ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Orientações para as atividades: - horário da
aula CM: segunda-feira às 19:15 –
20:00 - assistir às aulas: https://youtu.be/iVTqnNuZLPE - período da atividade: 30/11 à 07/12 - entrega das atividades: 07/12 - como entregar: e-mail, WhatsApp e
Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da
escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Os processos da evolução e a seleção
natural:
Considerando os
estudos, responda às questões: Registre as
respostas em seu caderno. 4. Para serem
absorvidos pelas células do intestino humano, os lipídios ingeridos precisam
ser primeiramente emulsificados. Nessa etapa da digestão, torna-se necessária
a ação dos ácidos biliares, visto que os lipídios apresentam uma natureza
apolar e são insolúveis em água. Esses ácidos atuam no processo de modo a: a)
Hidrolisar os lipídios. b)
Agir como detergentes. c)
Tornar os lipídios anfifílicos. d)
Promover a secreção de lipases. e)
Estimular o trânsito intestinal dos lipídios. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11
ATÉ 13/11
Orientações para as atividades: - horário da
aula CM: segunda-feira às 19:15 –
20:00 - assistir às aulas: https://youtu.be/v2piI0TbRSE - período da atividade: 09/11 à 16/11 - entrega das atividades: 16/11 - como entregar: e-mail, WhatsApp e
Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da
escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Evidências
evolutivas:
1.
Pesquise sobre órgãos
vestigiais, embriologia comparada e evidências nucleares; escreva o que
encontrou. 2.
(Enem) O deserto é um bioma que se
localiza em regiões de pouca umidade. A fauna é, predominantemente, composta
por animais roedores, aves, répteis e artrópodes. Uma adaptação, associada a
esse bioma, presente nos seres vivos dos grupos citados é o(a): a) Existência de
numerosas glândulas sudoríparas na epiderme. b) Eliminação de
excretas nitrogenadas de forma concentrada. c)
Desenvolvimento do embrião no interior de ovo com casca. d) Capacidade de
controlar a temperatura corporal. e) Respiração
realizada por pulmões foliáceos. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Orientações para as atividades: - horário da
aula CM: segunda-feira às 19:15 –
20:00 - assistir às aulas: https://youtu.be/v2piI0TbRSE - período da atividade: 03/11 à 09/11 - entrega das atividades: 09/11 - como entregar: e-mail, WhatsApp e
Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da
escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Órgãos Homólogos e
Análogos – outra evidência evolutiva
É importante que
compreendam que os órgãos homólogos indicam uma ancestralidade comum entre as
espécies, por terem mesma origem embrionária e que os órgãos análogos indicam
uma convergência adaptativa entre espécies, muitas vezes, bem diferentes, mas
que compartilham ambientes similares.
a) diminuição do
cálice. b) alongamento
do ovário. c)
disponibilização do néctar. d)
intensificação da cor das pétalas. e) aumento do
número de estames. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Orientações para
as atividades: - horário da aula CM:
segunda-feira às 19:15 – 20:00 - assistir às aulas: https://youtu.be/0iSir1_nTAw - período da atividade:
26/10 à 02/11 - entrega das atividades: 02/11 - como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para
o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Fósseis – uma evidência evolutivaQuestão complementar: (Enem/2018) Insetos podem
apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia
(desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e
adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com
holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies
conhecidas. Esse tipo de desenvolvimento está relacionado a um maior número
de espécies em razão da: a) proteção na fase de pupa, favorecendo a sobrevivência de adultos
férteis. b) produção de muitos ovos, larvas e pupas, aumentando o número de adultos. c) exploração de diferentes nichos, evitando a competição entre as fases da
vida. d) ingestão de alimentos em todas as fases de vida, garantindo o surgimentos
do adulto. e) utilização do mesmo alimento em todas as fases, otimizando a nutrição do
organismo. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Orientações para as atividades: - horário da aula CM:
segunda-feira às 19:15 – 20:00 - assistir às aulas: https://youtu.be/R-XTTOQU_yM e https://youtu.be/qhLy369JCLM - período da atividade:
19/10 à 26/10 - entrega das atividades: 26/10 - como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para
o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Evolução dos seres vivos
Como surgem tantas espécies tão diferentes? Para entender a matéria, leia o artigo “A evolução não é uma
escada rumo ao progresso”. A reportagem, entre outras informações,
Morales (2016) evidencia que a explicação para a quantidade de espécies
existentes é a evolução - um processo natural de modificação das espécies ao
longo dos anos, possibilitando o surgimento de novas espécies a partir de
pré-existentes. “Esse processo ocorre devido à variação, criada pela mutação
genética, entre os indivíduos da mesma espécie. A seleção natural pode agir
beneficiando a reprodução dos indivíduos que possuem os melhores genótipos,
modificando as características da espécie ou dando origem a outras. Outros
mecanismos genéticos aleatórios, como a deriva genética, também podem
provocar a diversificação de espécies”. Veja a reportagem completa, disponível em: https://comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=129&id=1577
Exercício complementar: (Enem/2018) Corredores
ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas
promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o
deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura
vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o
deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento
de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas
populações. Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva
porque: a) propicia o fluxo gênico. b) intensifica
o manejo de espécies. c) amplia o processo de ocupação humana. d) aumenta o número de indivíduos
nas populações. e) favorece a formação de ilhas de proteção integral. |
ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
Orientações para as atividades: - horário da aula CM:
segunda-feira às 19:15 – 20:00 - assistir à aula: https://youtu.be/ivSTi0AL4Ec - período da atividade:
13/10 à 19/10 - entrega das atividades: 19/10 - como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para
o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Atividades
de revisão:
1. Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos
que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução
dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi
muito importante para a biologia evolutiva. Marque a alternativa que indica
os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo. a) Seleção natural e mutação. b) Lei do uso e desuso e seleção natural. c) Lei do uso e desuso e lei da necessidade. d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso. e) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos. 2. Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução
aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis,
que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram
no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta: a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies
existentes eram diferentes das atuais. b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de
cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil. c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições
climáticas da época em que aquele organismo viveu. d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam
o método de datação com carbono 14. e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma
série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10 bio3ab
Orientações para as atividades: - horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00 - assistir à aula: https://youtu.be/ivSTi0AL4Ec - período da atividade: 28/09 à 05/10 - entrega das atividades: 05/10 - como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Exercício complementar: Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem. Um exemplo de reciclagem é a utilização de a. Garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante. b. Latas de alumínio como material para fabricação de lingotes. c. Sacos plásticos de supermercado como condicionantes de lixo caseiro. d. Embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos. e. Garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
Orientações
para as atividades: - horário da aula CM:
segunda-feira às 19:15 – 20:00 - assistir às aulas:
https://youtu.be/wKIAAhTokyo
- período da
atividade: 21/09 à 28/09 - entrega das
atividades: 28/09
- como entregar:
e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades
serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as
segundas-feiras. Atividades:
Após pesquisarem sobre as características das teorias
científicas que buscam explicar a origem dos seres vivos, respondam às
questões no caderno pessoal: 1.
Diferencie Biogênese e Abiogênese. 2.
É
possível dizer que a Panspermia Cósmica e a Biogênese podem ser teorias
complementares? Justifique. 3.
Existe relação entre a Biogênese e a teoria da
Evolução Química? Descreva. Exercício
complementar: A imagem representa o processo de evolução das plantas e
algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse processo, a partir de um
ancestral simples, os diferentes grupos vegetais desenvolveram estruturas
adaptativas que lhes permitiram sobreviver em diferentes ambientes. Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu
para uma maior diversidade genética? a. As
sementes aladas, que favorecem a dispersão aérea. b. Os
arquegônios, que protegem o embrião multicelular. c. Os
grãos de pólen, que garantem a polinização cruzada. d. Os
frutos, que promovem uma maior eficiência reprodutiva. e. Os
vasos condutores, que possibilitam o transporte da seiva bruta |
Orientações para
as atividades:
- horário da aula CM:
segunda-feira às 19:15 – 20:00
- assistir às aulas: https://youtu.be/wKIAAhTokyo
- período da atividade:
14/09 à 21/09
- entrega das atividades: 21/09
- como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google ClassRoom.
As atividades serão enviadas para
o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.
Orientações para
as atividades:
- horário da aula CM:
segunda-feira às 19:15 – 20:00
- assistir às aulas: https://youtu.be/wKIAAhTokyo
- período da atividade:
14/09 à 21/09
- entrega das atividades: 21/09
- como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google ClassRoom.
As atividades serão enviadas para
o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.
Exercício extra:
As ideias de Charles Darwin, publicadas em 1859, no livro A origem
das espécies, representam uma revolução na forma de enxergar a história da
vida. Assinale a alternativa cujo exemplo ilustra corretamente os princípios
postulados por Darwin.
a. O
aumento na produção de melanina pelas células da pele de seres humanos, como
consequência de mutações genéticas diante da intensa radiação solar nos
trópicos.
b. A
incapacidade de peixes cavernícolas em enxergar nos ambientes em que vivem,
como consequência da recombinação gênica e atrofia gradual dos olhos, pela
não utilização desses órgãos.
c. O
aparecimento de pulmões pelo esforço contínuo em peixes que apresentavam a
necessidade de respirar o ar atmosférico em períodos de seca.
d. A
seleção, a sobrevivência e a reprodução de variações na população de répteis,
que produzem ovos com a casca mais resistente à dessecação, em ambientes
terrestres com condições secas.
e. O
desenvolvimento gradual de resistência em insetos submetidos ao uso contínuo
e excessivo de produtos químicos para o seu extermínio.
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Orientações
para as atividades:
- horário da aula CM:
segunda-feira às 19:15 – 20:00
- assistir às aulas:
https://youtu.be/ivSTi0AL4Ec
- período da
atividade: 08/09 à 14/09
- entrega das
atividades: 14/09
- como entregar:
e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o
Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
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Orientações para
as atividades:
- horário da aula CM:
segunda-feira às 19:15 – 20:00
- período da atividade: 17/08
à 24/08
- entrega das atividades: 24/08
- como entregar: e-mail,
WhatsApp e Google Class Room.
As
atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room
todas as segundas-feiras.
Atividades:
1.
Pesquise e responda:
a.
O que acontece com os alimentos ingeridos, desde a
boca até a excreção/evacuação? Explique considerando também o transporte dos
nutrientes e a obtenção de energia para o corpo.
b.
Indique e explique o papel dos sistemas nervoso e
endócrino durante todo o processo.
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Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: segunda-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://youtu.be/zrf6_UJlK-0
- período da atividade: 10/08 à 17/08
- entrega das atividades: 17/08
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
Para dar continuidade aos estudos, a proposta agora é investigar algumas especificidades da anatomia e fisiologia humana. Para iniciar, temos que relembrar o fato de que somos parte da natureza e somos classificados como animais, pertencentes ao grupo dos mamíferos, estudados anteriormente.
3. Comente e explique essa afirmação: `` a digestão e a respiração são chamadas funções de nutrição``
ATIVIDADES
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 3º A: khjkw7k
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ATIVIDADES
CÓDIGO GOOGLE CLASS
ROOM 3º A: khjkw7k
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 3º B: gtczho4
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM:
segunda-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula:
https://youtu.be/Lp241l9dhiM
- período da
atividade: 03/08 à 10/08
- entrega das
atividades: 10/08
- como entregar:
e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o
Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
1. Pesquise
os 5 grupos de vertebrados e complete as questões sobre cada um deles.
a. Peixes:
- características básicas:
- relações com o ambiente
- características evolutivas
- exemplo de espécies
- funções ecológicas
b. Anfíbios:
- características básicas:
- relações com o ambiente
- características evolutivas
- exemplo de espécies
- funções ecológicas
c. Repteis:
- características básicas:
- relações com o ambiente
- características evolutivas
- exemplo de espécies
- funções ecológicas
d. Aves:
- características básicas:
- relações com o ambiente
- características evolutivas
- exemplo de espécies
- funções ecológicas
e. Mamíferos:
- características básicas:
- relações com o ambiente
- características evolutivas
- exemplo de espécies
- funções ecológicas
Obs: assistam à aula
do CM para facilitar a compreensão dessas características (a professora explica
uma a uma resumidamente.)
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ATIVIDADES
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Durante o bimestre os alunos foram orientados a fazer as atividades
enviadas com ajuda das aulas do CMSP e minhas orientações. Agora, nessa
semana de estudos intensivos, os alunos terão a oportunidade de fazer ou
refazer as atividades do bimestre para contemplar as habilidades
estruturantes de cada conteúdo. Esta orientação da semana de estudos
intensivos será feita via WhatsApp, Google ClassRoom ou E-mail e também serão
encaminhados os links das aulas do CMSP, sendo assim uma revisão dos
conteúdos já trabalhados durante o bimestre.
- Conselho de classe/série dia 03/08/2020
- Digitação das notas até 30/07/2020
CÓDIGO GOOGLE CLASS
ROOM 3º A: khjkw7k
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 3º B: gtczho4
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ATIVIDADES
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM:
segunda-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula:
https://youtu.be/uk4Dhbuj4yE
- período da
atividade: 20/07 à 27/07
- entrega das
atividades: 27/07
- como entregar:
e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da
escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras
LINK GOOGLE CLASS ROOM 3º A:
CÓDIGO: khjkw7k
LINK GOOGLE CLASS ROOM 3º B: https://classroom.google.com/u/3/c/MTIwMzc2MDYzMzQ3/a/MTI5NTA5MTEzNjU2/details
CÓDIGO: gtczho4
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Orientações para as atividades:
- horário da aula CM:
terça-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://www.youtube.com/watch?v=_dYXKRlep4w
- período da atividade: 13/07 à 20/07
- entrega das atividades: 20/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google
Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
Pesquisar e responder com suas palavras:
a.
O que é germinação?
b.
Quais são os fatores que afetam a germinação?
c.
Quais são as fases da germinação?
d.
Qual é a fase de embebição?
e.
Qual é a fase de indução do crescimento?
f.
Qual é a fase do crescimento do eixo embrionário?
g.
Quais são os tipos de germinação?
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Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 19:15 – 20:00
- assistir à aula: https://www.youtube.com/watch?v=h52R8-cckS0&t=240s
- período da atividade: 06/07 à 13/07
- entrega das atividades: 13/07
- como entregar: e-mail: simeirerezende@hotmail.com
WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
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O que é um cladograma e como completar um? https://www.youtube.com/watch?v=GfCfuhTz3is
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADES
LINK GOOGLE CLASS ROOM 3º A: https://classroom.google.com/u/3/c/MTE0NzE2MDI1NDEw/a/MTIwNDEx
CÓDIGO: khjkw7k
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