terça-feira, 8 de dezembro de 2020

FÍSICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

  Orientações para as atividades: 

-          horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00 

-          assistir à aula: https://youtu.be/OIfH_INfX-8, https://youtu.be/MWgZYm2j3So e https://youtu.be/mSg80ZNDZNc  - período da atividade: 07/12 à 14/12

-          entrega das atividades: 14/12

-          como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. 

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Modelos atômicos: 

1. Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:

a)   elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.

b)  uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons.

c)   um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron.

d)  uma região central com carga negativa chamada núcleo.

e)   um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.

 

2. Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:

I.       Dalton

II.    Thomson

III. Rutherford

(   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”. (   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar. (   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”.

 

3. O átomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a eletrosfera, os planetas): Eletrosfera é a região do átomo que:

a)   contém as partículas de carga elétrica negativa.

b)  contém as partículas de carga elétrica positiva.

c)   contém nêutrons.

d)  concentra praticamente toda a massa do átomo.

e)   contém prótons e nêutrons.

 

4. (ENEM) Os manuais dos fornos micro-ondas desaconselham, sob pena de perda da garantia, que eles sejam ligados em paralelo juntamente a outros aparelhos eletrodomésticos por meio de tomadas múltiplas, popularmente conhecidas como “benjamins” ou “tês”, devido ao alto risco de incêndio e derretimento dessas tomadas, bem como daquelas dos próprios aparelhos.

Os riscos citados são decorrentes de: 

a)   resistividade da conexão, que diminui devido à variação de temperatura do circuito.

b)  corrente elétrica superior ao máximo que a tomada múltipla pode suportar

c)   resistência elétrica elevada na conexão simultânea de aparelhos eletrodomésticos.

d)  tensão insuficiente para manter todos os aparelhos eletrodomésticos em funcionamento.

e)   intensidade do campo elétrico elevada, que causa o rompimento da rigidez dielétrica da tomada múltipla.

Circuitos elétricos: 

1 – Quais são os símbolos e unidades de medição das seguintes grandezas elétricas?  a) Tensão elétrica: ___________________________________________________

b)  Corrente elétrica: __________________________________________________

c)   Resistência elétrica: ________________________________________________

d)  Potência elétrica: __________________________________________________

e)   Energia elétrica: ___________________________________________________

 

 

2  – Explique detalhadamente a Lei de Ohm (V = R.I).

 

 

 

3  – Explique detalhadamente a chamada segunda Lei de Ohm (P = V.I).

 

 

4  (ENEM) O choque elétrico é uma sensação provocada pela passagem de corrente elétrica pelo corpo. As consequências de um choque vão desde um simples susto até a morte. A circulação das cargas elétricas depende da resistência do material. Para o corpo humano, essa resistência varia de 1 000 Ω, quando a pele está molhada, até 100 000 Ω, quando a pele está seca. Uma pessoa descalça, lavando sua casa com água, molhou os pés e, acidentalmente, pisou em um fio desencapado, sofrendo uma descarga elétrica em uma tensão de 120 V. Qual a intensidade máxima de corrente elétrica que passou pelo corpo da pessoa? a) 1,2 mA

b)  120 mA

c)   8,3 A

d)  833 A

e)   120 kA

Campo magnético:

1.      A experiência de Oersted identificou que a passagem de corrente elétrica num fio condutor gera, em torno do fio, um campo magnético. Como este fato pode ser observado?

 

2.      A bússola representada na figura abaixo repousa sobre sua mesa de trabalho. O retângulo tracejado representa a posição em que você vai colocar um ímã, com os polos respectivos nas posições indicadas. Em presença do ímã, a agulha da bússola permanecerá como em:


 

3.      Sabe-se que no ponto P da figura existe um campo magnético na direção da reta RS e apontando de R para S. Quando um próton passa por este ponto com velocidade v mostrada na figura, atua sobre ele uma força, devida a esse campo magnético:


 

a)      Perpendicular ao plano da figura e “penetrando” nele.

b)      Na mesma direção e sentido do campo magnético.

c)      Na direção do campo magnético, mas em sentido contrário a ele.

d)     Na mesma direção e sentido da velocidade.

e)      Na direção da velocidade, mas em sentido contrário a ela.

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00

assistir à aulahttps://youtu.be/mSg80ZNDZNc

período da atividade30/11 à 07/12

entrega das atividades07/12

como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Campo magnético (revisão):

 

1.       A experiência de Oersted identificou que a passagem de corrente elétrica num fio condutor gera, em torno do fio, um campo magnético. Como este fato pode ser observado?

 

2.       A bússola representada na figura abaixo repousa sobre sua mesa de trabalho. O retângulo tracejado representa a posição em que você vai colocar um ímã, com os polos respectivos nas posições indicadas. Em presença do ímã, a agulha da bússola permanecerá como em:


3.       Sabe-se que no ponto P da figura existe um campo magnético na direção da reta RS e apontando de R para S. Quando um próton passa por este ponto com velocidade v mostrada na figura, atua sobre ele uma força, devida a esse campo magnético:


a)       Perpendicular ao plano da figura e “penetrando” nele.

b)       Na mesma direção e sentido do campo magnético.

c)       Na direção do campo magnético, mas em sentido contrário a ele.

d)       Na mesma direção e sentido da velocidade.

e)       Na direção da velocidade, mas em sentido contrário a ela.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11



 








ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00

- assistir à aula: https://youtu.be/MWgZYm2j3So

- período da atividade: 09/11 à 16/11

- entrega das atividades: 16/11

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Circuitos elétricos

Atividades complementares

1 – Quais são os símbolos e unidades de medição das seguintes grandezas elétricas?

a) Tensão elétrica: ___________________________________________________

b) Corrente elétrica: __________________________________________________

c) Resistência elétrica: ________________________________________________

d) Potência elétrica: __________________________________________________

e) Energia elétrica: ___________________________________________________

 

 

2 – Explique detalhadamente a Lei de Ohm (V = R.I).

 

 

 

3 – Explique detalhadamente a chamada segunda Lei de Ohm (P = V.I).

 

 

4 – (ENEM) O choque elétrico é uma sensação provocada pela passagem de corrente elétrica pelo corpo. As consequências de um choque vão desde um simples susto até a morte. A circulação das cargas elétricas depende da resistência do material. Para o corpo humano, essa resistência varia de 1 000 Ω, quando a pele está molhada, até 100 000 Ω, quando a pele está seca. Uma pessoa descalça, lavando sua casa com água, molhou os pés e, acidentalmente, pisou em um fio desencapado, sofrendo uma descarga elétrica em uma tensão de 120 V. Qual a intensidade máxima de corrente elétrica que passou pelo corpo da pessoa?

a) 1,2 mA

b) 120 mA

c) 8,3 A

d) 833 A

e) 120 kA

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00

- assistir à aula: https://youtu.be/OIfH_INfX-8

- período da atividade: 03/11 à 09/11

- entrega das atividades: 09/11

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Modelos atômicos:

 

1. Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:

a) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.

b) uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons.

c) um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron.

d) uma região central com carga negativa chamada núcleo.

e) um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.

 

2. Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:

I. Dalton

II. Thomson

III. Rutherford

(   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
(   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
(   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”.

 

3. O átomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a eletrosfera, os planetas):

Eletrosfera é a região do átomo que:

a) contém as partículas de carga elétrica negativa.

b) contém as partículas de carga elétrica positiva.

c) contém nêutrons.

d) concentra praticamente toda a massa do átomo.

e) contém prótons e nêutrons.

 

4. (ENEM) Os manuais dos fornos micro-ondas desaconselham, sob pena de perda da garantia, que eles sejam ligados em paralelo juntamente a outros aparelhos eletrodomésticos por meio de tomadas múltiplas, popularmente conhecidas como “benjamins” ou “tês”, devido ao alto risco de incêndio e derretimento dessas tomadas, bem como daquelas dos próprios aparelhos.

Os riscos citados são decorrentes de:

a) resistividade da conexão, que diminui devido à variação de temperatura do circuito.

b) corrente elétrica superior ao máximo que a tomada múltipla pode suportar

c) resistência elétrica elevada na conexão simultânea de aparelhos eletrodomésticos.

d) tensão insuficiente para manter todos os aparelhos eletrodomésticos em funcionamento.

e) intensidade do campo elétrico elevada, que causa o rompimento da rigidez dielétrica da tomada múltipla.

 

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00

- assistir à aula: https://youtu.be/B3lQKckhoYs

- período da atividade: 26/10 à 02/11

- entrega das atividades: 02/11

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

DECAIMENTOS NUCLEARES

Decaimentos Radioativos

Núcleos instáveis são denominados radioativos, possuem núcleons (prótons e nêutrons) em um estado de maior energia e emitem partículas e ondas para atingir a estabilidade, chamado de decaimento radioativo. A radiação emitida pode ser 𝛼 (alfa), 𝛽 (beta) ou 𝛾 (gama). Uma partícula alfa é constituída de 2 prótons e 2 nêutrons, e a emissão de uma delas originará um novo elemento com 2 prótons e 2 nêutrons a menos. Por exemplo: 92238𝑈⇒ 90234𝑇ℎ+ 𝛼 (transformando urânio em tório por emissão alfa). O Tório-234 também é instável, e nesse processo ocorre a emissão de uma partícula beta. Quando ocorre esse segundo tipo de emissão, há uma transformação de próton em nêutron, com a emissão de 𝛽+, ou uma transformação de nêutron em próton, com a emissão de 𝛽-. Neste caso, não há a modificação do número de massa, e sim do número atômico, que perde uma unidade no primeiro caso ou ganha uma unidade no segundo. 90234𝑇ℎ⇒ 91234𝑃𝑎+ 𝛽 (transformando tório em protactínio por emissão de beta menos). O protactinio-234 é extremamente instável e se transforma em Urânio-234. Dessa forma, o átomo vai liberando partículas até finalmente se transformar no Chumbo-206, com 82 prótons e 124 nêutrons, que é estável. Um nuclídeo instável é tão energizado que a emissão de partículas não é suficiente para estabilizá-lo, é quando ocorre a radiação gama. Na emissão gama não há transmutação, e sim a liberação de uma explosão de energia na forma de ondas eletromagnéticas como fótons. 53131𝐼⇒ 53131𝐼+ 𝛾 (emissão de energia pelo iodo na forma de radiação gama).


1.       PARA PESQUISAR:

Faça uma pesquisa sobre o funcionamento de um Reator Nuclear e sobre quais foram as consequências dos acidentes ocorridos com os reatores em Chernobyl (1986) e Fukushima (2011).

 

 

 

2.       (ENEM 2002) Nas discussões sobre a existência de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte candidato a hospedar vida. No entanto, há ainda uma enorme variação de critérios e considerações sobre a habitabilidade de Marte, especialmente no que diz respeito à existência ou não de água líquida. Alguns dados comparativos entre a Terra e Marte estão apresentados na tabela. Com base nesses dados, é possível afirmar que, dentre os fatores abaixo, aquele mais adverso à existência de água líquida em Marte é sua:




(A) grande distância ao Sol.

(B) massa pequena.

(C) aceleração da gravidade pequena.

(D) temperatura média muito baixa.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00

- assistir à aula: https://youtu.be/B3lQKckhoYs

- período da atividade: 19/10 à 26/10

- entrega das atividades: 26/10

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

FENÔMENOS NUCLEARES

ATIVIDADE 1 – FORMAÇÃO NUCLEAR

É comum, em nossos dias, ouvirmos falar de energia nuclear, frequentemente em associação com os efeitos das radiações, das usinas e das bombas nucleares. Nosso objetivo agora será entender como ocorrem alguns desses fenômenos, discutir como se relacionam e mostrar que muitos são fundamentais para nossa sobrevivência, e que podem ser empregados para promover nosso bem-estar por meio de sua utilização na medicina.

 

Você já viu o símbolo abaixo? O que ele pode significar?

Símbolo Trifólio

Por mais contraditório que possa parecer, esse símbolo é muito comum em hospitais. Se você já fez uma radiografia, deve tê-lo visto na porta da sala de exames ou nas máquinas responsáveis por esse tipo de exame. Hoje em dia, a radioatividade voltou a ser tema de debate, sobretudo com a proposta de criação de usinas nucleares para geração de energia elétrica. Os que defendem tais usinas acreditam que elas oferecem muitas vantagens em comparação às usinas termoelétricas e mesmo a hidrelétricas.

 

Como é possível avaliar os riscos e os benefícios do uso de materiais radioativos?

O objetivo deste tema é mostrar como ocorrem alguns dos fenômenos radioativos e discutir como eles se relacionam ao cotidiano. Pretende-se mostrar que muitos deles são fundamentais para a sobrevivência e que podem ser utilizados para promover o bem-estar do homem, por meio de aplicações na medicina, por exemplo. Para conhecer a radioatividade e sua interação com a matéria, é necessário partir de uma compreensão sobre o núcleo do átomo. As atividades anteriores abordavam fenômenos atômicos sem discutir, especificamente, a sua constituição. Daqui em diante ele passará de coadjuvante para ator principal nas discussões.


PARA PESQUISAR:

Pesquise a origem do nome “radioatividade”, os tipos de radiação eletromagnética e quais cientistas contribuíram para a descoberta dessa propriedade presente em alguns elementos.

 

 

 

Exercício complementar: (ENEM 2001 - adaptado) Gilberto Gil usa na letra da música “Seu Olhar”, de 1984, a palavra composta anos-luz. O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a (à)

(A) tempo.

(B) aceleração.

(C) distância.

(D) velocidade.

 

ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00

- assistir à aula: https://youtu.be/B3lQKckhoYs

- período da atividade: 13/10 à 19/10

- entrega das atividades: 19/10

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Atividade de revisão:

 

1. Marque a alternativa correta a respeito do fenômeno da refração da luz.

a) A refração é caracterizada pela mudança de meio de propagação da luz, que sempre ocasiona aumento em sua velocidade.

b) O índice de refração é definido como sendo a razão entre a velocidade da luz em um meio qualquer e a velocidade da luz no vácuo.

c) A lei de Snell só pode ser aplicada quando a refração ocorre entre o ar e um meio qualquer.

d) Na passagem do maior para o menor índice de refração, a luz sofre aumento em sua velocidade.

e) Na passagem do menor para o maior índice de refração, a luz sofre aumento em sua velocidade.

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

     


ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00

- assistir à aula: https://youtu.be/B3lQKckhoYs

- período da atividade: 21/09 à 28/09

- entrega das atividades: 28/09

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

ATIVIDADE 4 – RAIO LASER

 

A maioria dos produtos que compramos possuem um código de barras como o da imagem. Os códigos de barras, além de esconderem um sistema organizado de classificação, a partir de combinações numéricas representadas por listras de diferentes espessuras, são o meio mais eficaz para identificação rápida das informações convertidas pelo computador, e sua leitura é feita por um aparelho que emite raios laser. Você sabe como funcionam os leitores de código de barras utilizados nos caixas de supermercado e em banco? Por que, na maioria dos dispositivos que utilizam a luz laser, existe um aviso indicando que se deve tomar cuidado com os olhos ao manuseá-los? Qual seria o motivo para existir tal aviso? Primeiramente, vamos investigar qual é a diferença entre a luz emitida por um laser e a emitida por uma lâmpada comum, como a de uma lanterna. Em seguida, estudaremos algumas aplicações do laser.

 

Caixa de texto: Laser é uma sigla em inglês que se origina da expressão Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation Stimulated Emission of Radiation ou Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. Para funcionar, é necessário que um número suficiente de componentes de um dado material básico seja excitado, ou seja, receba energia, para que alcance um nível de energia mais alto que seu estado fundamental. A tendência natural de átomos e moléculas é voltar ao estado de mais baixa energia eliminando o excesso. Uma das formas de eliminar esse excesso de energia é por meio de um pacote de luz, ou fóton. A emissão inicial de fótons pode ser espontânea, mas no Laser, devido suas características, ocorre a emissão estimulada. Nesse caso, os fótons já existentes estimulam a volta de todo o sistema para o estado fundamental causando uma “avalanche” de luz. Essa luz, por partir de uma origem comum, apresenta característica físicas especiais; por exemplo, cada fóton tem o mesmo valor do comprimento de onda e da fase. Não são todos os materiais que permitem a emissão Laser, mas na atualidade existem diversos tipos de Laser disponíveis. Suas aplicações também são várias, desde o apontador laser e o driver de CD, até seu uso em cortes industriais e cirurgias. Escrito por Elso Drigo Filho – docente do Departamento de Física da UNESP, especialmente para o São Paulo Faz Escola.   

    












                Perigo  


Responda:

1. Algumas tecnologias como CD-ROM, DVD-ROM e Blu-ray, utilizam raios laser para gravação de dados. Faça uma pesquisa apontando a diferença entre essas tecnologias e explique por que um DVD consegue armazenar sete vezes mais dados que um CD, e um Blu-ray consegue armazenar cinco vezes mais dados que um DVD.

 

 

2. As canetas laser, para apresentação, permitem que o palestrante indique as informações projetadas e a serem comentadas, mesmo encontrando-se a uma grande distância delas. Quais as principais vantagens da luz laser em relação à luz comum?

 

 

 

3. Com base em seus conhecimentos e no que pesquisou na atividade, responda aos itens abaixo:

a) Existe alguma relação entre o comprimento de uma onda (λ) e a sua cor?

 

 

b) Alguns filmes de ficção utilizam a luz laser para cortar, por exemplo, uma chapa de aço. Você acha que isso é possível na vida real? Explique.

 

 

Exercício extra:

46 (Enem 2012 - Primeiro Dia)

A eficiência das lâmpadas pode ser comparada utilizando a razão, considerada linear, entre a quantidade de luz produzida e o consumo. A quantidade de luz é medida pelo fluxo luminoso, cuja unidade é o lúmen (lm). O consumo está relacionado à potência elétrica da lâmpada que é medida em watt (W). Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 40W emite cerca de 600 lm, enquanto uma lâmpada fluorescente de 40 W emite cerca de 3000 lm.

Disponível em http://tecnologia.terra.com.br. Acesso em: 29 fev. de 2012 (adaptado).

 

A eficiência de uma lâmpada incandescente de 40 W é

a.       Maior que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz menor quantidade de luz.

b.      Maior que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que produz menor quantidade de luz.

c.       Menor que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz a mesma quantidade de luz.

d.      Menor que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, pois consome maior quantidade de energia.

e.       Igual a de uma lâmpada fluorescente de 4

 

 


 Atividades de física 3º ano – Prof. Simeire

 Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://youtu.be/g88ZmKyyqp4
- período da atividade: 14/09 à 21/09
- entrega das atividades: 21/09
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.
Atividades:
Efeito Fotoelétrico
Em 1921, Albert Einstein ganhou o prêmio Nobel da Física por ter resolvido um dos problemas que mais intrigavam os físicos na época – o efeito fotoelétrico. Para explicar esse efeito, Einstein, em 1905, publicou um trabalho que explicava por que a luz, ao atingir uma superfície metálica com frequência suficientemente alta, era capaz de retirar elétrons, eletrizando o metal, fenômeno que ficou conhecido como efeito fotoelétrico. Em sua explicação, teve que admitir não só que a luz era emitida em pacotes, mas que cada um desses pacotes possui uma energia bem definida, que corresponde a múltiplos de apenas determinadas frequências, assim como sugerido por Planck. Esses pacotes de energia são os fótons, cada qual com sua energia bem determinada, dada pela equação de Planck: E = h. f, onde f é a frequência da luz ou da radiação emitida, e h é a famosa constante de Planck, cujo valor é: h = 6,6. 10−34 J.s.
Desse modo, a energia dos fótons depende da frequência da radiação incidente, e não da intensidade desta. Para cada material, existe uma frequência mínima da radiação eletromagnética, abaixo da qual não são produzidos fotoelétrons, por mais intensa que seja esta radiação.
1. Após realizar a leitura do texto sobre o Efeito Fotoelétrico, responda às questões a seguir:

                        a. O que é o efeito fotoelétrico e por que esse efeito ocorre preferencialmente em superfícies metálicas? Justifique sua resposta e faça um esquema de como pode ocorrer o efeito fotoelétrico em placas metálicas.

                        b. Analise a afirmação abaixo e justifique, segundo seu conhecimento sobre o efeito fotoelétrico: “Uma radiação violeta consegue arrancar elétrons ao atingir uma placa metálica, enquanto uma radiação de mesma intensidade, contudo, de cor vermelha, não consegue arrancar elétrons da placa. Quando aumentamos a intensidade da luz vermelha, ela também consegue arrancar elétrons da placa metálica.”

                        c. Cite outros dispositivos que utilizam o efeito fotoelétrico no cotidiano.






 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
assistir à aulahttps://youtu.be/OIfH_INfX-8
período da atividade08/09 à 14/09
entrega das atividades14/09
como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:

ATIVIDADE 2 – ESPECTROSCOPIA
Leia o texto abaixo e responda:





 







No início do século XIX, o cientista alemão Joseph Von Fraunhofer descobriu linhas escuras em posições específicas do espectro solar. Posteriormente, descobriu que um gás incandescente emite o mesmo tipo de linhas no espectro. Se estiver aquecido, ele emite luz e as linhas são brilhantes. Mas, se for atravessado por luz branca de baixa temperatura, ele absorve a luz, produzindo linhas escuras de absorção. Para um mesmo elemento químico, a posição das linhas de emissão ou absorção no espectro é a mesma. O mais importante é que cada elemento químico possui um conjunto de linhas no espectro que o caracterizam. É como se fosse a impressão digital desse elemento químico. Isso permite analisar a composição química dos gases de uma chama ou da atmosfera de uma estrela a milhões de anos-luz de distância. O espectro, em geral, constitui-se de diferentes séries de linhas para determinado elemento. A primeira observação foi feita em 1885 pelo professor suíço J. J. Balmer, que observou uma série de linhas discretas emitidas pelo hidrogênio.

Leis de Kirchhoff
Em seus trabalhos, Kirchhoff extraiu algumas “leis” empíricas muito úteis no tratamento de espectros. São elas: 
1. Um corpo opaco muito quente (sólido, líquido ou gasoso) emite um espectro contínuo.
2. Um gás transparente muito quente produz um espectro de linhas brilhantes (de emissão). O número e a posição dessas linhas dependem dos elementos químicos presentes no gás.
3. Se um espectro contínuo emitido por um corpo quente passar por um gás a temperatura mais baixa, a presença do gás frio faz surgir linhas escuras (absorção). O número e a posição dessas linhas dependem dos elementos químicos presentes no gás.
No modelo atômico de Bohr, os elétrons, ao serem excitados por uma fonte externa de energia, saltam para um nível de energia maior e, ao retornarem aos níveis de energia menor, liberam energia na forma de luz (fótons). Como a cor da luz emitida depende da energia entre os níveis envolvidos na transição e como essa diferença varia de elemento para elemento, a luz apresentará uma cor característica para cada elemento químico.

a)       Explique o que é um espectro.
b)       Qual é a grande aplicabilidade dos espectros para identificação dos materiais?
c)       Qual é a relação entre um espectro de absorção e um espectro de emissão?


ATIVIDADE 3 – EFEITO FOTOELÉTRICO
Em nosso cotidiano existem muitos equipamentos que “funcionam sozinhos”, como portas de lojas, lâmpadas que acendem automaticamente quando anoitece etc. Você já parou para pensar em como pode ocorrer esse funcionamento?
1)       Observe a imagem indicando como deve ser o uso de uma torneira. Discuta com os seus colegas e escreva como pode ocorrer esse funcionamento.













2) Você acha que é possível obter uma corrente elétrica iluminando um pedaço de metal? Explique.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09


Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://youtu.be/OIfH_INfX-8
- período da atividade: 31/08 à 07/09
- entrega das atividades: 07/09
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:

1) Pesquise em sites confiáveis na internet, informações sobre os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Elabore uma tabela e registre as ideias centrais de cada modelo. Procure notar em qual modelo se introduzem as cargas elétricas no interior do átomo e a forma como elas estão distribuídas.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://youtu.be/kWAvo3Cvfhg
- período da atividade: 17/08 à 24/08
- entrega das atividades: 24/08
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

TEMA 1: MATÉRIA, SUAS PROPRIEDADES E ORGANIZAÇÃO

ATIVIDADE 1 – MODELOS ATÔMICOS
O mundo é formado por uma grande quantidade de seres e objetos muito diferentes entre si. Semelhanças e diferenças aproximam e separam os materiais que nos cercam. Você já observou os objetos que nos cercam? Já percebeu que são compostos de diferentes materiais? Esses materiais possuem alguma característica em comum?

PARA PESQUISAR:

Pesquise o que é “átomo” e faça uma representação do átomo de hidrogênio indicando sua estrutura e seu diâmetro.


                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08


Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://youtu.be/DrmtA78oW1k
- período da atividade: 10/08 à 17/08
- entrega das atividades: 17/08
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.


Existem diversas fontes energéticas disponíveis em nosso planeta e que se dividem em dois tipos: energias renováveis e não renováveis. Energia renováveis são utilizáveis e aproveitadas ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento. Exemplos: energia solar, energia eólica e energia hídrica. Em compensação, as energias não renováveis são recursos que existem na natureza e que, uma vez esgotadas, não se recompõe. Exemplos: carvão mineral, petróleo, gás natural.
A foto abaixo mostra o Parque Eólico Reis dos Ventos, em Galinhos – Natal.




Atividades:  


1.      (Enem 2007) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

a) Óleo diesel.
b) Gasolina.
c) Carvão mineral.
d) Gás natural.
e) Vento.

2.      (Enem 2002) Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:

a) não provocarem impacto ambiental.
b) independerem de condições climáticas.
c) a energia gerada poder ser armazenada.
d) utilizarem fontes de energia renováveis.
e) dependerem das reservas de combustíveis fósseis.

3.      (Enem 2001) O setor residencial brasileiro é, depois da indústria, o que mais consome energia elétrica. A participação do setor residencial no consumo total de energia cresceu de forma bastante acelerada nos últimos anos. Esse crescimento pode ser explicado:
I. pelo processo de urbanização no país, com a migração da população rural para as cidades.
II. pela busca por melhor qualidade de vida com a maior utilização de sistemas de refrigeração, iluminação e aquecimento.
III. pela substituição de determinadas fontes de energia - a lenha, por exemplo - pela energia elétrica.
Dentre as explicações apresentadas:
a) apenas III é correta.
b) apenas I e II são corretas.
c) apenas I e III são corretas.
d) apenas II e III são corretas.
e) I, II e III são corretas.

4.      Analise o gráfico abaixo que indica o consumo de energia no Brasil por classe em GWh do ano de 2016 e responda aos itens abaixo:

 

a)      O gráfico mostra que o setor industrial é o que mais consome energia no Brasil, aproximadamente 30%. Você faz parte desse consumo? Explique.


      b)      Em qual setor uma diminuição no consumo de energia teria maior impacto? De quanto seria o impacto no consumo de energia total, em termos porcentuais, se o setor residencial economizasse 10% de seu consumo?

ATIVIDADES
Código GOOGLE CLASS ROOM - 3º A: 32ccjux



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES

Código GOOGLE CLASS ROOM - 3º A: 32ccjux
Código GOOGLE CLASS ROOM – 3º B: p7aftx5
https://classroom.google.com/u/3/c/MTE0NzA3Mzk0MzAw/a/MTQxNjU3Nzk1NDA4/details


Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
assistir à aulahttps://youtu.be/HqAvb_pTgh4
período da atividade: 03/08 à 10/08
entrega das atividades: 10/08
como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:

1.      Faça uma pesquisa sobre usinas hidrelétricas para responder às questões:

a)      Por que há a necessidade de fazer barragens nas usinas hidrelétricas?
b)      Assim como nos dínamos, há imãs nos geradores das usinas? Explique.
c)      Que vantagens e desvantagens existem na produção de energia elétrica pelas usinas hidrelétricas em relação às outras usinas?

d)      Quais transformações de energia estão envolvidas em uma usina hidrelétricas?







                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Durante o bimestre os alunos foram orientados a fazer as atividades enviadas com ajuda das aulas do CMSP e minhas orientações. Agora, nessa semana de estudos intensivos, os alunos terão a oportunidade de fazer ou refazer as atividades do bimestre para contemplar as habilidades estruturantes de cada conteúdo. Esta orientação da semana de estudos intensivos será feita via WhatsApp, Google ClassRoom ou E-mail e também serão encaminhados os links das aulas do CMSP, sendo assim uma revisão dos conteúdos já trabalhados durante o bimestre.

- Conselho de classe/série dia 03/08/2020
- Digitação das notas até 30/07/2020


Código GOOGLE CLASS ROOM - 3º A: 32ccjux
Código GOOGLE CLASS ROOM – 3º B: p7aftx5


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
ATIVIDADES


Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
- período da atividade: 20/07 à 27/07
- entrega das atividades: 27/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:

1.      Após assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3nbDBCg6thM, responda:

a)      Quando a bobina inicia o movimento?

b)      Por que a bobina gira e mantém esse giro constante?

c)      Qual a função do ímã no experimento?

d)      Qual é a importância do campo magnético no funcionamento do motor?

e)      O que ocorre se inverter a polaridade do ímã?

f)       Quais grandezas físicas estão relacionadas com a velocidade do giro do motorzinho?

2.       Podemos dizer que a bobina do motor, constituída de várias espiras, quando percorrida por uma corrente também “cria” um campo magnético? Explique.








Para saber mais: Força Magnética A produção de movimento a partir da eletricidade nos motores elétricos envolve o surgimento de um campo magnético numa certa região a existência de um fio condutor com corrente elétrica colocado nessa mesma região. Nessa situação, o fio com corrente fica sujeito a uma força magnética e entra em movimento. O surgimento da força depende da existência do campo magnético e da corrente elétrica e é expressa pela equação 𝐹=𝐵 .𝑖 .𝑙 .𝑠𝑒𝑛 𝜃, onde B é a intensidade do campo magnético, i intensidade da corrente, l comprimento do fio, e 𝜃 o ângulo formado entre as direções da corrente e campo magnético e que indica que uma carga elétrica q, ao penetrar numa região com campo magnético 𝐵⃗ , com uma velocidade v, sofre a ação de uma força F que tem sua direção e sentido dado pela regra da mão esquerda (o ângulo formado entre direções da velocidade e do campo magnético).

















LINK GOOGLE CLASS ROOM - 3º A:
Código: 32ccjux

LINK GOOGLE CLASS ROOM – 3º B:
Código: p7aftx5
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: quarta-feira às 19:15 – 20:00
- período da atividade: 13/07 à 20/07
- entrega das atividades: 20/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:

Quando ouvimos a palavra “magnetismo” muitas vezes nos remete a pensar nos ímãs utilizados nas portas de geladeiras ou em placas metálicas para prender recados. Podemos também lembrar do magnetismo terrestre, como foi tratado nas atividades anteriores. Mas é só para isso que os ímãs servem?

1.       Observe a imagem abaixo e responda: você saberia dizer como é possível aumentar a força de um ímã?



2.       Você já parou para pensar se existe alguma relação entre eletricidade e magnetismo? Justifique


3.       Um experimento consiste em colocar ao redor de um fio percorrido por uma corrente elétrica várias bússolas, como mostra a imagem.
a)        Observando a figura, em específico a orientação das agulhas dos ímãs, o que você consegue concluir sobre a passagem da corrente elétrica pelo fio?



b)        Caso a intensidade da corrente elétrica desse experimento se intensifique, o que você imagina que ocorrerá?


c)       Se a agulha for colocada a distâncias cada vez maiores em relação ao fio, o que poderá acontecer com a orientação da agulha?
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: quarta-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://youtu.be/InKnIJRt77I
- período da atividade: 06/07 à 13/07
- entrega das atividades: 13/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:

1.    I.   Uma carga elétrica submetida a um campo magnético sofre sempre a ação de uma força magnética. 
II. Uma carga elétrica submetida a um campo elétrico sofre sempre a ação de uma força elétrica.
III. A força magnética que atua sobre uma carga elétrica em movimento dentro de um campo magnético é sempre perpendicular à velocidade da carga.
Aponte abaixo a opção correta:
a) Somente I está correta.
b) Somente II está correta.
c) Somente III está correta.
d) II e III estão corretas.
e) Todas estão corretas.

2.    A figura representa os polos de um ímã e um feixe de elétrons penetrando no campo magnético deste ímã com velocidade V, perpendicularmente ao plano do papel.

O feixe de elétrons deslocar-se-á segundo a orientação dada pela seta:
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) nenhuma destas

3.    A figura mostra a tela de um osciloscópio onde um feixe de elétrons, que provém perpendicularmente da página para seus olhos, incide no centro da tela. Aproximando-se lateralmente da tela dois ímãs iguais com seus respectivos polos mostrados, verificar-se-á que o feixe:

a) será desviado para cima 
b) será desviado para baixo 
c) será desviado para a esquerda 
d) será desviado para a direita 
e) não será desviado.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07


Leia o texto abaixo e responda:

Brasileiros isolam mais bactérias magnéticas na Antártida
De difícil cultivo, bactérias que se orientam usando campos magnéticos têm várias aplicações em potencial
Sorriso aberto, aplauso contido: assim a doutoranda em microbiologia Karen Tavares Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) reage ao ver, na lâmina do microscópio, um ponto escuro mover-se para a borda de uma gota d'água, atraído pelo polo sul de um ímã. Alegria que aumenta quando, retirado o ímã, o ponto afasta-se. Era a confirmação de que amostras de sedimentos colhidas de uma praia na Antártida contêm bactérias capazes de se orientar usando campos magnéticos.


1. Certas bactérias produzem biologicamente pequenos grãos de magnetita, que são monodomínios magnéticos que atuam como bússolas para detectar o campo magnético terrestre. Equipado com esses sensores de direção, esses organismos são capazes de atingir o fundo de lagos para localizar maior quantidade de alimentos.
a) Represente as linhas de campo magnético da Terra identificando os polos geográficos e magnéticos.











b) Uma amostra foi coletada próxima ao hemisfério norte. Qual seria a direção sensorial da bactéria?


ENVIAR PARA O E-MAIL:simeirerezende@hotmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADES
Código: 32ccjux




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
ATIVIDADES

Leia a notícia abaixo, assista ao vídeo e responda aos itens:
Evitar riscos desnecessários, a melhor prevenção contra choques elétricos
Quais os perigos do choque elétrico? Como evitar acidentes fatais com eletricidade? O que acontece quando uma corrente elétrica percorre o corpo humano? São questões que vieram à tona depois do acidente fatal que vitimou um jovem que, durante o Carnaval, encostou num poste de metal energizado. De acordo com o professor da USP de São Carlos, é importante evitar riscos desnecessários, como manusear equipamentos conectados na tomada quando se está mexendo com condutores de eletricidade, como a água, por exemplo. Mesmo aparelhos celulares podem provocar acidentes, muitas vezes fatais.


1.       Agora, responda:
a)       Quais são as consequências da passagem de corrente elétrica com diferentes intensidades pelo corpo humano?
b)       Analise a seguinte situação: um eletricista relata que, mesmo calçado com uma bota de borracha, tomou um choque ao fazer a manutenção na rede elétrica residencial. Explique porque isso ocorreu.
c)       Quais são os fatores que mais influenciam em um choque?

2.       Observe a tabela abaixo e compare o que pode acontecer se uma corrente elétrica percorrer o corpo de uma pessoa com a pele molhada (resistência 1000 Ω) e com a pele seca (resistência 1000 000 Ω) quando submetida a uma tensão de 127 V.

Corrente Elétrica (A)
Efeito
0,001
Pode sentir dor

0,005
É doloroso

0,010
Causa contração voluntária dos músculos

0,015
Causa perda de controle muscular

0,070
Se a corrente atravessar o coração por mais de um segundo, causa comprometimento sério (fibrilação), que pode ser fatal

3.       Um carro foi atingido por um fio de alta tensão. Cite quais deverão ser os procedimentos de segurança para que não ocorra nenhuma vítima.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


ATIVIDADES

1.      Assista a vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=qNJDcDsXOzA

Resolva as atividades
1.      Deseja-se eletrizar um objeto metálico, inicialmente neutro, pelos processos de eletrização conhecidos, e obter uma quantidade de carga negativa de 3,2 μC. Sabendo-se que a carga elementar vale 1,6 x 10–19 C, para se conseguir a eletrização desejada, será preciso
a) retirar do objeto 20 trilhões de prótons.
b) retirar do objeto 20 trilhões de elétrons.
c) acrescentar ao objeto 20 trilhões de elétrons.
d) acrescentar ao objeto cerca de 51 trilhões de elétrons.
e) retirar do objeto cerca de 51 trilhões de prótons.

2.      Dizer que a carga elétrica é quantizada significa que ela:
a) só pode ser positiva
b) não pode ser criada nem destruída
c) pode ser isolada em qualquer quantidade
d) só pode existir como múltipla de uma quantidade mínima definida
e) pode ser positiva ou negativa

3.      Julgue os itens a seguir:
1. Um corpo que tem carga positiva possui mais prótons do que elétrons;
2. Dizemos que um corpo é neutro quando ele possui o mesmo número de prótons e de elétrons;
3. O núcleo do átomo é formado por elétrons e prótons.
Estão corretas as afirmativas:
a) 1 e 2 apenas
b) 2 e 3 apenas
c) 1 e 3 apenas
d) 1, 2 e 3
e) nenhuma.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES

26/05/2020 até 29/05/2020 para serem realizadas, as atividades que não foram entregues pelos alunos nas semanas anteriores.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05



ATIVIDADES
                Obs: não precisa copiar os enunciados e tabelas, apenas responder.

    1.       Numa rede residencial (127 V) foram ligados o chuveiro (5 500 W), o ferro de passar roupas (1200 W) e um secador de cabelo (900 W) o que provocou a abertura ou desarme do disjuntor (chave de proteção) do circuito. Monte um esquema dessa ligação, calcule o valor da corrente elétrica e da resistência de cada aparelho do circuito e explique qual a função do disjuntor e por que o mesmo desarmou.

    2.       (ENEM 2010) Todo carro possui uma caixa de fusíveis, que são utilizados para a proteção dos circuitos elétricos. Os fusíveis são constituídos de um material de baixo ponto de fusão, como o estanho, por exemplo, e se fundem quando percorridos por uma corrente elétrica igual ou maior do que aquela que são capazes de suportar. O quadro a seguir mostra uma série de fusíveis e os valores de corrente por eles suportados.

Um farol usa uma lâmpada de gás halogênio de 55 W de potência que opera com 36 V. Os dois faróis são ligados separadamente, com um fusível para cada um, mas, após um mau funcionamento, o motorista passou a conectá-los em paralelo, usando apenas um fusível. Dessa forma, admitindo-se que a fiação suporte a carga dos dois faróis, o menor valor de fusível adequado para a proteção desse novo circuito é o:



a) azul                  b) preto              c) laranja                      d) amarelo            e) vermelho

    3.       (ENEM 2018) Ao dimensionar circuitos elétricos residenciais, é recomendado utilizar adequadamente bitolas dos fios condutores e disjuntores, de acordo com a intensidade de corrente elétrica demandada. Esse procedimento é recomendado para evitar acidentes na rede elétrica. No quadro a seguir é especificada a associação para três circuitos distintos de uma residência, relacionando tensão no circuito, bitolas de fios condutores e a intensidade de corrente elétrica máxima suportada pelo disjuntor.

Com base no dimensionamento do circuito residencial, em qual(is) do(s) circuito(s) o(s) equipamento(s) é(estão) ligado(s) adequadamente?
a) Apenas no Circuito 1.
b) Apenas no Circuito 2.
c) Apenas no Circuito 3.
d) Apenas nos Circuitos 1 e 2.
e) Apenas nos Circuitos 2 e 3.

    4.       Nas instalações elétricas residenciais, utiliza-se para grande parte das tomadas e lâmpadas fio número 10 (segundo as especificações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o   Inmetro), que suporta sem superaquecimento uma corrente elétrica máxima de 30 A. Utilizando um benjamim, uma pessoa ligou um micro-ondas (1 700 W), um liquidificador (300 W) e uma torradeira (750 W). Sabendo que a tensão elétrica da tomada e de 127 V, o fio suportará os três aparelhos ligados? Explique sua resposta.

     Bons estudos!! J simeirerezende@hotmail.com


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

ATIVIDADES


Responda:

1. Assinale o dispositivo elétrico capaz de transformar parte da energia elétrica a ele fornecida em outras formas de energia que não sejam exclusivamente a energia térmica.
a) Resistor
b) Voltímetro
c) Amperímetro
d) Gerador
e) Receptor

2. Chuveiros elétricos, lâmpadas incandescentes, fios condutores e ferros elétricos possuem algo em comum: todos podem ser classificados no mesmo grupo de dispositivos elétricos. Esses dispositivos podem ser considerados como:
a) Receptores
b) Resistores
c) Fusíveis
d) Disjuntores
e) Geradores

3. Alguns dispositivos de segurança utilizados em circuitos elétricos possuem o intuito de interromper a passagem de grandes correntes elétricas que poderiam ser prejudiciais para o seu funcionamento. São dispositivos de segurança:
a) Pilhas
b) Resistor e varistor
c) Fusível e disjuntor
d) Interruptor
e) Amperímetro e voltímetro

4. Assinale a alternativa incorreta acerca dos dispositivos usados em circuitos elétricos:
a) Os geradores são usados para fornecer a diferença de potencial necessária para o funcionamento dos circuitos elétricos.
b) Os motores elétricos são bons exemplos de receptores: transformam parte da energia elétrica em energia cinética e sofrem pequenas perdas de energia pelo efeito Joule.
c) Pilhas são geradores que transformam energia química em energia elétrica.
d) Os fusíveis e disjuntores são usados para abaixar a corrente máxima formada nos circuitos.
e) Os interruptores são usados para ativação e desativação de circuitos elétricos por meio da interrupção da corrente elétrica.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

ATIVIDADES


     1.       Assista ao vídeo no YouTube:
     2.       Diferencie, resumidamente, em suas palavras:
     ·         Circuito elétrico
     ·         Circuito em serie
     ·         Circuito misto

BONS ESTUDOS E FIQUEM EM CASA!! J
QUALQUER DÚVIDA: simeirerezende@hotmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


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