ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
RECUPERAÇÃO
ANUAL DE QUÍMICA (Profª
Suzana CV Januário)
Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro
didático. O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br)
ou WhatsApp (99779-4291)
NOME COMPLETO__________________________SÉRIE____________
3ºANO (A)
·
1º BIMESTRE 3ºANO
PARTE I 1. Assinale a alternativa que contém exemplos de ácidos ou substâncias
ácidas: * a) Hidróxido de sódio, Limão, Vinagre b) Ácido Sulfúrico, Ácido Clorídrico, Coca-Cola c) Hidróxido de alumínio, Pasta dental, Detergente d) Nenhuma das alternativas 2. Assinale a alternativa que contém exemplos de substâncias básicas
(alcalinas): * a) Água sanitária, Sabonete, Hidróxido de sódio b) Limão, Leite, Sangue c) Bicarbonato de sódio, Ácido Clorídrico, Detergente d) Coca-Cola, Vinagre, Cal virgem 3. O que são óxidos? * 4. O que é a chuva ácida? * 5. Dê exemplos de problemas causados pela chuva ácida? * PARTE II Fazer uma
pesquisa sobre o tema “Equilíbrio Químico” (Escrever resumidamente): ___________________________________________________________________ ·
2º BIMESTRE 3ºANO
PARTE I 1. Qual é a composição química da água do mar? * 2. O que é a Dessalinização da água do mar? * 3. Explique a diferença entre osmose e osmose reversa: * 4. Quais são os efeitos da acidez e basicidade das águas no meio
natural e no meio produtivo (processos industriais)? * PARTE II 1. Assinale a alternativa correta: * a) O vinagre e a lixívia são substâncias ácidas. b) Água pura e o sangue, possuem o pH bem próximo de 7 (nêutro). c) Água da chuva e água do mar tem o mesmo pH. d) Soda em solução, pode ser considerada uma substância ácida. 2. Analise a imagem sobre os ácidos, responda: * a) Possuem sabor azedo e são capazes de neutralizar as bases. b) Não são capazes de neutralizar as bases, pois elas têm pH muito
elevado. c) Os ácidos são substâncias muito incomuns ao dia a dia, portanto não
se tem informações sobre eles. d) Substâncias ácidas possuem pH acima de 7 na escala. 3. Analise a imagem sobre as bases, responda: * a) As bases são substâncias que tornam o papel tornassol verde musgo. b) Substâncias básicas não podem ser estudadas, pois possuem fórmulas
muito grandes. c) As bases fortes possuem o pH abaixo de 5 na escala. d) Substâncias básicas são adstringentes/amargas, e neutralizam os
ácidos. 4. Escreva resumidamente, o que você conseguiu interpretar/entender,
observando a Escala de pH: *
·
3º BIMESTRE 3ºANO
PARTE I 1- O que são “Álcoois” ? Dê exemplos: 2- Quais são as funções nitrogenadas? 3- Comente sobre o experimento de Friedrich Wohler: 4- Quais as principais características do Carbono:_______
PARTE II Fazer uma
pesquisa sobre o tema: “Fórmulas Moleculares e Fórmulas Estruturais”
(Escrever resumidamente e colocar exemplos). ___________________________________________________________________
·
4º BIMESTRE 3ºANO
PARTE I 1- O que é “Isomeria”? 2- O que são enantiômeros? 3- Diferencie: “Lipídeos, Carboidratos e Proteínas”: 4- Explique resumidamente o “Ciclo da ureia”:
PARTE II Fazer uma pesquisa sobre o tema “Polímeros” (Escrever resumidamente): ___________________________________________________________ |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO DE ENTREGA
De 30/11 a 04/12 ATIVIDADES
·
Link da aula no CMSP ·
https://www.youtube.com/watch?v=-_8KyHazusg
·
Responder as questões: ·
1-O que são hidrocarbonetos? ·
2-Descreva algumas características do elemento “Carbono”: ·
3-Diferencie Alcanos e Alcenos: ·
4-Como funciona a nomenclatura para compostos orgânicos (IUPAC):
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO
DE ENTREGA De 23/11 a 27/11 Acompanhamento
de entrega de atividades por e-mail institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br),
Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom ATIVIDADES
·
Link da aula no CMSP ·
https://www.youtube.com/watch?v=aFaHlj1xar8
·
Responder as questões: ·
1- Defina: Reação de Neutralização ·
2- A partir de quais substâncias é formado o NaCl (sal) ? ·
3- Dê exemplos de ácidos e bases:
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO DE ENTREGA De
10/11
a 16/11 Entrega de atividades por e-mail
institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br), Chat CMSP -
Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom
ATIVIDADES
·
Link da aula no CMSP ·
https://www.youtube.com/watch?v=9zExPEd_MHs&t=402s
·
Responder as questões: ·
1- Diferencie ácidos e bases? ·
2- Explique a reação de neutralização: ·
3- O que é pH? ·
4- Dê exemplos de substâncias consideradas ácidas, básicas e neutras:
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES · Link da aula no CMSP · https://www.youtube.com/watch?v=4mdiWZxnLX8 · Responder as questões: · 1- Quais são as etapas do tratamento da água para consumo humano? · 2- Por que é necessário fazer o tratamento da água para consumirmos? · 3- O que é adicionado para a desinfecção? · 4- O que é a ‘dessalinização’ da água do mar?
PRAZO DE ENTREGA De 03/11 a 10/11 |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
REC. de Química 1º Bimestre (3ºAno)
Prof.ª Suzana Consultar o caderno de classe, pesquisar
na internet ou livro didático. O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br)
ou WhatsApp (99779-4291)
NOME
COMPLETO______________________SÉRIE____________
PARTE I 1. Assinale a alternativa que contém
exemplos de ácidos oi substâncias ácidas: * a) Hidróxido de sódio, Limão, Vinagre b) Ácido Sulfúrico, Ácido Clorídrico, Coca-Cola c) Hidróxido de alumínio, Pasta dental,
Detergente d) Nenhuma das alternativas 2. Assinale a alternativa que contém
exemplos de substâncias básicas (alcalinas): * a) Água sanitária, Sabonete, Hidróxido de
sódio b) Limão, Leite, Sangue c) Bicarbonato de sódio, Ácido
Clorídrico, Detergente d) Coca-Cola, Vinagre, Cal virgem 3. O que são óxidos? *
4. O que é a chuva ácida? *
5. Dê exemplos de problemas causados pela
chuva ácida? * PARTE II Fazer uma pesquisa sobre o tema “Equilíbrio Químico” (Escrever
resumidamente): ___________________________________________________________________ REC. de Química 1º Bimestre (3ºAno)
PARTE I 1. Qual é a composição química da água do
mar? *
2. O que é a Dessalinização da água do
mar? *
3. Explique a diferença entre osmose e
osmose reversa: *
4. Quais são os efeitos da acidez e
basicidade das águas no meio natural e no meio produtivo (processos
industriais)? *
PARTE II
Escreva resumidamente, o que você
conseguiu interpretar/entender, observando a Escala de pH:
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
·
Link da aula no CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=5GY6e_CnOEg
·
Responder as seguintes questões:
·
1- Defina: “Equilíbrio Químico”: ·
2- Explique resumidamente o “Princípio de Le Chatelier”: ·
3- Como a temperatura influencia nas reações? ·
4- Como a pressão influencia nas reações? ·
5- Como a concentração influencia nas reações?
(Não
esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno - suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
|
ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES
·
Link CMSP ·
https://www.youtube.com/watch?v=LyRb3ckvYA0 ·
https://www.youtube.com/watch?v=Lfzwmbuf7o8 ·
https://www.youtube.com/watch?v=ut7ulL3s11w ·
https://www.youtube.com/watch?v=MRrSgrotWTc
·
Fazer um resumo dos conteúdos que você aprendeu pelas aulas online
(CMSP), do 3º Bimestre, e finalizar com uma representação da Tabela periódica
em uma folha de caderno, com os símbolos e nomes dos elementos.
|
|
PRAZO DE ENTREGA
18/09
ANEXOS
Hidrocarbonetos
são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio.
Veja
que a existência apenas de carbono e hidrogênio, em compostos desse tipo,
justifica muito bem o nome hidrocarboneto (hidro, do hidrogênio, e carboneto,
do carbono). Os hidrocarbonetos constituem uma classe de compostos orgânicos
muito grande, variada e importante, pois englobam o petróleo e seus
derivados, o gás natural etc. Exemplos:
Alcanos (ou hidrocarbonetos
parafínicos) são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto é, que têm
cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre seus carbonos.
Formula
geral é :Cn H2n+2
Exemplo: C2H6 , veremos
que para constatar se de fato é um alcano basta substituir na formula geral.
Nesse caso temos n= 2 e a quantidade de hidrogênio tem que ser 6 para ser
considerado um alcano, com exceção do metano.
Alceno (também chamados alquenos, olefinas ou hidrocarbonetos etilênicos) são hidrocarbonetos acíclico contendo uma única ligação dupla em sua cadeia carbônica.
Alcadieno(ou
simplesmente dieno) são hidrocarbonetos acíclico contendo duas ligações dupla
em sua cadeia carbônica.
Alcino(ou alquino ou hidrocarbonetos acetilênico) são hidrocarbonetos acíclico contendo uma única ligação tripla em sua cadeia carbônica.
Ciclano(ou cicloalcano ou
cicloparafina) são hidrocarbonetos cíclico contendo apenas ligações simples(isto
é, hidrocarbonetos cíclicos e saturados).
Hidrocarbonetos aromáticos são os que possuem um ou mais anéis benzênico(aromáticos)em sua molécula.
Nomenclatura dos Hidrocarbonetos
Vamos começar aprendendo a nomear hidrocarbonetos
aciclicos não- ramificados:
Primeiramente para nomear verificamos
quantos carbonos possuem a sua formula molecular e com base na quantidade de carbono
usamos os seguintes prefixos:
Verificamos quais são os tipos de ligações
existentes na fórmula molecular:
E todo o hidrocarboneto é representado o
sufixo o.
Exemplo:
Verificamos que a fórmula molecular possui
4 carbonos ou seja seu prefixo será but e que possui apenas ligações
simples e infixo será an e o sufixo o de hidrocarboneto.
But +an+o =
Butano
Quando há ligações duplas ou triplas
informamos qual carbono possui a ligação. Exemplo:
CH3 – CH=CH– CH3 ou C4H8
Verificamos que a formula molecular é que
possui 4C obtendo o prefixo but, com ligação dupla teremos o infixo en e
o sufixo o, informamos qual o carbono que tem a ligação dupla, teremos o
2-buteno ou but-2-eno.
Vamos aprender a nomear os hidrocarbonetos
ciclicos não -ramificados:
Todos os hidrocarbonetos ciclicos com
exceção dos hidrocarbonetos aromáticas
na sua nomenclatura acrescenta um prefixo
ciclo.
Exemplos
Ciclo ( cadeia fechada)
+ but ( 4 carbonos)+ an (ligações simples) + o(
hidrocarboneto) = ciclobutano.
RESPONDA
O FORMULÁRIO ABAIXO
A devolutiva será
por email sendo uma avaliação individual.
|
LEIA O TEXTO E RESPONDA O FORMULÁRIO
ANEXOS
Hidrocarbonetos
são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio.
Veja que a existência apenas de carbono e
hidrogênio, em compostos desse tipo, justifica muito bem o nome
hidrocarboneto (hidro, do hidrogênio, e carboneto, do carbono). Os
hidrocarbonetos constituem uma classe de compostos orgânicos muito grande,
variada e importante, pois englobam o petróleo e seus derivados, o gás
natural etc. Exemplos:
Alcanos
(ou
hidrocarbonetos parafínicos) são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto
é, que têm cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre seus
carbonos.
Formula geral é :Cn H2n+2
Exemplo:
C2H6 , veremos que para constatar se de fato é um
alcano basta substituir na formula geral. Nesse caso temos n= 2 e a
quantidade de hidrogênio tem que ser 6 para ser considerado um alcano, com
exceção do metano.
Nomeclatura
dos Hidrocarbonetos
Vamos
começar aprendendo a nomear hidrocarbonetos aciclicos não- ramificados:
Primeiramente
para nomear verificamos quantos carbonos possuem a sua formula molecular e
com base na quantidade de carbono usamos os seguintes prefixos:
Verificamos
quais são os tipos de ligações existentes na fórmula molecular:
E
todo o hidrocarboneto é representado o sufixo o.
Exemplo:
![]()
Verificamos
que a fórmula molecular possui 4 carbonos ou seja seu prefixo será but
e que possui apenas ligações simples e infixo será an e o sufixo o
de hidrocarboneto.
But
+an+o = Butano
Quando
há ligações duplas ou triplas informamos qual carbono possui a ligação.
Exemplo:
CH3
– CH=CH– CH3 ou C4H8
Verificamos
que a formula molecular é que possui 4C obtendo o prefixo but, com ligação dupla teremos o infixo en e
o sufixo o, informamos qual o carbono que tem a ligação dupla, teremos o
2-buteno ou but-2-eno.
A devolutiva será
por email sendo uma avaliação individual.
|
ATIVIDADE
RESPONDA
https://forms.gle/4zcH86wdbfWsrFwE6
ANEXOS
Hidrocarbonetos são
compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio.
Veja
que a existência apenas de carbono e hidrogênio, em compostos desse tipo,
justifica muito bem o nome hidrocarboneto (hidro, do hidrogênio, e carboneto,
do carbono). Os hidrocarbonetos constituem uma classe de compostos orgânicos
muito grande, variada e importante, pois englobam o petróleo e seus
derivados, o gás natural etc. Exemplos:
Alcanos (ou hidrocarbonetos
parafínicos) são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto é, que têm
cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre seus carbonos.
Formula
geral é :Cn H2n+2
Exemplo: C2H6 , veremos
que para constatar se de fato é um alcano basta substituir na formula geral.
Nesse caso temos n= 2 e a quantidade de hidrogênio tem que ser 6 para ser
considerado um alcano, com exceção do metano.
Nomeclatura dos Hidrocarbonetos
Vamos começar aprendendo a nomear
hidrocarbonetos aciclicos não- ramificados:
Primeiramente para nomear verificamos quantos
carbonos possuem a sua formula molecular e com base na quantidade de carbono
usamos os seguintes prefixos:
Verificamos quais são os tipos de ligações
existentes na fórmula molecular:
E todo o hidrocarboneto é representado o
sufixo o.
Exemplo:
Verificamos que a fórmula molecular possui 4
carbonos ou seja seu prefixo será but e que possui apenas ligações
simples e infixo será an e o sufixo o de hidrocarboneto.
But +an+o =
Butano
Quando há ligações duplas ou triplas
informamos qual carbono possui a ligação. Exemplo:
CH3 – CH=CH– CH3 ou C4H8
Verificamos que a formula molecular é que
possui 4C obtendo o prefixo but, com ligação dupla teremos o infixo en e
o sufixo o, informamos qual o carbono que tem a ligação dupla, teremos o
2-buteno ou but-2-eno.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 39
ATIVIDADE 1N e 1O
Não precisa copiar o texto no caderno de classe, apenas as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.
BIOMASSA NO BRASIL
A busca por alternativas eficazes de produção e distribuição de energia é um elemento essencial para o ser humano, principalmente na atual sociedade, onde os modos de consumo se intensificam a cada dia. Diante dessa dependência de recursos energéticos, surge a necessidade de diversificar a utilização das fontes energéticas.
Atualmente, o petróleo é a principal substância empregada na geração de energia, porém, a biomassa é uma fonte utilizada bem antes da descoberta do “ouro negro”. O homem utiliza a lenha como fonte energética desde o início da civilização. Portanto, a biomassa faz parte da história da humanidade como fonte de energia.
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.
Entre as principais vantagens da biomassa estão:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte; - Proporciona o reaproveitamento dos resíduos; - Alta eficiência energética; - É uma fonte energética renovável e limpa; - Emite menos gases poluentes.
Porém, o seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.
A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
1. Com base no texto acima, pesquise e registre no seu caderno de classe:
1.1 O que é biomassa?
1.2 Como é produzida?
1.3 Como é classificada?
classroom: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJ5e-MUyMBP5zR-vXymjNuZ6deV7cpLp85JA3mQ3fXoqKw8g/viewform?usp=sf_link
e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE –
PÁGINA 35 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE
1 – COMPOSIÇÃO, PROCESSAMENTO E USOS DO PETRÓLEO, DO GÁS NATURAL E DO CARVÃO
MINERAL
Prezados alunos, na atividade desta
semana pede-se uma pesquisa sobre o petróleo. Há um imenso material sobre o
tema pela Internet dada à sua importância para o mundo atual. Evitem usar
sites de respostas diretas conhecidos pela rede. Não é necessário o Caderno
do aluno para fazer essa atividade: o conteúdo está reproduzido nesta
postagem.
Pesquisem
em sites confiáveis as respostas dos exercícios abaixo:
1. O que é o petróleo? De onde ele
vem?
2. Como o petróleo é extraído?
3. Quais são os principais
derivados do petróleo?
4. Podemos usar petróleo como
combustível no carro?
5. Existem outras fontes de
combustíveis?
6. Qual o tratamento dado ao
petróleo após sua extração?
*enviar
para o e-mail:
GOOGLE CLASSROOM: (seguir
orientações no final)
ATENÇÃO:
As atividades estão
sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail
institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·
Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista
ao vídeo:
·
Não sabe acessar
o Google Classroom? Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw
LINK DO CLASSROOM https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrGOBMhj6CydrKOXpmkxml8Z2AFye2rjZ9Y0xJRRlh40Iexw/viewform?usp=sf_link |
2º BIMESTRE
NEUTRALIZAÇÃO, ELETRÓLISE E USOS DA ÁGUA DO MAR
A atividade semanal consiste em realizar uma pesquisa sobre como muitos produtos são obtidos a partir da água do mar. O sal é o produto utilizado há mais tempo, mas conhecimentos químicos permitiram um aproveitamento muito maior. Procurar responder de forma objetiva aos itens solicitados.
Realizar uma pesquisa sobre escala industrial, considerando a obtenção de:
· Produtos a partir da água do mar;
· Gás cloro e sódio metálico por eletrólise ígnea;
· Hidróxido de sódio e gás cloro por eletrólise da salmoura;
· Carbonato de sódio.
*enviar para o
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)
ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
· Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
· Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
· Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE A: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSer8k0wJEr0Bfsr8uPrIF7yb5
oJABJ2QQYiFSgVoeP_eZqC8w/viewform?usp=sf_link |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ 31/07
SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS
PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO
BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE
CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.
GOOGLE
CLASSROOM
|
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 44 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE
2 - NEUTRALIZAÇÃO, ELETRÓLISE E USOS DA ÁGUA DO MAR
Exercício 2.C – Leitura e análise de texto
Leia o
texto “Reações de Neutralização” (link abaixo). Agora, responda às
seguintes
questões:
1. O
que acontece na reação de neutralização?
2. Quais
são os produtos formados na reação de neutralização?
3. Como
o antiácido age no estômago?
*link
testado em 28/06/2020.
**enviar
para o e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br OU pelo
Google Classroom.
Link do classroom:
ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na
plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a
plataforma e se inscrever.
· Não
sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
· Não sabe acessar
o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
· Será necessário
digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: fcw5c5o
|