quinta-feira, 26 de novembro de 2020

PROJETO DE VIDA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

ROTEIRO DE ATIVIDADE PASSO A PASSO E ATIVDADE:

1º passo: Você deverá realizar as atividades no Caderno e no CA .

2º passo: Organize o tempo que levará para realizar as atividades. Faça a divisão HABILIDADES PROPOSTAS

disponíveis. O importante é não deixar acumular;

 








         






DESENHE O SEU CAMINHO

 

SAÍDA  (O CAMINHO ADIANTE COM AS COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONAIS).

 

CHEGADA (BAU DOS SONHOS E O PROJETO DE VIDA)





 


BONS ESTUDOS


PRAZO DE ENTREGA

30/11/2020

ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com  OU CLASSROOM.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

ATIVIDADE REFERENTE A AULA DO CENTRO DE MÍDIAS E O CADERNO DO ESTUDANTE 4 PÁGINAS: 31 Á 33

 

nesta atividade, os estudantes refletirão acerca da adequação ao ambiente de trabalho de acordo com o grau de formalidade exigido por ele e das características específicas das diferentes profissões e ocupações. Será necessário reforçar que reconhecer e adequar-se ao dress code de cada ambiente, não é apenas uma questão de vestimenta, mas também de profissionalismo e de postura adequada ao mundo do trabalho. Por isso, a atividade tratará da importância de apresentar-se de maneira adequada ao contexto de trabalho, seja nas escolhas de vestimentas e aparência, seja na forma de agir de acordo com a posição ocupada dentro da empresa.

RESPONDA AS QUESTÕES:

1 - POR QUE ATÉ HOJE , MESMO EM UM PAÍS TROPICAL, PROFISSÕES E CARGOS DE MAIOR PRESTIGIO SE CARACTERIZAM POR UMA VESTIMENTA FORMAL, TAL QUAL TERNOS ENTRE OS HOMENS E SALTO ALTO ENTRE AS MULHERES?

2 - QUAL SERIA O OBJETIVO DESSAS RESTRIÇÕES EM RELAÇÃO AO VESTUÁRIO E QUE MODIFICAÇÕES PODEMOS OBSERVAR NAS PRÁTICAS DE VESTIMENTA CONFORME O AVANÇO DE AMBIENTE DE TRABALHO MAIS ABERTOS E INOVADORES?

3 - ESSES AVANÇOS SE REFLETEM TAMBÉM NA MANEIRA COMO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SE CONSTROEM NO AMBIENTE PROFISSIONAIS SE CONSTROEM NO AMBIENTE PROFISSIONAL?

4 - COMO MANTER UM BOM RELACIONAMENTO, UM ESPAÇO DE RESPEITO ÁS DIVERSIDADES NO TRABALHO?ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com  OU CLASSROOM.

WHATSAPP 997310480 . TIRAR FOTO  E ENVIAR.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

 

ENTREGAR 16/11

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIVIDADE REFERENTE A AULA CENTRO DE MÍDIA 28/10 E O CADERNO DO ALUNO SITIAÇÃO APRENDIZAGEM 1 PÁGINAS 27 Á 31

 

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO QUE CONSTA NO CADERNO DO ALUNO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

 

1. Quais habilidades você considera que são essenciais para uma boa atuação profissional em qualquer ambiente de trabalho? Por quê?

2- O QUE EU NÃO DEVO FAZER EM UMA INTREVISTA DE EMPREGO?

 

 

OBS: ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com  OU CLASSROOM.

WHATSAPP 997310480 . TIRAR FOTO  E ENVIAR.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ENTREGAR 09/11

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Diversidade significa variedade, pluralidade diferença.

 

É um substantivo feminino que caracteriza tudo o que é diverso, que tem multiplicidade. Falar diversidade é apresentar multiplos aspectos de uma mesma realidade que expressa a vida humana em termos naturais, biologicos e sociais. Fale-se, por exemplo, em diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade ambiental, diversidade sexual, diversidade etnica, linguistica, religiosa, etc. (...)

 

A noção de diversidade está presente no Estatuto da Juventude, no Capitulo II, intitulado “Dos direitos dos jovens”, na Seção IV. A Seção “Do direito á diversidade e á igualdade” é composta por dois artigos, como se observa a seguir: Art. 17 - O jovem tem direito á diversidade e á igualdade de direitos e oportunidades e não será discriminado por motivo de de^: I - etnia, reça, cor de pele, cultura, origem, idade e sexo; II- orientação sexual, idioma ou religião; III - opinião, deficiência e condição social e economica. Já o Artigo 18 é dedicado á ” Ação do poder publico”, na eletivação de direito á desigualdade, seus itens contemplam medidas relacionadas com:

 I) programas governamentais que garantam o direito fundamentais aos jovens de todas as raças e etnias.

II) capacitação dos professores do ensino médio e fundamenrtal para aplicação de diretrizes curriculares nacionais no que refere a todas as formas de discriminação.

III) inclusão  dos temas da diversidade na formação dos profissionais de educação, de saúde , de segurança pública e entre os operadores do direito;

IV) observância das diretrizes curriculares para educação indigenas;

V)inclusão nos conteúdos curriculares de informação sobre discriminação e direitos na sociedade  brasileira;

VI) inclusão nos conteúdos curriculares de temas relacionado a sexualidade, respeitando a diversidade de valores e crenças(...)

 

                                                        ATIVIDADE

 

O JOVEM TEM DIREITO Á DIVERSIDADE E Á DIVERSIDADE  DE DIREITOS E OPORTUNIDADES E NÃO SERÁ DISCRIMINADO POR MOTIVO DE :

I - ETNIA,RAÇA,COR DA PELE,CULTURA,ORIGEM,IDADE;

II- OPINIÃO,DEFICIÊNCIA E CONDIÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA.

 

ESCOLHA UM DOS TEMAS CITADOS ACIMA E FAÇA UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE O TEMA ESCOLHIDO.

 

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ENTREGA 02/11/2020

 

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

DAQUI PARA FRENTE O QUE EU QUERO PARA O MEU FUTURO?

 Desde criança, temos vários sonhos e planos para nosso futuro. Ter um objetivo na vida, saber onde queremos chegar,é o que nos motiva a lutar e a superar as dificuldades e desafios que surgirão em nosso caminho. Nossos objetivos e nossos sonhos serão alvos a serem atingidos por nós! Muitas vezes, também temos dúvidas e questionamentos que devem ser respondidos por nós:

- Qual a carreira que quero seguir?

 - O que eu quero ser?

 - Onde quero chegar?

 - Como irei concretizar meus sonhos?

 

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ENTREGA26/10

 


 ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADE REFERENTE AO CADERNO DO ALUNO 3 PÁGINA152 A´154

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – Conhecer para escolher! Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender, assertividade e determinação.

 A escolha profissional é pessoal, individual e intransferível. Ao escolher o que deseja estudar e qual carreira seguir, considere: • valores pessoais; • conhecimento sobre a profissão; • objetivos de carreira; • mercado de trabalho. Esses pontos devem estar alinhados entre si e fazer sentido para você, protagonista desta história! Então, quando estiver refletindo sobre sua vida, seus valores, desejos e necessidades, 49408012_EM_3a SERIE_3o BI_MIOLO.indb 152 18/05/2020 17:26:52 PROJETO DE VIDA 153 observe esse caldeirão de informações e veja se ele faz sentido para o que você projeta. Se não fizer, não há problema, você pode fazer outro desenho para o futuro. Se fizer, ótimo! Basta olhar para o que deu certo e o que deixou a desejar, traçar um plano e os próximos passos e, então, segui-los. Na escolha da profissão, da faculdade ou do curso que você deseja frequentar, algumas dicas podem auxiliá-lo. São Elas: I. “Conhecer a ti mesmo”: visto em atividades anteriores, é um conselho que deve estar sempre presente nas suas decisões profissionais e pessoais. Saiba quem você é – sua origem, suas crenças e sua família fazem parte do seu eu – e se respeite em todos os momentos de sua vida, principalmente na escolha da profissão. II. Rever o passado: este item vem sendo trabalhado desde o início das atividades, mas é importante que ele sempre se repita; afinal, olhar para a nossa história nos ajuda a pensar o que faremos no futuro. III. Analisar o desempenho escolar: considere como foi seu desempenho escolar até este momento. Qual disciplina lhe trazia maior dificuldade? E em qual você teve mais facilidade? Observar as tendências pode ajudar na escolha profissional. IV. Desenhar o futuro: qual é o seu Projeto de Vida? A escolha de sua profissão precisa estar alinhada ao que você pretende alcançar! Para isso, pense: • Como desejo estar em dois anos? E em cinco? • Com quem desejo conviver? • O que pretendo conquistar de bens materiais com a minha profissão? • Quais outras conquistas quero conseguir com meu trabalho? V. Descobrir quais são suas prioridades: depois de pensar em seu futuro, você precisa também refletir se os seus valores estão de acordo com o seu Projeto de Vida. A resposta para essas perguntas pode ajudá-lo(a) a pensar na profissão que deseja seguir. VI. Informar-se: você sabia que existe uma Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)? Pois bem, esse documento traz uma lista das profissões do mercado de trabalho brasileiro (são mais de 250 profissões listadas). VII. Assistir conteúdo na internet ou na TV e ler sobre a rotina de profissionais na área: hoje, o YouTube reúne muito conteúdo, acessível até mesmo pelo celular. Dessa forma, uma boa atividade para conhecer determinada profissão é assistir a vídeos de pessoas falando sobre suas rotinas de trabalho. VIII. Selecionar as diversas profissões com as quais você se identifica em um ranking (classificação): pode ser muito útil para analisar outras opções. 49408012_EM_3a SERIE_3o BI_MIOLO.indb 153 18/05/2020 17:26:52 154 CADERNO DO ALUNO Essas dicas podem ser amplamente trabalhadas no seu Projeto de Vida: primeiro, na contextualização e no resgate da história de vida (I, II e III), no desenho dos objetivos profissionais (IV e V) e nos passos a tomar para que a escolha seja assertiva (VI, VII e VIII). ATIVIDADE: A PROFISSÃO QUE EU GOSTO Você já pesquisou profissões ou se interessa por alguma área profissional? Se sim, qual?

 Quais motivos ficaram você escolher essa área?

  Defenda a profissão escolhida. Por que ela é tão bacana?

 Como já foi citado nas dicas anteriores, as tecnologias digitais de informação são ferramentas valiosas para conhecer melhor as profissões e pesquisar o mercado de trabalho. Através de uma pesquisa simples e rápida, é possível encontrar informações valiosas sobre diversas áreas e possibilidades de carreiras.

 Qual a principal profissão no seu ranking de possibilidades?

 Na sua opinião, quais os pontos positivos e negativos dessa profissão? Faça a pesquisa e colabore com a apresentação das profissões.

 Para refletir Use a lista a seguir para marcar aquilo que você é capaz de fazer após esta aula. • Estruturar e analisar as suas decisões no contexto do trabalho, identificando oportunidades de desenvolvimento.

 • Pesquisar o mercado de trabalho e diversas possibilidades profissionais.

 • Empregar decisões de acordo com seus valores e propósitos para o alcance de seus objetivos.

 

 

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ENTREGA 19/10

 

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

Objetivo: Pensar em como a cidadania se pauta na relação da vida cotidiana.

 

                                  TEXTO: Cidadania e Projetos de Vida

 

Questão 1) Analise o texto para responder às questões a seguir:

 




a) O que é Cidadania? 





b) O que é um cidadão?

 

 



 

 

c) O que é um cidadão consciente?

 

 

Questão 2) Ao fazer uma leitura do infográfico abaixo, pense e responda: Quantos e quais mandamentos você está conseguindo “obedecer”? Descreva. 




OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ENTREGA 05/10

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09



ATIVIDADE REFERENTE A AULA DO CENTRO DE MÍDIA 16/09

PARA QUEM NÃO ASSISTIU A AULA NO CMSP OU PARA QUEM QUER ASSISTIR NOVAMENTE SEGUE O LINK

 https://www.youtube.com/watch?v=NHtMmfrbP-4&t=224s

RESPONDA O QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO NO CMSP ATÉ O DIA 23/09/2020

 

OBJETIVO: ENSINAR  E ORIENTAR A CONHECER AS RUBRÍCAS NO SISTEMAS AUTOAVALIAÇÃO SOCIOEMOCIONAIS


















Adicionar legenda


                                                             AGORA É A SUA VEZ !

 ACESSE O SISTEMA DA FORMA APRESENTADA E PREENCHA SUA AUTOAVALIAÇÃO.

  ATENÇÃO!!

   AO PREENCHER, REGISTRE A COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL EM QUE FICOU NO MAIOR E NO MENOR DEGRAU.

O REGISTRO PODERÁ SER FEITO NO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS,UMA FOTO OU PRINTE DA TELA,

                               PRAZO PARA O PREENCHIMENTO DAS RUBRÍCAS

                  MUITO IMPORTANTE!

                O PREENCHIMENTO DA “AUTOAVALIAÇÃO SOCIEMOCIONAIS” DEVERÁ ACONTECER ENTRE 16 E 23 DE SETEMBRO.

 

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.

LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ENTREGA 28/09

 

 
























































































































































































































































































Situação de Aprendizagem 3 EMPATIA PÁGINA 150,151 E AULA DO CENTRO DE MÍDIA 09/09
 Competências socioemocionais em foco: Empatia e organização
Empatia pode ser traduzida como a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Muitas vezes, ao tentar compreender o outro, exploramos os nossos próprios sentimentos. Nesta atividade,  vamos criar um mapa de empatia e refletir sobre estratégias que podem ser aplicadas para ajudar uma personagem na escolha profissional.

ATIVIDADE: MAPA DA EMPATIA - CRIANDO UMA PERSONA  defina uma persona que esteja finalizando o Ensino Médio e tenha dúvidas sobre a escolha profissional. É como criar uma personagem: vocês irão definir nome, idade e em qual contexto ela se encontra. Nome: Idade: Contexto:

ATIVIDADE: MAPA DA EMPATIA Com a persona definida, é hora de criar um mapa da empatia. Vocês irão se colocar no lugar dessa persona e refletir sobre algumas perguntas. As reflexões devem ser registradas no mapa a seguir.
 1. O que vê? Como essa personagem vê o mundo? O que está presente no seu cotidiano?
 2. O que ouve? Quais são as palavras mais presentes no seu dia a dia: de motivação, cobrança ou apoio? Quais são as frases mais ouvidas? Com quais músicas se identifica?
 3. O que pensa e sente? Como se sente nesta etapa de decisões? Quais os sentimentos mais presentes nesta fase da vida?
4. O que fala e faz? O que fala e faz para conquistar os seus sonhos? O que fala e faz estão relacionados? Ela põe em prática seus discursos?
5. Quais são suas fraquezas? Descreva as suas dificuldades de desenvolvimento seus maiores desafios, o que a desmotiva e/ou impede de progredir.
 6. Quais seus ganhos? Descreva as oportunidades, principais alegrias e o que a impulsiona a progredir e buscar os seus sonhos.
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
ENTREGA 21/09



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
                               ATIVIDADE REFERENTE A APOSTILA DO ALUNO 3ºBIMESTRE  PÁGINA 148 e AULA DO CENTRO DE MÍDIA 02/09
                                        QUAL A SUA HISTÓRIA?
A definição inicial de qual carreira escolher, precisa estar alinhada aos valores do indivíduo e mapeados na contextualização do Projeto de Vida. Essa contextualização partirá da sua história de vida , que poderá ser realizada utilizando técnicas de contação de histórias .A história, desenvolvida na atividade proposta,  é o storytelling. Storytelling – o termo em inglês é formado por “story” – história – e “telling” – contar, essa técnica é muito utilizada no ambiente do trabalho, seja para criar apresentações, vender alguma ideia ou produto, ou mesmo para contar a sua história de vida em um processo seletivo.
                Proposta de atividade individual - storytelling. O ALUNO CRIARA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA, quando criarem suas histórias, fazem uso de diferentes linguagens: corporal, visual, sonora e digital para se expressarem e partilharem informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos.
ATIVIDADE: VALORES EM CONTEXTO - CRIE SUA HISTÓRIA!
, os estudantes, nesta atividade, irão: A. construir  uma história, seguindo as seguintes instruções: Crie sua história com uma narrativa breve de sua história, na qual vocês serão os protagonistas , devendo relatar os pontos principais da sua trajetória de vida. Então, a história deverá ter: - Personagem principal (o protagonista - ele). - Personagens secundários. - Ambiente: onde a sua história acontece. - Trama: os acontecimentos mais importantes na sua vida pessoal e profissional.
atividade esta na apostila do aluno página 148.

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
ENTREGA 14/09

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

LEIA O TRECHO ABAIXO E REFLITA:
Você já parou para pensar o que um simples canudo plástico pode gerar para a vida marinha de
nosso planeta? Será que nós, damos a devida importância à vida de outras espécies? Pois é, são
questionamentos profundos, afinal não há como entender a importância da temática sem uma
boa reflexão.
Outro ponto de destaque é sobre a água. Você já pensou na quantidade de água que gastamos
diariamente e até quando o planeta terá água potável para suprir toda essa demanda? Controlar
o consumo de água é uma medida sustentável, além de proporcionar uma economia no
orçamento da sua família.
Atividade 1.
Sabendo da importância de ter um mundo mais sustentável, quais ações você pode adotar para
contribuir? Quais hábitos podem ser mudados para termos um planeta sustentável?
Pensem em pelo menos 3 ações que poderiam ser implementadas desde já na escola e na sua
casa.
Seja protagonista da sua história, pequenas atitudes mudam o mundo!
As questões que seguem abaixo, é para que possam investigar melhor a temática e responder .
a) O que você entende por consumo consciente?
___________________________________________________________________________
b) Como o consumo consciente pode mudar a vida das pessoas e sua relação com o
mundo?
____________________________________________________________________________
c) Você conhece algum projeto social que trabalhe com a temática de sustentabilidade ou
consumo consciente? Quais ações são desenvolvidas? Elas são sustentáveis e Caso não
conheça, faça uma pesquisa na internet e descubra pelo menos uma!


OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

Faça uma dissertação sobre seu Projeto de Vida, no seu diário de prática e vivência constando o que pretende fazer ao terminar o ensino médio, qual faculdade pretende fazer ou curso técnico, ou se vai trabalhar e em qual área deseja trabalhar. Pode constar também a profissão que deseja seguir; Esta dissertação tem que possuir no mínimo 8 linhasOBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM, WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
DATA DA ENTREGA 22/08/2020




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
texto: Cidadania
A “cidadania” designa,de modo geral tudo aquilo que tange de direitos e deveres de um povo num território.
A cidadania é a expressão máxima do direito, pois este existe para os cidadãos. Este atributos, de toda forma, são direitos cívis,direitos públicos e direitos sociais.
Contudo,cidadania também significa obedecer as leis e as normas nas quais se baseiam os direitos dos cidadãos.
Etimologicamente ,a palavra “cidadania” vem do latim”civitas”, que significa cidade. Portanto, os cidadãos ou civis, possuem os direitos civis ,politicos e sociais emanam da nação.
É importante notar que a cidadania é um processo contínuo e em constante transformação(quase sempre comultativas).
Fica claro o fato de a nacionalidade ser um pressuposto da cidadania. Atualmente, esta também identificar se com a maioria, pois esta fundamentada no processo educativo que forma cidadão, tornando-o apto a cidadania.
Desse modo, aqueles que muito jovens e, mutas vezes os estrangeiros, não estão preparado para o exercício da cidadania num determinado território ou cultura.
Por estar intrensicantemente ligada a noção de direitos, a cidadania pressupõe, em contrapartida, deveres, ou seja, para que tenhamos o direito á saude, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer , temos o direito de cumprir as leis, eleger o governante e pagar impostos.
Podemos ainda classificar os direitos do cidadão(tT.H.Marsall,1950) como sendo de natureza civil, ou seja, aqueles inerentes a liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; o direito á propriedade e a justiça.
Existe aqueles de natureza política, com o direito de participação do exercício do poder político elegendo e sendo eleito. Por fim, os direitos de caráter social, com o bem -estar econõmico e social..
De modo ideal, a cidadania seria o exercício pleno dos direitos políticos,civis e sociais  numa completa liberdade participativa, posto que a cidadania não acorde com individualismo ou a passividade.
RESPONDA:
1 DE ACORDO COM O TEXTO, QUAIS SÃO AS REGRAS BÁSICAS PARA A CIDADANIA?

2 QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA CIDADANIA? CITE EXEMPLO DE CIDADANIA E COMENTE COMO DEVEMOS EXERCÊ-LA?

3 DE ACORDO COM O TEXTO, QUAIS SÃO AS VANTAGENS PARA QUEM SEMPRE DIZ A VERDADE?
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
NESSA ATIVIDADE SERÁ TRABALHADO  AS 8  COMPETÊNCIAS SOCIEMOCIONAIS:SÃO ELAS:
CURIOSIDADE DE APRENDER, DETERMINAÇÃO, FOCO, IMAGINAÇÃO CRIATIVA,
INICIATIVA SOCIAL, ORGANIZAÇÃO, PERSISTÊNCIA E RESPONSABILIDADE,
ESSAS COMPETÊNCIAS NOS AJUDAM A APRENDER A SUPERAR OBSTÁCULOS NO DIA A DIA E A NÃO DESISTIR DIANTE DO PRIMEIRO PROBLEMA. OBSERVE AS POSTAGEM A SEGUIR  E REFLITA SOBRE AS FIGURAS E RESPONDE O QUESTIONARIO A SEGUIR.










AGORA QUE VOCÊ JA SABE O QUE É COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E QUAIS SÃO ELAS, RESPONDA AS QUESTÕES.
1 - DIANTE DESSA PANDEMIA QUE MUDOU A VIDA DE TODO MUNDO, QUAL FOI O MAIOE DESAFIO QUE VOCÊ ENFRENTOU NOS ÚLTIMOS MESES?
2 - PENSE E ANOTE UMA OU DUAS COMPETÊNCIS SOCIOEMOCIONAIS, QUE AJUDOU VOCÊ A SUPERAR ESSE GRANDE DESAFIO OU PELO MENOS A LIDAR MELHOR COM ELE.
3 - REGISTRE COM ESSA COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL FOI ACIONADA  E  DÊ
EXEMPLO DAS AÇÕES EM QUE PELO MENOS A LIDAR MELHOR COM ELE.
O REGISTRO PODERÁ SE FEITO EM TEXTO , ÁUDIO,VÍDEO,DESENHO, FOTO, DIÁRIO DE PRÁTICA E VIVÊNCIAS
OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
OLÁ, PESSOAL !!! COMO VOCÊS ESTÃO? ESPERO QUE ESTEJAM TODOS BEM!
ESTOU ENVIANDO ESSA SEMANA ATIVIDADE DE ESTUDOS INTENSIVOS. É NECESSÁRIO ESFORÇO E DEDICAÇÃO. LEMBRE-SE QUE ATRAVÉS DESSAS ATIVIDADES VOCÊS RECEBERÃOFREQUÊNCIA E NOTAS. ALGUNS ALUNOS NÃO ESTÃO ME ENTREGANDO AS ATIVIDADES E ESTÃO FICANDO SEM NOTAS E PRESENÇA.  OS ALUNOS  QUE NÃO ME ENTREGARAM AS ATIVIDADES E FALTAM ENTREGAR ALGUMAS  ATIVIDADES , SEGUEM AS SEMANAS DAS ATIVIDADES. COLOQUEM EM DIA, ENVIAR ATÉ QUARTA FEIRA PARA FECHAMENTO DE BIMESTRE E OS ALUNOS QUE DESENVOLVERAM AS ATIVIDADES QUE FOI SOLICITADAS, EU PROPONHO, QUE OS MESMOS, POSSAM REFAZER / REVALIAR, AS ATIVIDADES QUE AINDA HAJA DÚVIDAS.

08/06 á 12/06: valores pessoais 15/06 á 19/06 componentes curriculares  22/06 á 26/06 apostila do aluno 2 página146 29/06 á 03/07 apostila do aluno 2 páginas 146 á 149 06/07 á 10/07 planejamento 13/07 á 17/07 apostila do aluno 2 páginas 158-159 20/07 á 24/07 apostila do aluno 2 página 160
                                                                                                                                                           
OBS: ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE AS ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.
                                                                         

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
TRABALHO

ATIVIDADE REFERENTE AO CADERNO DO ALUNO 2 PAGINA 160
AO TERMINAR DE PONTUAR A RODA DA VIDA NO CADERNO  DO ALUNO 2 RESPONDA A REFLEXÃO NO  DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS OU NO CADERNO DE CLASSE. LEIA COM ATENÇÃO A PÁGINA 160.
·             Nesta aula, vamos trabalhar o autodesenvolvimento no que diz respeito a habilidades e competências, por meio de ferramenta colaborativa para estabelecimento de boas relações de eficiência pessoais e crescimento profissional. 

É importante um equilíbrio entre as diferentes áreas da vida, como a qualidade de vida, a vida profissional, a vida pessoal e os relacionamentos. Quando uma dessas áreas se sobrepõe às demais, precisamos refletir sobre o que podemofazepara retomar esse equilíbrio.

 Por exemplo, se os relacionamentos tomam a maior parte do meu tempo livre, seja na companhia dos amigos ou do namorado(a), como  eu consigo arrumar tempo para a família e para os meus projetos pessoais? Escolher quando e como priorizar determinadas áreas em cada momento faz parte da construção de um Projeto de Vida.

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOM WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07

ATIVIDADE REFERENTE A AULA DO CENTRO DE MÍDIA 08/07 E APOSTILA DO ALUNO 2 PÁGINA 158-159
1 FAÇA UMA MATRIZ DE FOFA, OU SEJA, IDENTIFIQUE SUAS FORÇAS(QUALIDADES), OPORTUNIDADES,FRAQUEZAS(FRAGILIDADES) E AMEAÇAS.
2 RESPONDA:
a) QUAIS PONTOS PESSOAIS FORTES PODEM SER USADOS PARA POTENCIALIZAR AS OPOTUNIDADES IDENTIFICADAS?
b) QUAIS PONTOS PESSOAIS FORTE PODEM AJUDAR A COMBATER O IMPACTO DAS AMEAÇAS?
c) QUE AÇÕES VOCÊ PODE REALIZAR PARA MINIMIZAR AS FRAQUEZAS POR MEIO DAS OPORTUNIDADES LEVANTADASW
d) QUE AÇÕES VOCÊ PODE REALIZAR PARA DIMINUIR OU ELIMINAR AS FRAQUEZAS E MINIMIZAR O EFEITO DAS AMEAÇAS?

OPORTUNIDADES E AMEAÇAS refere-se ao que esta no ambiente externo, do lado de fora
AS FORÇAS E FRAQUEZAS referem-se ao que esta em nosso ambiente interno(pessoal de cada um)

OBS ENTREGA VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU VIA CLASSROOMWHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE                                  

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

                                                        ATIVIDADE

RESPONDA AS QUESTÕES
1- COMO TRAÇAR UM PLANEJAMENTO DIÁRIO DE ATIVIDADES APROVEITANDO O TEMPO ?  
2- QUAL A IMPORTÃNCIA DO PLANEJAMENTO  DO DIA DE TRABALHO?
3- O QUE É PLANO DE AÇÃO?

OBS: ENVIAR VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com  OU CLASSROOM.
WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
ATIVIDADE REFERENTE A AULA DO CENTRO DE MÍDIAS 24/06 E APOSTILA PAGINA 146  Á 149 RESPONDA AS QUESTÕES:

1 QUAL FOI O SEU OBJETIVO EM RELAÇÃO AO PROJETO QUE VOCÊ DESENVOLVEU?
2 ELABORE  UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS QUE CONTEMPLARÁ TODO O CONTEÚDO NECESSARIO QUE VOCÊ PRECISARÁ PARA O EXAME DO ENEM.X

 OBS ENVIAR ATIVIDADE VIA EMAIL caetano.neusa@hotmail.com OU CLASSROOM
WHATSAPP 997310480 SOMENTE PARA TIRAR DÚVIDAS REFERENTE A ATIVIDADES.
LEMBRE SE ENTREGA DE ATIVIDADE COM NOME SERIE E DATA DA ATIVIDADE.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

REFERENTE A AULA DO CENTRO DE MIDIA DO DIA 17/06 E APOSTILA DO ALUNO SE
SEGUNDO BIMESTRE PAGINA 146
ELABORE UM PROJETO (ALGO QUE VOCÊ DESEJA MUITO REALIZAR)
DEFINA O PROJETO, OU SEJA UMA META/ OBJETIVO,
,POR EXEMPLO LER DOIS LIVRO NO MÊS , APRIMORAR SEU CONHECIMENTO EM TRIGONOMETRIA, PASSAR NA FACULDADE, CONSEGUIR UM EMPREGO ETC.
DEFINA UM PRAZO PARA ALCANÇAR ESSE PROJETO / OBJETIVO ,/ META.
ELABOE SEU PLANO ,/PLANEJAMENTO,

RESPONDER O LINK ABAIXO


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06


ATIVIDADES

1 FAÇA UMA LISTA COM OS COMPONENTES CURRICULARES QUE VOCÊ  TEM MENOS FACILIDADES.

   2  COLOQUE AO LADO DESTA LISTA O QUE VOCÊ NÃO CONSEGUIU APRENDER EM CADA COMPONENTE.
     
     3  COLOQUE COMO VOCÊ PODE RECUPERAR ESTE APRENDIZADO E QUEM PODE TE AUXILIAR NESTE PROCESSO.

·         Lembrando que esta aula é do centro de midia 10/06, faça e me envie via email caetano,neusa@hotmail.com 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


ATIVIDADES
ASSISTA O VIDEO A SEGUIR E RESPONDA:


Quais são os seus valores pessoais?

O que são valores pessoais?

Quais são os valores mais importantes para você?

Qual a importância de conhecer os nossos valores

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05
ATIVIDADES
TERMINAR AS ATIVIDADES DAS SEMANAS 23/03 á 30/03 , 27/04 á 01/05 , 4/05 á 08/05 ,11/05 á   15/05 ,  18/05 á 22/05 para os alunos que nao me entregaram . por favor entregar até 27/04 para fechamento de bimestre, enviar via email c  caetano.neusa@hotmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

ATIVIDADES

RESPONDA:

QUAL A ARÉA DA MINHA VIDAPERCEBO QUE ESTA EM EQUILIBRIO?
QUAL A ARÉA DA MINHA VIDA MEREÇO ATENÇÃO?
QUE ATITUDE POSSO TER PARA MELHORAR A ARÉA QUE ESCOLHI COMO PONTO DE ATENÇÃO.

OBS ENVIAR PARA E MAIL caetano.neusa@hotmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05
ATIVIDADES
1 IMAGINE QUE PARA CONSEGUIR UM TRABALHO VOCÊ PRECISE DESCREVER TRÊS CARACTERISTICAS, COMO VOCÊ FARIA ESSE TEXTO?
2 VOCÊ JA OUVIU FALAR EM POTENCIALIDADE? ESCREVA EM  UMA FRASE QUE EXPLICA ESSE CONCEITO
3 QUAIS SÃO OS SEUS OBJETIVOS? ESCREVA EM UMA FRASE.

OBS TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL caetano.neusa@hotmail.com


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


SITUAÇÃO APRENDIZAGEM : HISTÓRIAS DE VIDA : COMO VER O MUNDO COM OUTROS OLHOS?

APOSTILA DO ALUNO PÁGINA 137 E CONTINUAÇÃO  PÁGINA 138 CONTAR NOVAS HISTÓRIAS. E PESQUISE SOBRE A JOVEM MALALA YOUSAFZAI.

OBS : A ENTREGA DEVE SER ENVIADA VIA E-MAIL caetaano.neusa@hotmail.com
tTIRE FOTO E MANDE


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

ASSISTIR O VIDEO; PROFETA GENTILEZA - DOCUMENTÁRIO, FAZER CRÍTICA E ANALISE NO MINIMO 10 LINHAS

POR FAVOR MANDAR NO E-MAI CAETANO.NEUSA@HOTMAIL.COM



Término do DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.(imaginação e criatividade)

Buscar e realizar leituras ou assistir filmes que possam conhecer outros projetos de vidas.
Descreva sobre seu ambiente familiar e quais as principais mudanças que ocorreram na sua vida durante essas duas semanas.
Desenhar uma linha do tempo, dividindo em três etapas: quando eram bebês, a idade atual e quando estiverem idosos, para refletirem sobre o que gostariam de ir encontrando pelo caminho e escreverem o que acreditam que precisam mudar na sua vida ou começar a fazer para realizarem o seu sonho.
Pesquisar sobre o projeto de vida: O que é, Importância e como elaborar.
O que é projeto de vida?
Qual a importância de se ter um projeto de vida?
Qual a hora certa de estabelecer um projeto de vida?
Quais os aspectos da  vida devemos englobar no projeto?

Elaborar um plano de vida para o  seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário