terça-feira, 15 de dezembro de 2020

MATEMÁTICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Atividades de reforço e recuperação

(estas atividades se destinam aos alunos que não entregaram nenhuma atividade nos bimestres)

Disciplina: Matemática

Prefº. Benício

               3 ª Série A e B

As atividades deverão ser respondidas no próprio caderno (APRENDER SEMPRE vol. 4) ou em uma folha e encaminhadas por fotos no E-mail do professor (beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br) ou pelo WhatsApp, até 27/10/2020.

Ao encaminhar as atividades favor colocar:

- Nome completo e série.

                     Atividades :

    Função exponencial, crescimento ou decrescimento.

    Esse assunto já foi abordado em protocolo de entrega. Referentes a Habilidade (EF08MA03)

    Na página 53 do caderno do aluno (Aprender sempre), vol. 4 item 2 e 3, há duas questões sobre o tema. Leia com atenção os enunciados e resolva os itens:




 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

PRAZO DE ENTREGA

 

De 07/12/2020 a 14/12/2020 entregar pelo WhatsApp, classroom ou e-mail.

 

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADES

 

- Avaliação Diagnostica de Retorno (RETIRAR NA ESCOLA)

- Entregar atividades em atraso

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

 

ATIVIDADES

SEQUENCIA DE ATIVIDADES 2

DIAGRAMA DE ARVORE E O PRINCIPIO MULTIPLICATIVO

 

APRENDER SEMPRE: PAGINA 26 E 27

 

LINK DO VIDEO EXPLICATIVO: https://youtu.be/YYRrjaJ9bGg

 

 


 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Até 27/11/2020

 

ATIVIDADES

SEQUENCIA DE ATIVIDADES 2

DIAGRAMA DE ARVORE E O PRINCIPIO MULTIPLICATIVO

 

APRENDER SEMPRE: PAGINA 24 E 25

 

LINK DO VIDEO EXPLICATIVO: https://youtu.be/E4z2_UozMvM

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

 

13/11/2020 entregar pelo WhatsApp, classroom ou e-mail.

 

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 – APRENDER SEMPRE

 

PÁGINAS 21 E 22.

 

 

 

LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO VOL.3, APRENDER SEMPRE:

https://youtu.be/YQHcxVuJivU

 

 

 

 

 

 

 

 

RETIRAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E RETIRAR A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Atividades: 06/11/2020

 

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 – APRENDER SEMPRE

 

AULAS 1 E 2

 

PÁGINA 5

PÁGINA 6

PÁGINA 7

 

 

 

 

LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO VOL.3, APRENDER SEMPRE:

https://youtu.be/Lkd9-urSRQE

 

 

 

 

 

 

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

 

CADERNO DO ALUNO VOLUME 3

 

LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO VOL.3:

https://youtu.be/unsoERqyoAQ

 

 

 

ATIVIDADES PARA PROVÃO DE REFORÇO:

 

 

1- Quantos números de 3 algarismos ( sem repeti - Los num mesmo número) podemos formar com os algarismos 1, 2, 3 ?

a) 3

b) 4

c) 5

d) 6

 

 2- Ao lançarmos sucessivamente ,3 moedas diferentes, quantas são as possibilidades de resultado?

 

a) 8

b) 7

c) 6

d) 5

 

PRAZO DE ENTREGA

 

Atividades: 30/10/2020

 

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10 .

      CADERNO DO ALUNO VOLUME 3

 

 

Aprender sempre vol único páginas 98 e 99

 

 Curso de Matemática Paccola, página 602.

 

 

 

LINKS EXPLICATIVOS DAS ATIVIDADES:

https://youtu.be/xtt9_sv_1aA

 

 

 

 

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PRAZO DE ENTREGA

 

Atividades: 23/10/2020


E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

CADERNO DO ALUNO VOLUME 3

 

TEMA 3

 

 

PÁGINA 19

 

ATIVIDADE 2

ATIVIDADE 4

 

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 8

 

-MÁXIMO E MÍNIMO DE PARÁBOLA

 

PÁGINA 94

 

8.1- ATIVIDADE 1

ATINGINDO O MÁXIMO

 

ITENS A) e B) (caderno do aluno volume único)

 

CORREÇÃO ENEM QUESTÃO 151 (2015)

 

PROPOSIÇÃO- ENEM QUESTÃO 158 (2017)

 

 

LINKS EXPLICATIVOS DAS ATIVIDADES:

https://youtu.be/hH7af319VGg

https://youtu.be/aSdsGk5IJ_w

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

CADERNO DO ALUNO VOLUME 3

 

TEMA3

CRESCIMENTO E DESCRESCIMENTO DE FUNÇÕES.

 

PÁGINA 16

PÁGINA 17

PÁGINA 18

PAGINA 19

 

LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES:

https://youtu.be/Zrmzcuh6hDU

 

 

 

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

 

LINKS EXPLICATIVOS DAS ATIVIDADES:

https://youtu.be/ODLlvDdy4Oc

https://youtu.be/TlCfvvSFo4I

 

 

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09


TEMA 2- Gráficos de funções

PAGINA 14

ATIVIDADE 5

(ENEM 2019) QUESTÃO 168

LINK EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES ACIMA:

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PRAZO DE ENTREGA

Atividades: 18/09/2020

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09


ATIVIDADES


TEMA 1- ESTUDOS DAS FUNÇÕES

ATIVIDADE 11
PÁGINA 10/11

ATIVIDADE 12
PÁGINA 11

Itens
(A), (B), (C) e (D)

ATIVIDADE 13
ATIVIDADE 14
ATIVIDADE 15
ATIVIDADE 16
PÁGINA 11

ATIVIDADE 17
ATIVIDADE 18
PÁGINA12

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADE 7
Identifique se a representação gráfica das
funções a seguir é uma parábola, com a
concavidade direcionada para cima( expressão de alegria ) ou com
a concavidade direcionada para baixo ( expressão de tristeza)

( ) f(x) = 3x² – 5x + 1
(  ) g(x) = –x² + 2x²
( ) h(x) = –4x² + 5x + 2

Resolução: identifique o coeficiente de x². Se for positivo a parábola se volta para cima, se for negativo será voltada para baixo.
Exemplo: h (x)= -4x² + 5x + 2
O coeficiente de x² é -4 e portanto a concavidade e para baixo.

ATIVIDADE 8
Defina a característica observada, no exercício
anterior, para determinar se a concavidade da
parábola é direcionada para cima ou a concavidade é direcionada para baixo.

Resolução: Se o coeficiente de x² da função for positivo a concavidade é para cima. Se o coeficiente de x² for negativo é para baixo.

ATIVIDADE 9
No gráfico de uma função polinomial do 1º grau
podemos notar as seguintes características:
à a reta que representa a função intercepta em um
único ponto o eixo x;
àa reta que representa a função intercepta em um
único ponto o eixo y.

Dadas as equações de retas a seguir encontre os
pontos de intersecção nos eixos (x e y):

a) y = x + 3
b) y = 2x – 8
c) y = –3x – 3
d) y = 6 – x

Resolução: Para sabermos o ponto intersecção basta em um momento igualar X a 0 e em outro Y a 0. Como exemplo observe o item D.

Y = 6 – X à Para Y = 0 temos:
0 = 6 – X à X = 6.
Para X = 0 temos Y= 6 – 0 à Y= 6.

Isso significa que a reta da função do 1° grau intersecta o eixo Y no ponto 6, e intersecta o eixo X no ponto 6.

ATIVIDADE 10
Podemos observar como característica das
funções polinomiais de 2º grau a quantidade de raízes reais (ou zeros da função) dependendo do valor obtido no radicando ∆= b² – 4 ∙ a ∙ c.
à quando ∆ é positivo, há duas raízes reais e
distintas;
àquando ∆ é zero, há só uma raiz real (para ser mais preciso, há duas raízes iguais);
àquando ∆ é negativo, não há raiz real.
Sabendo-se disto, encontre o valor do ∆ e identifique a quantidade de raízes reais nas
seguintes funções:

a) y = x² + 3
b) y = 3x² – 8x
c) y = -4x² - x - 3
d) y= 5 + 6x – x²

Resolução:
Exemplo: Usando o item b :

Y= 3x² - 8x à 3x² - 8x = 0
                       ∆= √b² – 4 ∙ a ∙ c.
                       ∆ = √64 – 4 (3).(0)
                       ∆ = √64
                       ∆ = 8
Como ∆ é  positivo, existe duas raízes reais.
Faça os itens a, c e d.

RETIRAR O CADERNO DO ALUNO IMPRESSO NA ESCOLA, A PARTIR DE 01/09 ATE 04/09/2020 DAS 10 ÁS 16 HORAS.
RETIRAR A AAP IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO
LINK DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA.

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08
















Como resolver
4- a) para cada valor de X aumenta o valor de Y em 4 unidades. Veja as coordenadas para a confecção do gráfico. Ponto A: (1,4); Ponto B (2,8); Ponto C (3,12), e assim por diante.

b) para esboçar o gráfico a cada valor de X, Y é o quadrado de X. Use estas coordenadas no plano cartesiano. Ponto A: (2,4); Ponto B (3,9); Ponto C (4,16).

5- Para saber se a função é crescente ou decrescente basta observar o sinal de X: se for positivo é crescente se for negativo é decrescente.

6- São funções decrescentes quando ao aumentar o valor de X o valor de Y diminui e são funções crescentes quando ao aumentar o valor de X o valor de Y também aumenta.






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
As atividades propostas terá a devolutiva do professor, indicando o algoritmo necessário para correções dos exercícios.
Notas de 5 à 10 de acordo com o número de atividades entregues.
AAP: 27 EDIÇÃO- 2° BIMESTRE
A avaliação valerá 10 pontos se às 16 questões estiverem corretas.
Para cada questão certa, atribuição de 0,625 (seiscentos e vinte e cinco milésimos).




Como resolver:

ATIVIDADE 1: Sabemos que o perímetro de um quadrado é a soma dos lados. Se um lado vale 1x, então teremos em 4 lados: x + x + x + x = __.

ATIVIDADE 2: A lei da função da área de um quadrado é dada pela multiplicação da base pela altura. Se a base vale x e altura também vale x, teremos: x . x = __

ATIVIDADE 3: Para completar a tabela quanto ao perímetro faça o seguinte: multiplique o lado sempre por 4.
Assim: 4 x 1 = __; 4 x 2 =__; 4 x 3 = __, assim por diante até o 5.
Para completar a tabela quanto a área, eleve o valor do lado ao quadrado.
Assim: 1² = __; 2² = __; 3² = __, e assim por diante até o 5.





 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Prova AAP: Avaliação de Aprendizagem em Processo - 2º bimestre.
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma, classroom ou e-mail.


2ª ATIVIDADE Responder a AAP do 2° bimestre de matemática e enviar a página do gabarito através do WHATSAPP ou CLASSROOM até 10/08/2020.
Observação: Colocar nome completo, série e data.
Os alunos devem retirar a avalição AAP na escola no período de 03/08/2020 a 07/08/2020 das 10:00h às 16:00h.









                                    

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07

Observação
1-    Refazer, reavaliar as atividades onde em que há dúvidas .
2-    Atualizar as atividades até quarta-feira, para fechamento das notas do 2° bimestre

 Prazo de entrega – 29/07
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
                              


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07

PRAZO DE ENTREGA
24/07/2020
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma, e-mail ou Classroom.
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br



OPERAÇOES COM POLINOMIOS




EXERCICIO
APLICANDO O DISPOSITIVO DE BRIOT-RUFFINI, CALCULE O QUOCIENTE E O RESTO DA DIVISAO DE:
a)    p(x) = 5x² - 3x + 2 por h(x) = x + 3
b)    p(x) = 2x³ - 7x²+ 2x + 1 por h(x) = x- 4


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
PRAZO DE ENTREGA
PRAZO DE ENTREGA
18/07/2020
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma, e-mail ou Classrom.




Para resolver os exercícios, verifique que o polinômio tem que ser igual a 0, isto é, substituindo o número no lugar de x, devemos ter como resultado 0.

Observe os exemplos no item 5 e 6.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
PRAZO DE ENTREGA

PRAZO DE ENTREGA
10/07/2020
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma, e-mail ou Classrom.

RECUPERAÇAO: dada as dificuldades na resolução de problemas de equações algébricas e polinômios, vamos recapitular as noções de fatoração e produtos notáveis.


FATORAÇAO: fatorar uma expressão algébrica é modificar sua forma de soma algébrica para produto; fatorar uma expressão é obter outra expressão que:

a)    Seja equivalente a expressão dada;
b)    Esteja na forma de produto. Na maioria dos casos o resultado de uma fatoração é um produto notável. 

FATOR COMUM: devemos reconhecer o fator comum, seja ele numérico, literal ou misto; em seguida colocamos em evidencia esse fator comum, simplificamos a expressão deixando entre parênteses a soma algébrica.

Exemplos:
a)    ax + ay = a (x + y)
b)    12x²y + 4xy³ = 4xy (3x + y²)


Exercícios:
1-    Fatore as seguintes expressões:

a)    rs + s = __
b)    x³ - 3x² - 4x + 12 =__


AGRUPAMENTO: devemos dispor os termos do polinômio de modo que formem dois ou mais grupos entre os quais haja fator comum, em seguida, colocar o fator comum em evidencia.

Exemplo:
a)    ax + ay + bx + by =
= a (x + y) + b (x + y) =
= (a + b) (x + y)

Exercício:
1-    Fatore a expressão:

x² + 2xy + y²


PRODUTOS NOTAVEIS:
Quadrado da soma de 2 termos.
( a + b )² = (a + b) (a + b) = a² + 2ab + b²

Exemplo:
a)    (x + 3)² = (x + 3) (x +  3) = x² + 6x + 9

Exercícios:

a) (x + y) ² =__
4 – x² = __

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
ATIVIDADES
Introdução aos polinômios
Valor numérico de um polinômio é o número complexo α, que obtemos quando substituímos a variável x do polinômio pelo número α; e indicamos por P (α) (lemos: P de α).
Quando P (x) = 0 dizemos que α é uma raiz ou 0 do polinômio.



ATIVIDADE 1-

Verifique quais os números do conjunto (-2, -1, 0, 1, 2, 3) são raízes de:
 P (x) = x³ - 2x² - 5x + 6.

Exemplo: P (-2) = (-2) ³ -2 (-2) ²- 5(-2) + 6.
                 P (-2) = -8 -8 + 10 + 6
                 P (-2) = 0 à -2 é raiz de P(x).

Observe que o resultado final deu 0 por isso dissemos que -2 é raiz de P (x).

Agora é com você, verifique se os outros números são raízes da equação.


ATIVIDADE 2- GRAU DE UM POLINOMIO.

Dado um polinômio P (x) não-nulo, chamamos grau de P e indicamos por Gp, o maior dos expoentes de x que tem coeficiente não-nulo.
Quando o polinômio é nulo o seu grau não é definido.

Exemplo: P(x) = 3x³ -2x² + 7à Gp = 3
Note que o grau é o maior expoente de x.

Agora é com você, indique o grau de cada um dos polinômios abaixo:

A)    P (x) = 1 + 2x +  3x² + x³ à Gp= __
B)    P (x) = x² - x + 2  à Gp=__
C)    P (x) = 3 à Gp=__
D)    P (x) = 0 à Gp= __

Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma ou e-mail.
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADE

Tema 2: Das fórmulas à análise quantitativa

Atividade 5: Página 17-CA
Escreva na forma fatorada uma equação algébrica de grau 4, cujas raízes são:

a) 2, 3, 4 e 5
b) -2, 3, 4 e -5
C) 1, 0, 3 e 7

Atividade 6- pág.18- CA
Escreva as equações da atividade 5 na forma polinominal de grau 4




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06


ATIVIDADE

Encontrar os valores das raízes de a,b,c e d
 Da página 9, atividade 1 do caderno do aluno.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06
Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola.

     Basicamente trabalhar com números complexos é trabalhar com raízes de números negativos.
    Como extrair a raiz de -121, ou seja, x=√ -121? No campo dos números reais isto não acontece pois √ -121 Ɇ R.
No século XVIII o matemático Euler passou a representar √ -1 por  i ou seja i² = -1.
Exemplo: resolver a equação x² + 9= 0
X² + 9 = 0 à x² = -9 à x= √ -9.
Como i² = -1, temos x² = 9i² à x= +/- 3i
Exercício
Resolva a equação:
X² - 6x + 13 = 0




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola

    1.     Determine o que se pede:
a)    L (-8, m), está na reta da equação 3x-5y+11= 0. Ache m.
b)    P (2, -3), está na reta de equação 2x+12y-p= 0. Ache p.
c)     R (m+2, 1+m), não está na reta de equação x+2y-12= 0. Determine o valor de m.

    2.     Achar a equação geral da reta r reduzida nos seguintes casos:
a)    A equação geral de r é 2x+5y-15= 0.
b)    A reta r passa seu A(1,6) e seu B(3,10).




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05
ATIVIDADES


    1.     Dar a equação da reta que passa pelos pontos A (2,5) e B (3,4).


    2.     Obtenha a equação reduzida da reta r que passa pelos pontos A (2,0) e B (0,3).




    3.     Obtenha a equação reduzida da reta que passa pelo ponto Q (0,- 3) e é paralela a reta r 3x – y + 7 = 0.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola

1. Qual é a distância entre os pontos A e B, em centímetros, sabendo que suas coordenadas são A = (2,3) e B = (-2,-2)?
a) 41 cm
b) 6 cm
c) 49 cm
d) 41,5 cm
e) 6,4 cm

2. Calcule o coeficiente angular da reta que passa pelos pontos A(2, 3) e B(-3, 4).

3. Escreva na forma reduzida a equação da reta que passe pelo ponto (1,-6) e tem inclinação 135º.





GEOMETRIA ANALÍTICA
Atividade 1: Tarefa
1.1- Mostrar no plano cartesiano os pontos A(5, 1); B(0, 3); C(-3, 2); D(-2, 0); E(-1, 4); F(0, -2); G(4, -3)
1.2- Calcular a distância entre os pontos A e C.
1.3- Determinar o ponto médio entre os pontos A e E.
1.4- (PUC-SP) Sendo A(3, 1); B(4, -4) e C(-2, 2), os vértices de um triângulo, então esse triângulo:
a) retângulo e não isósceles
b) retângulo e isósceles
c) equilátero
d) isósceles e não retângulo
e) escaleno
1.5- Calcule o coeficiente angular da reta que passa por C(7, 2) e D(6, 2)
1.6- Dar a equação reduzida da reta que passa pelos pontos A(2, 5) e B(3, 4)
1.7- Determine a equação da reta que passa pelo ponto A(2, 5) e tem inclinação m= 3
1.8- Dada as retas r: 2x+y-6= 0; s: x+4y+12= 0; t: 7x+2y+1= 0; u: 14x+4y-5= 0, indicar quais são paralelas e quais são concorrentes.

PERPENDICULARISMO DE RETAS
1.9- Se r perpendicular a s, então, mr.ms= -1. Dizer se r e s são paralelas.
r: 5x-7y= 0 e s: 7x+5y-1= 0
1.10- A área de um triângulo de vértices A(Xa, Ya); B(Xb, Yb) e C(Xc, Yc) é dado por:

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