acho significativo)
não significa reproduzir na íntegra as mesmas respostas, inclusive os desvios
ortográficos.
N Introdução N Nas aulas
anteriores, aprendemos como a argumentação pode ser construída através de uma
resenha ou notícia. Nessa semana, voltaremos a estudar sobre: R
Resenha, argumentação e tema. Revisando A resenha é um gênero textual de
caráter técnico muito comum no meio acadêmico. Similar ao resumo, o objetivo
deste texto é analisar e descrever os principais pontos de uma obra para
facilitar a transmissão do conteúdo para um outro leitor. 1- Diferença entre resumo e resenha Por
mais que sejam textos com propósitos muito parecidos, os gêneros resumo e
resenha possuem algumas especificidades. A resenha tem como objetivo
transmitir a opinião de um leitor sobre um conteúdo, o qual pode ser
sobre um livro, um filme, um evento ou até mesmo um álbum de música de uma
artista. Além disso, o ponto principal da resenha é a indicação da leitura na
íntegra ou não sobre o objeto resenhado, ou seja, tem o propósito despertar a
curiosidade do leitor a partir de uma análise crítica. Por
outro lado, o resumo é um gênero textual que muitos dominam desde os anos
iniciais do Ensino Fundamental, não é? Vale destacar que a única intenção
desse texto é agrupar as principais informações sobre determinado tema para
servir como uma fonte de consulta mais rápida. Diferentemente da
resenha, o resumo não tem objetivo de ser crítico em relação ao seu conteúdo,
mas sim de sintetizar informações. 2- Tipos de resenha
Existem
dois tipos de resenha: a crítica e a descritiva. A descritiva é uma
apreciação acerca de um livro ou uma obra, cujo objetivo é unicamente
descrever as informações contidas no texto original de modo que o leitor
consiga identificar que tipo de conteúdo pode ser encontrado. Aqui, o único
propósito é ser informativo. Já a
resenha crítica, também conhecida como opinativa, apresenta um juízo de valor
do leitor sobre o conteúdo resenhado. Nesse tipo de resenha o conteúdo é
apresentado com uma indicação ou um alerta sobre a leitura. Assim, é um texto
com características argumentativas, pois tem como propósito convencer alguém
sobre a leitura. 3- Características Como
vimos, a resenha é um texto crítico acerca de uma obra ou assunto. Certo?
Então, esteja acostumado com as suas características porque é um texto muito
cobrado no âmbito acadêmico, pois possibilita uma análise simplificada de um
conteúdo e a reflexão sobre ele. Veja
algumas características: Descrição
da obra analisada; Resumo
das informações contidas no texto-base; Inclusão
de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação
da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma
resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a
coesão. Todo texto, de qualquer natureza, deve obedecer a esses principais
fatores de textualidade. A coerência permite a organização das ideias de modo
que se obtenha um sentido e lógica entre as partes, já a coesão possibilita a
ligação entre as partes do texto de modo que evite repetição de palavras e
haja sequenciação das informações. Outro
detalhe muito importante é que em nenhum tipo de resenha deve-se adicionar
informações novas ao texto original, apenas sintetizar de forma fidedigna o
conteúdo lido/visto. 4- Como fazer uma resenha passo a passo Não
há um limite em relação ao número de parágrafos, nem ao número de linhas para
escrever uma resenha, apenas indicações de quais elementos devem estar
presentes nesse tipo de texto. São eles: 1º
parágrafo: síntese geral da obra – o resenhista explora os pontos centrais; 2º
parágrafo: apresentação dos capítulos ou das partes da obra; 3º
parágrafo: síntese de cada capítulo ou de cada parte da obra (o ideal é que
seja um parágrafo para cada capítulo ou parte); 4º
parágrafo: análise crítica do leitor – apresentação e informações
particulares sobre a leitura da obra (se é objetivo, claro, problemático,
denso, etc) e uma possível recomendação de leitura ou alerta.
Atividades Leia
a resenha a seguir. Um
Brasil de 154 línguas6 (Fragmento) Livro
“Línguas indígenas: tradição, universais e diversidade” apresenta as quase
duas centenas de idiomas falados no Brasil por tribos indígenas
Apesar de ser praticamente homogêneo em todo o território
nacional, apenas com distinções de sotaques e regionalismos dependendo do
local onde é falado, o português praticado no Brasil não é a única língua do
País. Além do português oficial, há mais de uma centena de línguas faladas em
nosso território. São as línguas indígenas, que correm sérios riscos de
desaparecer nos próximos 100 anos, caso siga-se uma tendência: diminuição do
número de falantes e com as crianças já abandonando o aprendizado nas
comunidades. Esses riscos não se restringem apenas ao seu
desaparecimento. Por serem línguas ágrafas, ou seja, de tradição apenas oral,
e não escrita, quando essas línguas morrem também se vai toda uma tradição
histórica secular contada oralmente, de geração a geração, de clã para clã.
Estima-se que, antes da chegada dos portugueses
no Brasil, havia entre 600 e mil línguas sendo faladas pelos nativos
indígenas. Hoje, existem um total de 154 línguas indígenas faladas no Brasil.
O livro “Línguas indígenas: tradição, universais e diversidade”, de Luciana
Storto, professora do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia,
Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, traz um apanhado dessas línguas,
bem como o aprofundamento linguístico das principais famílias identificadas e
agrupadas. O livro tem duas premissas imediatas: informar os resultados de
pesquisas recentes sobre línguas brasileiras ao leitor leigo, chamando sua
atenção, e estimular o surgimento de novos estudiosos e ativistas das línguas
indígenas. [...] Responda
às perguntas a seguir. 1. Qual é o tema do livro? (2) 2. Quem escreveu o
livro? (1) 3. Segundo a resenha, qual é a relevância de abordar esse
tema? (2) 4. Quais são as premissas do livro? (2) 5. Você sabia que existiam tantas línguas indígenas no
Brasil atual? Que outras informações você descobriu a partir da leitura da
resenha? (1) Leia a notícia a seguir. “A
Livraria”: filme sem alma, mas com muitos livros Lançado
em 2018 e muito premiado na Espanha, o longa ganhou críticas bem divididas e
é a dica desta semana da professora Marisa Midori
Dando continuidade a uma série de sugestões para enfrentar
o confinamento, a coluna Bibliomania, da professora Marisa Midori, traz nesta
semana o filme premiado “A Livraria” (Espanha, Reino Unido, Alemanha, 2018),
dirigido por Isabel Coixet e baseado no livro homônimo de Penelope
Fitzgerald, lançado em 1978, sobre uma viúva com escassos recursos
financeiros que quer abrir uma livraria. “Tudo isso torna o livro e o filme muito sedutores.
Afinal, quando vemos tantas livrarias sendo fechadas nas grandes capitais, e
quando sabemos que a maior parte das pequenas cidades brasileiras não
conhecem nenhuma livraria e, tampouco cinemas, não deixa se ser poética a
luta da personagem pela abertura de uma livraria”, comenta a professora. Mas, segundo Marisa, apesar do tema e da bela fotografia,
o filme segue sem alma! “Talvez eu exagere. Mas o fato é que esse belo filme,
dirigido pela catalã Isabel Coixet, não faz jus à tradição de filmes sobre livros,
ou de livros sobre livros, a exemplo de Nunca Te Vi, Sempre Te Amei;
Farenheit 451, para citar apenas dois grandes exemplos”, afirma. Para a
professora, surgem belas capas de primeiras edições, mas, mesmo com a
exposição, a alma dos livros não se faz sentir no filme. “Eles compõem, no
fundo, parte de um cenário que contrasta uma natureza selvagem e o mundo
civilizado”. 7 COSTA, C. A
Livraria”: filme sem alma, mas com muitos livros. Jornal da USP, 2020.
Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2020. 6. A resenha mostra uma opinião negativa sobre a nova
temporada da série. De que forma a autora constrói sua argumentação para
expressar sua opinião? (2)
Você pode responder às atividades pelo link e enviar suas respostas à
professora através do próprio App.
Classroom
(aceitar o convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar
com a profª no whatsapp privado.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
Orientações: Atividade
de Língua Portuguesa Professora:
Maria Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de entrega: 19/10/2020 Como
acessar e entregar: pelo classroom(
link), e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da
escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Atenção Para auxiliá-los na realização das
atividades e dar as devolutivas vou enviar um link no grupo da sala. O acesso
será pelo meet, todas às quartas-feiras às 19h, caso tenham interesse me
procurem no particular.
Orientações
de acesso às atividades e contato com a professora
1- As atividades estão
disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio materiais e
o acesso ao App é gratuito) sendo possível enviar pelos próprios aplicativos-
google forms;
2- - Dúvidas sobre
as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no particular –
99857-4466-(na
segunda-feira atendo no período da tarde, após às 15h30, à noite depois das
21h, pois organizo e envio as atividades, terça-feira atendo o dia todo na
medida do possível e à noite depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o
dia todo, quinta-feira o dia todo na medida do possível e à noite depois das
21h, sexta- feira no horário da manhã, porém, todos que me procuram sabem que
flexibilizo esses horários em caso de necessidade.) 3- Os links que envio são
das atividades que podem ser acessadas pelo blog, pelo classroom e pelo grupo
do whatsapp. Você pode optar por um desses meios para realizar as entregas,
basta fazer uma vez. 4- - Acompanhe as aulas
online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. O Observação: plagiar as atividades,
além de ser antiético não acrescentará em nada no seu desenvolvimento
acadêmico e pessoal, portanto, realizar as atividades em grupo, discutir e
chegar a um consenso com seus colegas (acho significativo) não significa
reproduzir na íntegra as mesmas respostas, inclusive os desvios ortográficos.
Atividades
- 1.Sobre o texto de Carlos Drummond de Andrade, podemos afirmar
que se trata de um texto do gênero: a) Crônica b) Poema. c) Carta. d) Reportagem. e) Editorial. 2.Assinale a alternativa que associa, respectivamente, as
características e função social aos gêneros mencionados abaixo: 1-Pequena narrativa em que os animais são as personagens
protagonistas. Apresenta uma crítica ao comportamento humano por meio da
atitude de animais. Esse gênero serve como distração e moralização, pois
apresenta determinados valores considerados socialmente aceitos. 2. Texto com linguagem verbal e não verbal, da ordem do
descrever/prescrever, com uso de elementos voltados para determinado
público-alvo, cujo objetivo é despertar sentidos ou desejos; apresenta
predomínio da sugestão sobre a informação. 3. Texto com as mesmas características básicas da narração, sem,
contudo, apresentar conflito. Tem a função social de representar experiências
vividas situadas no tempo. a) Crônica, fábula, anúncio publicitário. b) Fábula, conto, notícia de jornal. c) Relato autobiográfico, anúncio publicitário, fábula. d) Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico. e) Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário.
3.No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do
personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do
interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada: a) na imagem do títere ou fantoche em que o personagem acaba por
se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem. b) na alusão à falta de articulações e reflexos do personagem,
dando a entender que ele não possui o manejo dos jogos discursivos em todas
as situações. c) no comentário, feito em tom de censura pelo autor, sobre as
frases obscenas que o personagem emite em determinados ambientes sociais. d) nas expressões que mostram tons opostos nos discursos
empregados aleatoriamente pelo personagem em conversas com interlocutores
variados. e) no falso elogio à originalidade atribuída a esse personagem,
responsável por seu sucesso no aprendizado das regras de linguagem da
sociedade.
4.Observe as tirinhas Mafalda, de Quino, e Calvin e Haroldo, de
Bill Watterson:
O gênero textual charge tem como características: 1. Interação entre a linguagem escrita e a linguagem visual. 2. Tem como objetivo tornar seus leitores competentes, críticos
e capazes de transformar e modificar a realidade em que se inserem. 3. Não permite que o leitor faça qualquer análise social ou
política sobre os fatos apresentados. 4. Predominância da linguagem figurada, ou seja, geralmente
utiliza-se de metáforas e termos literários. 5. Linguagem objetiva e clara, utilizando recursos que estimulam
o receptor, levando-o a desenvolver a criticidade. a) Apenas 5 está correta. b) 1, 2 e 5 estão corretas. c) apenas 1 e 5 estão corretas. d) apenas 3 e 4 estão corretas. e) todas as alternativas estão corretas.
Fazer o brasileiro ler é o maior desafio no
Dia Mundial do Livro Com uma média
de 2,4 livros por habitante, país tem uma longa jornada para estimular a
leitura e o acesso aos livros Karla Dunder,
do R7 -23/04/2019 - 04h (Atualizado em 24/04/2019 - 11h36) O Dia
Mundial do Livro e do Direito do Autor é comemorado no dia 23 de abril. De
acordo com a pesquisa Retratos
da Leitura no Brasil, o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano e o desafio
continua a ser incentivar a leitura. Como? Para
Elisabete Veras, analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc e uma
das responsáveis pela Rede Sesc de Bibliotecas, é importante que haja uma
relação direta com o público. “O leitor precisa ter contato com o livro e
também é importante o contato com o universo da leitura de outras maneiras,
de forma coletiva, como exposições, contação de histórias, recitais. O
estímulo e o contato com a leitura podem vir de diferentes maneiras”. Para
ler é preciso ter acesso ao livro. Óbvio? Em um país como o Brasil, nem
sempre é. No caso do Sesc,
os livros chegam até os leitores em unidades móveis, 57 caminhões, que
carregam uma biblioteca na bagagem, nada menos que um acervo total de 200 mil
livros. “Percorremos os grandes centros, mas também alcançamos lugares
distantes do Brasil, muitas vezes, aquele é o único contato que aquelas
pessoas têm com livros”, conta. As
dimensões territoriais do Brasil são, por si, um desafio. E as condições
muitas vezes não são favoráveis, quando a população não tem as necessidades
básicas atendidas, fica difícil falar em livros. Daí, na concepção de
Elisabete, a necessidade de envolver o leitor de diferentes maneiras. É
importante abrir as portas das bibliotecas ou salas de leitura, mas se não
tiver um estímulo, não será o suficiente. Nem sempre o caminho da leitura é
fácil, é preciso que haja mediação, incentivo. Um ambiente agradável e outras
formas de apresentar o texto são atrativos para o leitor. Internet
versus
Papel? A Internet tem
sido um facilitador para o acesso à informação e a leitura. “Mas o livro
físico ainda é o principal meio de acesso à leitura, muitas vezes o primeiro
contato com a obra é digital, mas o relacionamento com o texto literário se
dá via papel”. E para
quem pensa que leitura é coisa para os mais velhos, uma surpresa: os livros
mais emprestados pelas bibliotecas do Sesc são focados no público jovem e
infanto-juvenil: Diário de um Banana, a saga do bruxinho Harry Potter e A
Culpa é das Estrelas são os preferidos dos leitores. “Os
números de leitura ainda são baixos no Brasil, isso é fato, temos um longo
caminho a trilhar, é preciso integrar os leitores, promover interação com
outras linguagens para que esses índices possam melhorar”. Disponível
em:
<https://noticias.r7.com/educacao/fazer-o-brasileiro-ler-e-o-maior-desafio-no-dia-mundial-do-livro-24042019>.
Acesso em: 12 fev. 2020. (adaptado) - Estabelecer relação entre a
tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. 5. A tese de que o país está longe de
melhorar seus índices de leitura é defendida com o argumento de que (A) a
população não tem as necessidades básicas atendidas. (B) a
leitura é uma coisa para os mais velhos. (C) a internet contribui
para o acesso à leitura. (D) o
jovem brasileiro lê 2,4 livros por ano. (E) o
desafio é incentivar a leitura.
Você pode responder às atividades pelo link e enviar suas respostas à
professora através do próprio App.
Classroom
(aceitar o convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar
com a profª no whatsapp privado.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Orientações: Atividade
de Língua Portuguesa do 3º bimestre- Professora:
Maria Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de entrega: 05/10/2020 Como
acessar e entregar: pelo classroom(
link), e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da
escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Atenção Para auxiliá-los na realização das
atividades e dar as devolutivas vou enviar um link no grupo da sala. O acesso
será pelo meet, todas às quartas-feiras às 19h, caso tenham interesse me
procurem no particular.
Orientações
de acesso às atividades e contato com a professora
1- As atividades
estão disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio
materiais e o acesso ao App é gratuito) sendo possível enviar pelos próprios
aplicativos- google forms;
2- -
Dúvidas sobre as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no
particular – 99857-4466-(na segunda-feira atendo no período da
tarde, após às 15h30, à noite depois das 21h, pois organizo e envio as
atividades, terça-feira atendo o dia todo na medida do possível e à noite
depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o dia todo, quinta-feira o dia
todo na medida do possível e à noite depois das 21h, sexta- feira no horário
da manhã, porém, todos que me procuram sabem que flexibilizo esses horários
em caso de necessidade.) 3- Os
links que envio são das atividades que podem ser acessadas pelo blog, pelo
classroom e pelo grupo do whatsapp. Você pode optar por um desses meios para
realizar as entregas, basta fazer uma vez. 4- -
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento. O Observação: plagiar as
atividades, além de ser antiético não acrescentará em nada no seu
desenvolvimento acadêmico e pessoal, portanto, realizar as atividades em
grupo, discutir e chegar a um consenso com seus colegas (acho significativo)
não significa reproduzir na íntegra as mesmas respostas, inclusive os desvios
ortográficos.
Atividades
01. Observe a imagem ( 2 pontos) 366&bih=625#imgrc=xjpKblal_BMn4M
Contextualização:
a.
Você conhece um ambiente
assim?
b.
Já visitou um lugar
desse?
O drive-in é um local de serviços que
para obtê-los o cliente não precisa sair do carro. [...] No Brasil, o termo é
muito associado aos antigos cinemas ao ar livre. No sul do Brasil, existe o
termo “serv car”, que são lanchonetes com serviços oferecidos diretamente nos
carros estacionados no pátio do estabelecimento.
Leia
a notícia a seguir.
Memorial
da América Latina inaugura cinema drive-in em São Paulo5 (Fragmento)
Espaço
seguirá protocolos da covid-19 para retomada das atividades.
O Memorial da América Latina, em São Paulo, inaugura na
próxima terça-feira, dia 16 de junho, o Belas Artes Drive-in, espaço
destinado à exibição de filmes em que o público assistirá à sessão dentro de
seu próprio carro, respeitando o isolamento social. Sob orientação da área da saúde e do Centro de
Contingência do Coronavírus, o Belas Artes drive-in seguirá protocolos
rigorosos de saúde, com regras de distanciamento social, higiene, limpeza de
ambientes, comunicação e monitoramento. Entre os cuidados obrigatórios estão
a distância mínima de 1,5 metros entre pessoas e carros em todos os
ambientes, máximo de quatro ocupantes no carro, pagamentos via aplicativo,
exigência do uso de máscaras e aferição de temperatura de funcionários e
clientes. Para garantir o distanciamento, o acesso ao áudio do filme
será obtido por meio do rádio do próprio carro, sintonizado via FM - o método
de transmissão é um dos diferenciais do projeto. Há também a opção de escutar
a exibição por meio de um smartphone. A posição dos carros em fila será
organizada pela equipe do evento, que posicionará carros maiores, do tipo
utilitários, na lateral do espaço, para melhor visibilidade dos demais. Os
banheiros disponibilizados durante a exibição serão higienizados a cada uso.
Dispositivos de álcool em gel estarão disponíveis no local. Além dos filmes
propostos pela programação do evento, haverá uma seleção de músicas que
ambientam a noite de maneira especial, antes do início do filme. [...] 02.
Na notícia que você acabou de ler, é
possível identificar quais informações? Preencha a tabela abaixo, organizando
o texto. (2 pontos)
03.
A notícia te mostrou uma
série de informações sobre o projeto de cinema drive-in que tem como objetivo
proporcionar às pessoas a experiência de ir ao cinema, mesmo no contexto de
pandemia causado pela Covid-19. Escreva
um texto argumentativo breve, expondo sua opinião sobre a iniciativa. Não se
esqueça de usar a norma padrão da língua e de justificar seu ponto de vista
com argumentos. (3 parágrafos, com no mínimo 10 linhas e no máximo 30
linhas.) (6 pontos)
Observação: Não esqueça que já vimos o passo a passo sobre
como escrever um artigo de opinião em atividades anteriores, por isso, é
importante além de entregar as respostas das atividades, fazer anotações em
seu caderno. https://outmarketing.com.br/7-dicas-para-escrever-artigos-de-opiniao/
Parabéns, você concluiu a 8ª atividade do 3ºbimestre, isso mostra que
você tem foco, preocupa-se com seus estudos independente do ensino ser
presencial ou a distância, valoriza e reconhece o trabalho de seus
professores.
Você pode responder às atividades pelo link e enviar suas respostas à
professora através do próprio App.
Classroom
(aceitar o convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar
com a profª no whatsapp privado.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
Orientações: Para
a realização do SIMULADO é imprescindível que vocês busquem o material na
escola, pois o caderno do simulado faz parte do kit. A escola fica aberta ao
público às segundas-feiras das 10h às 16h. Atividade
de Língua Portuguesa do 3º bimestre- 28/09/2020. Professora:
Maria Claudia- contato whatsapp 99857-4466. Data de entrega: 28/09/2020. Como
acessar e entregar: pelo classroom(
link), e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da
escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Atenção Para auxiliá-los na realização das
atividades e dar as devolutivas vou enviar um link no grupo da sala. O acesso
será pelo meet, todas às quartas-feiras às 1930h, caso tenham interesse me
procurem no particular.
Orientações
de acesso às atividades e contato com a professora
Na atividade dessa semana, peço que façam
o simulado do ENEM na prova impressa e
depois passem apenas o gabarito para o forms.
1- As atividades
estão disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio
materiais e o acesso ao App é gratuito) sendo possível enviar pelos próprios
aplicativos- google forms;
2- -
Dúvidas sobre as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no
particular – 99857-4466-(na segunda-feira atendo no período da
tarde, após às 15h30, à noite depois das 21h, pois organizo e envio as
atividades, terça-feira atendo o dia todo na medida do possível e à noite
depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o dia todo, quinta-feira o dia
todo na medida do possível e à noite depois das 21h, sexta- feira no horário
da manhã, porém, todos que me procuram sabem que flexibilizo esses horários
em caso de necessidade.) 3- Os
links que envio são das atividades que podem ser acessadas pelo blog, pelo
classroom e pelo grupo do whatsapp. Você pode optar por um desses meios para
realizar as entregas, basta fazer uma vez. 4- -
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento. O Observação: plagiar as
atividades, além de ser antiético não acrescentará em nada no seu
desenvolvimento acadêmico e pessoal, portanto, realizar as atividades em
grupo, discutir e chegar a um consenso com seus colegas (acho significativo)
não significa reproduzir na íntegra as mesmas respostas, inclusive os desvios
ortográficos.
Como todos
sabem o ENEM, além de avaliar as
competências adquiridas no Ensino Médio, o exame abre portas para a Educação
Técnica e Superior. Criado para avaliar o
desempenho dos estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem) foi
reformulado com o passar do tempo e hoje é uma importante ferramenta de
seleção usada pelas universidades públicas e particulares. Portanto,
mesmo nesse momento tão complicado é importante que vocês testem seus
conhecimentos. Janeiro
2021 Dia
17- Aplicação do Enem impresso - 1º dia Dia
24- Aplicação do Enem impresso - 2º dia Atividade Realizar
a leitura atenta das questões de 10 a 22 do SIMULADO DO ENEM - ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS e
envie o gabarito da prova à professora de língua portuguesa, Maria Claudia.
No entanto, é importante que você faça primeiramente na versão impressa, pois
você pode grifar, anotar e voltar à leitura quantas vezes quiser. Feito isso,
você passa apenas as respostas no link abaixo. Boa
sorte! Parabéns, você concluiu a 7ª atividade do 3ºbimestre, isso mostra que
você tem foco, preocupa-se com seus estudos independente do ensino ser
presencial ou a distância, valoriza e reconhece o trabalho de seus professores. Acesse e
passe o gabarito do ENEM pelo formulário da sua sala. Acesse o
simulado online
para
realizar a leitura das questões e depois passe o gabarito do ENEM pelo
formulário da sua sala.
Esse é o link do simulado do ENEM para
quem não conseguiu buscar na escola.
Classroom
(aceitar o convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar
com a profª no whatsapp privado.
|
Orientações:
Atividade
de Língua Portuguesa do 3º bimestre- 14/09/2020
Professora:
Maria Claudia- contato whatsapp 99857-4466
Data de entrega: 22/09/2020
Como
acessar e entregar: pelo classroom(
link), e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da
escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
Atenção
Para auxiliá-los na realização das
atividades e dar as devolutivas vou enviar um link no grupo da sala. O acesso
será pelo meet, todas às quartas-feiras às 17h, caso tenham interesse me
procurem no particular.
Orientações
de acesso às atividades e contato com a professora
Na atividade dessa semana, peço que façam
o simulado do ENEM na prova impressa e
depois passem apenas o gabarito para o forms.
1- As atividades
estão disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio
materiais e o acesso ao App é gratuito) sendo possível enviar pelos próprios
aplicativos- google forms;
2- -
Dúvidas sobre as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no
particular – 99857-4466-(na segunda-feira atendo no período da
tarde, após às 15h30, à noite depois das 21h, pois organizo e envio as
atividades, terça-feira atendo o dia todo na medida do possível e à noite
depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o dia todo, quinta-feira o dia
todo na medida do possível e à noite depois das 21h, sexta- feira no horário
da manhã, porém, todos que me procuram sabem que flexibilizo esses horários
em caso de necessidade.)
3- Os
links que envio são das atividades que podem ser acessadas pelo blog, pelo
classroom e pelo grupo do whatsapp. Você pode optar por um desses meios para
realizar as entregas, basta fazer uma vez.
4- -
Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento.
O Observação: plagiar as atividades, além de
ser antiético não acrescentará em nada no seu desenvolvimento acadêmico e
pessoal, portanto, realizar as atividades em grupo, discutir e chegar a um
consenso com seus colegas (acho significativo) não significa reproduzir na
íntegra as mesmas respostas, inclusive os desvios ortográficos.
Como todos
sabem o ENEM, além de avaliar as
competências adquiridas no Ensino Médio, o exame abre portas para a Educação
Técnica e Superior. Criado para avaliar o
desempenho dos estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem) foi
reformulado com o passar do tempo e hoje é uma importante ferramenta de
seleção usada pelas universidades públicas e particulares. Portanto,
mesmo nesse momento tão complicado é importante que vocês testem seus
conhecimentos.
Janeiro
2021
Dia
17- Aplicação do Enem impresso - 1º dia
Dia
24- Aplicação do Enem impresso - 2º dia
Atividade
Realizar
a leitura atenta das questões de 1 a 10 do SIMULADO DO ENEM - ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS e
envie o gabarito da prova à professora de língua portuguesa, Maria Claudia.
No entanto, é importante que você faça primeiramente na versão impressa, pois
você pode grifar, anotar e voltar à leitura quantas vezes quiser. Feito isso,
você passa apenas as respostas no link abaixo.
Boa
sorte!
Parabéns, você concluiu a 6ª atividade do 3ºbimestre, isso mostra que
você tem foco, preocupa-se com seus estudos independente do ensino ser
presencial ou a distância, valoriza e reconhece o trabalho de seus professores.
Acesse e
passe o gabarito do ENEM pelo formulário da sua sala.
Classroom
(aceitar o convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar
com a profª no whatsapp privado.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
Atividades caderno do aluno p.104, 105 e 106
RESENHA CRÍTICA
1.
Leia o texto abaixo. Animais fantásticos e onde
habitam
“Animais Fantásticos e Onde Habitam” é um filme encantador
que teve sua estreia em 2016, sob direção de David Yates, com o roteiro de
J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter. Com uma história divertida e
surpreendentemente sombria, retornamos ao universo fantástico, repleto de
magia e bruxaria.
O título desse filme remete ao nome de um livro que, em
Harry Potter, era usado pelos bruxos em Hogwarts como material de estudos
sobre criaturas mágicas. No filme, o autor do livro é Newt Scamander (Eddie
Redmayne), um ex-aluno de Hogwarts que chega a Nova York na década de 1920
com uma maleta repleta de animais mágicos. Criaturas fantásticas mesmo! Após
uma confusão, alguns bichos acabam soltos na cidade e o bruxo é obrigado a
capturá-los antes que causem algum mal. Para isso, ele se une a duas bruxas e
um “não-mágico”, ou no-maj pela nomenclatura americana.
O “magizoologista” Newt depara-se com Nova York sob os
ataques de uma criatura mágica misteriosa. Ao mesmo tempo, a comunidade bruxa
de todo mundo vive sob o medo de Gellert Grindelwald (Johnny Depp), o
segundo bruxo na escala dos magos mais perigosos.
Newt não é o típico herói, pois apesar de galante se
mostra atrapalhado, formal, desajeitado e tímido. Além de Newt, destacam-se
também Tina (Katherine Waterston), uma personagem forte e impaciente, que é a
ponte de acesso ao Congresso Mágico dos Estados Unidos da América (MACUSA);
sua irmã, Queenie (Alison Sudol), que tem o poder de ler mentes, o que a
permite tirar dos personagens informações que jamais seriam ditas
espontaneamente e Jacob, que representa o olhar do público, leigo ou não, ao
reagir fascinado a cada movimento mágico.
O longa apresenta o contexto dos EUA, no âmbito
social e político da época, o que inclui o pós-Guerra, a Lei Seca e a
aproximação da crise financeira. O filme não se prende apenas à fuga das
criaturas, mas por meio desse acontecimento trata de temas relevantes como
medo do desconhecido, repressão, fanatismo religioso, intolerância e
preservação ambiental. A narrativa carrega uma mistura de encantamento e
terror. A trilha sonora é emocionante e os efeitos visuais são
impressionantes, de tirar o fôlego!
Os animais fantásticos, a maleta infinita de Newt e a sua
mistura de habitats, os guarda-chuvas que surgem de varinhas, os figurinos e
até uma câmara da morte mágica surpreendem a cada cena. Animais Fantásticos e
Onde Habitam é o início de uma série de cinco filmes que vêm pela frente
para encantar a todos. Texto elaborado especialmente para este material.
1.Responda preferencialmente pelo link que está no blog ou
classroom, mas pode responder em seu caderno e mandar foto.
a)
Que objeto cultural se observou no texto?
b)
Quais os dados fornecidos sobre a obra, no primeiro
parágrafo?
c)
Há ligação entre o filme Animais Fantásticos
e Onde Habitam e a saga Harry Potter apresentada no 2º parágrafo da resenha?
Relate sobre isso.
d)
Apresente resumidamente qual é a problemática que dá
início à narrativa do filme.
e)
Descreva as principais personagens e suas
características.
f)
Há temas relevantes abordados no filme? Especifique.
2. Uma resenha crítica contém
informações de outro texto ou objeto cultural, fornecendo comentários e
pontos de vista a respeito do conteúdo tratado. Com base nessa
definição, pode-se dizer que o texto Animais Fantásticos e Onde Habitam é uma
resenha crítica? Justifique com trechos do texto.
3.Observe que, no texto, há a
predominância de verbos no presente do indicativo (https://www.portugues.com.br/gramatica/emprego-tempo-presente-indicativo.html)
Qual é a importância desse tempo e modo verbais na estrutura de uma resenha
crítica? Descreva os efeitos de sentido produzidos pela utilização desse
recurso.
4. As resenhas, em geral, são compostas de
elementos básicos que caracterizam esse gênero. São eles:
• Contexto e expansão do contexto São as informações que
apresentam o objeto cultural resenhado (livro, filme, álbum musical,
exposição artística, peça teatral, entre outros), e mostram sua relação com
outras produções, contextualizando-as.
• Informações
básicas/ Descrição resumida. É a apresentação resumida da produção artística
ou intelectual.
• Posicionamento crítico São os posicionamentos expressos
pelo resenhista ao longo de seu texto. Podem ser críticas positivas ou
negativas, que acabam por recomendar, ou não, o objeto cultural.
5. Considerando o exposto acima, retire, do texto Animais
Fantásticos e Onde Habitam, os adjetivos
( https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-adjetivo.htm)
que expressam o posicionamento da autora da resenha em relação ao filme.
Uma
resenha crítica, portanto, é um texto que avalia uma produção artística ou
intelectual. Tem o objetivo de situar/orientar o leitor, atentando para as
qualidades e/ou deficiências de um produto cultural, que pode ser um livro, um
filme, um álbum musical, uma exposição artística, uma peça teatral, entre
outros. Ela fornece dados ao interessado, de modo que, ao ler a resenha, o
leitor seja persuadido pela opinião do resenhista. Encontramos esse gênero
textual em revistas, jornais, internet, livros etc
Atividades
para as 3ªs séries A, B( manhã),C, D e E( noturno)
Parabéns, você concluiu a 5ª atividade do 3ºbimestre, isso mostra que
você tem foco, preocupa-se com seus estudos independente do ensino ser
presencial ou a distância, valoriza e reconhece o trabalho de seus
professores.
Caso não consiga por algum motivo responder entre em contato comigo
pelo whatsapp ( 14) 99857-4466- profª Maria Claudia – Língua Portuguesa e
Literatura.
Os links abaixo são para acessar essa mesma atividade, porém, ao
acessar o link você enviará a atividade pelo próprio formulário.
Atividade 1- Acessar
o link e responder às questões no forms
Classroom
(aceitar o convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar
com a profª no whatsapp privado
|
Pontos positivos( se houver)
|
Pontos negativos( se houver)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário