segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

QUÍMICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

RECUPERAÇÃO ANUAL DE QUÍMICA

(Profª Suzana CV Januário)

 

Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro didático.

O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br) ou WhatsApp (99779-4291)

 

NOME COMPLETO__________________________SÉRIE____________

 

3ºANO (A)

 

 

 

·       1º BIMESTRE 3ºANO

 

PARTE I

1. Assinale a alternativa que contém exemplos de ácidos ou substâncias ácidas: *

a) Hidróxido de sódio, Limão, Vinagre

b) Ácido Sulfúrico, Ácido Clorídrico, Coca-Cola

c) Hidróxido de alumínio, Pasta dental, Detergente

d) Nenhuma das alternativas

2. Assinale a alternativa que contém exemplos de substâncias básicas (alcalinas): *

a) Água sanitária, Sabonete, Hidróxido de sódio

b) Limão, Leite, Sangue

c) Bicarbonato de sódio, Ácido Clorídrico, Detergente

d) Coca-Cola, Vinagre, Cal virgem

3. O que são óxidos? *

4. O que é a chuva ácida? *

5. Dê exemplos de problemas causados pela chuva ácida? *

 

PARTE II

Fazer uma pesquisa sobre o tema “Equilíbrio Químico” (Escrever resumidamente):

___________________________________________________________________

 

·       2º BIMESTRE 3ºANO

 

PARTE I

1. Qual é a composição química da água do mar? *

2. O que é a Dessalinização da água do mar? *

3. Explique a diferença entre osmose e osmose reversa: *

4. Quais são os efeitos da acidez e basicidade das águas no meio natural e no meio produtivo (processos industriais)? *

PARTE II

1. Assinale a alternativa correta: *

a) O vinagre e a lixívia são substâncias ácidas.

b) Água pura e o sangue, possuem o pH bem próximo de 7 (nêutro).

c) Água da chuva e água do mar tem o mesmo pH.

d) Soda em solução, pode ser considerada uma substância ácida.

2. Analise a imagem sobre os ácidos, responda: *

a) Possuem sabor azedo e são capazes de neutralizar as bases.

b) Não são capazes de neutralizar as bases, pois elas têm pH muito elevado.

c) Os ácidos são substâncias muito incomuns ao dia a dia, portanto não se tem informações sobre eles.

d) Substâncias ácidas possuem pH acima de 7 na escala.

3. Analise a imagem sobre as bases, responda: *

a) As bases são substâncias que tornam o papel tornassol verde musgo.

b) Substâncias básicas não podem ser estudadas, pois possuem fórmulas muito grandes.

c) As bases fortes possuem o pH abaixo de 5 na escala.

d) Substâncias básicas são adstringentes/amargas, e neutralizam os ácidos.

4. Escreva resumidamente, o que você conseguiu interpretar/entender, observando a Escala de pH: *

 

·       3º BIMESTRE 3ºANO

 

PARTE I

1- O que são “Álcoois” ? Dê exemplos:

2- Quais são as funções nitrogenadas? 

3- Comente sobre o experimento de Friedrich Wohler:

4- Quais as principais características do Carbono:_______

 

PARTE II

Fazer uma pesquisa sobre o tema: “Fórmulas Moleculares e Fórmulas Estruturais” (Escrever resumidamente e colocar exemplos).

___________________________________________________________________

 

 

·       4º BIMESTRE 3ºANO

 

PARTE I

1- O que é “Isomeria”?

2- O que são enantiômeros?

3- Diferencie: “Lipídeos, Carboidratos e Proteínas”:

4- Explique resumidamente o “Ciclo da ureia”:

 

PARTE II

Fazer uma pesquisa sobre o tema “Polímeros” (Escrever resumidamente):

___________________________________________________________

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

 

De 30/11 a 04/12

 ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP

·         https://www.youtube.com/watch?v=-_8KyHazusg

 

 

·         Responder as questões:

·         1-O que são hidrocarbonetos?

·         2-Descreva algumas características do elemento “Carbono”:

·         3-Diferencie Alcanos e Alcenos:

·         4-Como funciona a nomenclatura para compostos orgânicos (IUPAC):

 

 


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

De 23/11 a 27/11

Acompanhamento de entrega de atividades por e-mail institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br), Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP

·        https://www.youtube.com/watch?v=aFaHlj1xar8

 

 

·         Responder as questões:

·         1- Defina: Reação de Neutralização

·         2- A partir de quais substâncias é formado o NaCl (sal) ?

·         3- Dê exemplos de ácidos e bases:

 


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

 

De 10/11 a 16/11

 

Entrega de atividades por e-mail institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br), Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP

·        https://www.youtube.com/watch?v=9zExPEd_MHs&t=402s  

 

 

·         Responder as questões:

·         1- Diferencie ácidos e bases?

·         2- Explique a reação de neutralização:

·         3- O que é pH?

·         4- Dê exemplos de substâncias consideradas ácidas, básicas e neutras:

 


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP

·         https://www.youtube.com/watch?v=4mdiWZxnLX8

 

·         Responder as questões:

·         1- Quais são as etapas do tratamento da água para consumo humano?

·         2- Por que é necessário fazer o tratamento da água para consumirmos?

·         3- O que é adicionado para a desinfecção?

·         4- O que é a ‘dessalinização’ da água do mar?


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno - 
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail)

 

PRAZO DE ENTREGA

 

De 03/11 a 10/11

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

REC. de Química 1º Bimestre (3ºAno)

 

Prof.ª Suzana

Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro didático.

O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br) ou WhatsApp (99779-4291)

 

NOME COMPLETO______________________SÉRIE____________

 

PARTE I

1. Assinale a alternativa que contém exemplos de ácidos oi substâncias ácidas: *

a) Hidróxido de sódio, Limão, Vinagre

b) Ácido Sulfúrico, Ácido Clorídrico, Coca-Cola

c) Hidróxido de alumínio, Pasta dental, Detergente

d) Nenhuma das alternativas

2. Assinale a alternativa que contém exemplos de substâncias básicas (alcalinas): *

a) Água sanitária, Sabonete, Hidróxido de sódio

b) Limão, Leite, Sangue

c) Bicarbonato de sódio, Ácido Clorídrico, Detergente

d) Coca-Cola, Vinagre, Cal virgem

3. O que são óxidos? *

 

4. O que é a chuva ácida? *

 

5. Dê exemplos de problemas causados pela chuva ácida? *

 

PARTE II

Fazer uma pesquisa sobre o tema “Equilíbrio Químico” (Escrever resumidamente):

___________________________________________________________________

 

 

REC. de Química 1º Bimestre (3ºAno)

 

PARTE I

1. Qual é a composição química da água do mar? *

 

2. O que é a Dessalinização da água do mar? *

 

3. Explique a diferença entre osmose e osmose reversa: *

 

4. Quais são os efeitos da acidez e basicidade das águas no meio natural e no meio produtivo (processos industriais)? *

 

PARTE II

 

Escreva resumidamente, o que você conseguiu interpretar/entender, observando a Escala de pH: 


(Não esquecer de me enviar pelos grupos ou e-mail suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP:

https://www.youtube.com/watch?v=5GY6e_CnOEg

 

·         Responder as seguintes questões:

 

·         1- Defina: “Equilíbrio Químico”:

·         2- Explique resumidamente o “Princípio de Le Chatelier”:

·         3- Como a temperatura influencia nas reações?

·         4- Como a pressão influencia nas reações?

·         5- Como a concentração influencia nas reações?

 

 (Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno - suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

·         Link CMSP

·         https://www.youtube.com/watch?v=LyRb3ckvYA0

·         https://www.youtube.com/watch?v=Lfzwmbuf7o8

·         https://www.youtube.com/watch?v=ut7ulL3s11w

·         https://www.youtube.com/watch?v=MRrSgrotWTc

 

 

·         Fazer um resumo dos conteúdos que você aprendeu pelas aulas online (CMSP), do 3º Bimestre, e finalizar com uma representação da Tabela periódica em uma folha de caderno, com os símbolos e nomes dos elementos.

 
(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail)

 

 

     

 

PRAZO DE ENTREGA 
 18/09


ANEXOS
Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio.
 Veja que a existência apenas de carbono e hidrogênio, em compostos desse tipo, justifica muito bem o nome hidrocarboneto (hidro, do hidrogênio, e carboneto, do carbono). Os hidrocarbonetos constituem uma classe de compostos orgânicos muito grande, variada e importante, pois englobam o petróleo e seus derivados, o gás natural etc. Exemplos:

Alcanos (ou hidrocarbonetos parafínicos) são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto é, que têm cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre seus carbonos.
Formula geral é :Cn H2n+2
Exemplo: C2H6 , veremos que para constatar se de fato é um alcano basta substituir na formula geral. Nesse caso temos n= 2 e a quantidade de hidrogênio tem que ser 6 para ser considerado um alcano, com exceção do metano.


Alceno (também chamados alquenos, olefinas ou hidrocarbonetos etilênicos) são hidrocarbonetos acíclico contendo uma única ligação dupla em sua cadeia carbônica.
Alcadieno(ou simplesmente dieno) são hidrocarbonetos acíclico contendo duas ligações dupla em sua cadeia carbônica.


Alcino(ou alquino ou hidrocarbonetos acetilênico) são hidrocarbonetos acíclico contendo uma única ligação tripla em sua cadeia carbônica.

Ciclano(ou cicloalcano ou cicloparafina) são hidrocarbonetos cíclico contendo apenas ligações simples(isto é, hidrocarbonetos cíclicos e saturados).


Hidrocarbonetos aromáticos são os que possuem um ou mais anéis benzênico(aromáticos)em sua molécula.


Nomenclatura dos Hidrocarbonetos
Vamos começar aprendendo a nomear hidrocarbonetos aciclicos não- ramificados:
Primeiramente para nomear verificamos quantos carbonos possuem a sua formula molecular e com base na quantidade de carbono usamos os seguintes prefixos:
Prefixo
1C – MET
2C- ET
3 C – PROP
4C -BUT
5 C – PENT
6 C- HEX
7C – HEPT
8 C – OCT
9 C – NON
10C -DEC












Verificamos quais são os tipos de ligações existentes na fórmula molecular:



E todo o hidrocarboneto é representado o sufixo o.
Exemplo:



Verificamos que a fórmula molecular possui 4 carbonos ou seja seu prefixo será but e que possui apenas ligações simples e infixo será an e o sufixo o de hidrocarboneto.
But +an+o =  Butano
Quando há ligações duplas ou triplas informamos qual carbono possui a ligação. Exemplo:
CH3 – CH=CH– CH3       ou C4H8
Verificamos que a formula molecular é que possui 4C obtendo o prefixo but,  com ligação dupla teremos o infixo en e o sufixo o, informamos qual o carbono que tem a ligação dupla, teremos o 2-buteno ou but-2-eno.
Vamos aprender a nomear os hidrocarbonetos ciclicos não -ramificados:
Todos os hidrocarbonetos ciclicos com exceção  dos hidrocarbonetos aromáticas na sua nomenclatura acrescenta  um prefixo ciclo.



Exemplos
Ciclo ( cadeia fechada) + but ( 4 carbonos)+ an (ligações simples) + o( hidrocarboneto) = ciclobutano.
RESPONDA O FORMULÁRIO ABAIXO

A devolutiva será  por email sendo uma avaliação  individual. 


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09


LEIA O TEXTO E RESPONDA O FORMULÁRIO


ANEXOS
Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio.
 Veja que a existência apenas de carbono e hidrogênio, em compostos desse tipo, justifica muito bem o nome hidrocarboneto (hidro, do hidrogênio, e carboneto, do carbono). Os hidrocarbonetos constituem uma classe de compostos orgânicos muito grande, variada e importante, pois englobam o petróleo e seus derivados, o gás natural etc. Exemplos:


Alcanos (ou hidrocarbonetos parafínicos) são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto é, que têm cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre seus carbonos.
Formula geral é :Cn H2n+2
Exemplo: C2H6 , veremos que para constatar se de fato é um alcano basta substituir na formula geral. Nesse caso temos n= 2 e a quantidade de hidrogênio tem que ser 6 para ser considerado um alcano, com exceção do metano.
Nomeclatura dos Hidrocarbonetos
Vamos começar aprendendo a nomear hidrocarbonetos aciclicos não- ramificados:
Primeiramente para nomear verificamos quantos carbonos possuem a sua formula molecular e com base na quantidade de carbono usamos os seguintes prefixos:
Prefixo
1C – MET
2C- ET
3 C – PROP
4C -BUT
5 C – PENT
6 C- HEX
7C – HEPT
8 C – OCT
9 C – NON
10C -DEC






Verificamos quais são os tipos de ligações existentes na fórmula molecular:





E todo o hidrocarboneto é representado o sufixo o.
Exemplo:
Verificamos que a fórmula molecular possui 4 carbonos ou seja seu prefixo será but e que possui apenas ligações simples e infixo será an e o sufixo o de hidrocarboneto.
But +an+o =  Butano
Quando há ligações duplas ou triplas informamos qual carbono possui a ligação. Exemplo:
CH3 – CH=CH– CH3       ou C4H8
Verificamos que a formula molecular é que possui 4C obtendo o prefixo but,  com ligação dupla teremos o infixo en e o sufixo o, informamos qual o carbono que tem a ligação dupla, teremos o 2-buteno ou but-2-eno.

A devolutiva será  por email sendo uma avaliação  individual. 


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADE

RESPONDA

https://forms.gle/4zcH86wdbfWsrFwE6




ANEXOS
Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio.
 Veja que a existência apenas de carbono e hidrogênio, em compostos desse tipo, justifica muito bem o nome hidrocarboneto (hidro, do hidrogênio, e carboneto, do carbono). Os hidrocarbonetos constituem uma classe de compostos orgânicos muito grande, variada e importante, pois englobam o petróleo e seus derivados, o gás natural etc. Exemplos:


Alcanos (ou hidrocarbonetos parafínicos) são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto é, que têm cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre seus carbonos.
Formula geral é :Cn H2n+2
Exemplo: C2H6 , veremos que para constatar se de fato é um alcano basta substituir na formula geral. Nesse caso temos n= 2 e a quantidade de hidrogênio tem que ser 6 para ser considerado um alcano, com exceção do metano.
Nomeclatura dos Hidrocarbonetos
Vamos começar aprendendo a nomear hidrocarbonetos aciclicos não- ramificados:
Primeiramente para nomear verificamos quantos carbonos possuem a sua formula molecular e com base na quantidade de carbono usamos os seguintes prefixos:
Prefixo
1C – MET
2C- ET
3 C – PROP
4C -BUT
5 C – PENT
6 C- HEX
7C – HEPT
8 C – OCT
9 C – NON
10C -DEC






Verificamos quais são os tipos de ligações existentes na fórmula molecular:










E todo o hidrocarboneto é representado o sufixo o.
Exemplo:

Verificamos que a fórmula molecular possui 4 carbonos ou seja seu prefixo será but e que possui apenas ligações simples e infixo será an e o sufixo o de hidrocarboneto.
But +an+o =  Butano
Quando há ligações duplas ou triplas informamos qual carbono possui a ligação. Exemplo:
CH3 – CH=CH– CH3       ou C4H8
Verificamos que a formula molecular é que possui 4C obtendo o prefixo but,  com ligação dupla teremos o infixo en e o sufixo o, informamos qual o carbono que tem a ligação dupla, teremos o 2-buteno ou but-2-eno.



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 39
ATIVIDADE 1N e 1O

Não precisa copiar o texto no caderno de classe, apenas as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.

BIOMASSA NO BRASIL
A busca por alternativas eficazes de produção e distribuição de energia é um elemento essencial para o ser humano, principalmente na atual sociedade, onde os modos de consumo se intensificam a cada dia. Diante dessa dependência de recursos energéticos, surge a necessidade de diversificar a utilização das fontes energéticas.
Atualmente, o petróleo é a principal substância empregada na geração de energia, porém, a biomassa é uma fonte utilizada bem antes da descoberta do “ouro negro”. O homem utiliza a lenha como fonte energética desde o início da civilização. Portanto, a biomassa faz parte da história da humanidade como fonte de energia.
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.
Entre as principais vantagens da biomassa estão:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte;
- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
- Alta eficiência energética;
- É uma fonte energética renovável e limpa;
- Emite menos gases poluentes.
Porém, o seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.
A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco


1.       Com base no texto acima, pesquise e registre no seu caderno de classe:
1.1    O que é biomassa?
1.2    Como é produzida?
1.3    Como é classificada?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 35 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 1 – COMPOSIÇÃO, PROCESSAMENTO E USOS DO PETRÓLEO, DO GÁS NATURAL E DO CARVÃO MINERAL

Prezados alunos, na atividade desta semana pede-se uma pesquisa sobre o petróleo. Há um imenso material sobre o tema pela Internet dada à sua importância para o mundo atual. Evitem usar sites de respostas diretas conhecidos pela rede. Não é necessário o Caderno do aluno para fazer essa atividade: o conteúdo está reproduzido nesta postagem.

Pesquisem em sites confiáveis as respostas dos exercícios abaixo:

1.   O que é o petróleo? De onde ele vem?

2.   Como o petróleo é extraído?

3.   Quais são os principais derivados do petróleo?

4.   Podemos usar petróleo como combustível no carro?

5.   Existem outras fontes de combustíveis?

6.   Qual o tratamento dado ao petróleo após sua extração?



*enviar para o e-mail:

E-MAIL 1: (MICROSOFT):   beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:








 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
 2º BIMESTRE
 NEUTRALIZAÇÃO, ELETRÓLISE E USOS DA ÁGUA DO MAR


A atividade semanal consiste em realizar uma pesquisa sobre como muitos produtos são obtidos a partir da água do mar. O sal é o produto utilizado há mais tempo, mas conhecimentos químicos permitiram um aproveitamento muito maior.  Procurar responder de forma objetiva aos itens solicitados.

Realizar uma pesquisa sobre escala industrial, considerando a obtenção de:
·         Produtos a partir da água do mar;
·         Gás cloro e sódio metálico por eletrólise ígnea;
·         Hidróxido de sódio e gás cloro por eletrólise da salmoura;
·         Carbonato de sódio.


*enviar para o

E-MAIL : (MICROSOFT):   beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.

E-MAIL 1: (MICROSOFT):   beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM






 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 44 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 2 - NEUTRALIZAÇÃO, ELETRÓLISE E USOS DA ÁGUA DO MAR
Exercício 2.C – Leitura e análise de texto

Leia o texto “Reações de Neutralização” (link abaixo). Agora, responda às 
seguintes questões:
1. O que acontece na reação de neutralização?
2. Quais são os produtos formados na reação de neutralização?
3. Como o antiácido age no estômago?


*link testado em 28/06/2020.
**enviar para o e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br OU pelo
 Google Classroom.


ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: fcw5c5o

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22 ATÉ 26/06
RESPONDER O LINK ABAIXO


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05


ATIVIDADES

REVISÃO DOS CONTEÚDOS E ENTREGA DAS ATIVIDADES ATRASADAS

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno vol. 1


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


     1.   Assista o vídeo indicado no link a seguir para responder os exercícios.
     a)   O que são líquidos criogênicos? E quais são eles?
     b)   Descrever o procedimento da separação fracionada dos gases.
     c)    Como se dá seu transporte e armazenamento dos líquidos criogênicos?
     2.   Assista o vídeo indicado no link a seguir para responder os exercícios.
     a)   Qual a importância de se produzir amônia de forma industrial?
    b)   Quais as dificuldades encontradas inicialmente para que fosse produzida amônia a partir do hidrogênio e do nitrogênio?
     c)    Assista com atenção novamente o segundo vídeo: quais substâncias estarão presentes quando o equilíbrio é atingido?
     3.   Faça uma pesquisa que aborde os seguintes pontos:
·         O que é cinética química.
·         Fatores que alteram a rapidez de uma transformação química.


Atividade 1: Equilíbrio químico

1.       Faça uma pesquisa sobre o significado do termo equilíbrio químico. Dê exemplos de reações com essa característica.
2.       Explique como os fatores abaixo alteram o rendimento de uma reação química;
a)      Temperatura.
b)      Pressão.
c)       Concentração de reagentes.
3.       Como é expresso o valor de uma constante de equilíbrio químico?
4.       Utilizando sua resposta do exercício 3, calcule a constante de equilíbrio químico para a reação que forma o ácido carbônico (H2CO3):


























Atividade 2: A rapidez das transformações químicas

1.       Responder itens A, B e C da atividade 3C do Caderno do Aluno, página 37.
2.       Responder atividade 3D do Caderno do Aluno, página 37.
3.       Responder atividade 3E do Caderno do Aluno, página 37.
4.       Responder itens A, B e C da atividade 3G do Caderno do aluno, página 38. Utilizar o simulador descrito no enunciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário